SIEX - Sistema de Informações de Extensão

INFORMAÇÕES GERAIS

AÇÃO
Código PROEC: 22558
Ano Base: 2022
Título da ação: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO EXÍLIO E AS POLÍTICAS DIFERENCIAIS EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO DE REFUGIADOS EM TRÊS PAÍSES SUL AMERICANOS:Um olhar desde a discursividade filosófica, sociológica e psicanalítica
Tipo de ação: EVENTO
PERFIL
Linha programática ou de extensão: Educação Continuada
Área tematica: SAÚDE
Caracterização: WEBNÁRIO
Modalidade: A distância
Grande área de conhecimento (CNPq): MULTIDISCIPLINAR
Área de conhecimento (CNPq): INTERDISCIPLINAR
Coordenador (Responsável Técnico Científico): CAMILO DE LELLIS SANTOS
Resumo: O objetivo da palestra consiste em socializar os resultados do trabalho de pesquisa realizada, a qual esteve orientada identificar os padrões dominantes na construção social do fenômeno de exílio em dois momentos da história dos séculos XX e XXI através de diversas representações e sua correspondência na política de saúde mental em três países Sud americanos. O percurso teórico compreende: Argentina, Brasil e Colômbia e tem como ponto de início a aproximação ao contexto histórico em cada período estudado nos países que fazem parte da amostra, o perfil de acolhida de cada um tendo em conta sua legislação em matéria de refúgio, as políticas públicas em educação, trabalho, políticas antidiscriminação e ainda de maior relevância, a existência de políticas, planos e programas de saúde mental na atenção de população refugiada. Estes elementos analisados permitirão identificar a discursividade formal e instrumentalizada em cada país com relação ao refúgio. Desde outra perspectiva muito mais subjetiva e nuclear da investigação, as análises dos constructos dominantes sobre o Refúgio e os refugiados, desde a olhar da mídia, a literatura filosófica, sociológica e psicanalítica, os estudos de opinião, assim como a própria visão dos refugiados materializada em discursos, entrevistas e manifestações artísticas, a partir da proposta metodológica da análise crítica do discurso. Como meta finalidade, o espaço pretende sensibilizar à sociedade em geral respeito à necessidade de que as políticas públicas de acolhida apostem por novas dinâmicas onde o valor da vida desses novos cidadãos no sentido ampliado, cobre relevância. Desde o olhar da Psiquiatria, considera-se um pequeno aporte motivacional à consolidação da Psiquiatria Transcultural ou Etnopsiquiatria nas políticas de saúde mental de acolhida a refugiados.
Observações aos interessados: Link de acesso: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/webinar-unifesp Não é necessário fazer login. Acessar com o nome completo.
EVENTO
Número de vagas: 200
Período de inscrição: 30/08/2022 a 20/09/2022
Inscrição: Catálogo Unifesp Online
Período de realização: 20/09/2022 a 20/09/2022
Calendário de realização:

Para se inscrever em atividades da programação com inscrição avulsa, é necessário estar inscrito na ação principal, acessar dentro do prazo estipulado a ficha de inscrição na área do participante e selecionar a atividade desejada.

Período Caracterização Título Inscrições avulsas

20/09/2022 - 00:00 a 02:00

PALESTRA

CONSTRUÇÃO SOCIAL DO EXÍLIO E POLÍTICAS DIFERENCIAIS EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO DE REFUGIADOS EM 3 PAÍSES SUL AMERICANOS

Não há

Local de realização: Não informado
Pré requisito: Não informado
Carga horária: Total: 2 h ( Prática: 0 h - Teórica: 2 h )
Taxas: Inscrição
Gratuita
Processo seletivo: Não há
Parceria/Convênio: Não
Mais informações: Não há
Site de divulgação: Não informado
Programa preliminar: Visualizar
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Nome do contato: Sarah Kommers
Telefones: (11) 3385-4111 - Ramal/VOIP: N/A
Email: sarah.kommers@unifesp.br

Inscrições encerradas em 20/09/2022