SIEX - Sistema de Informações de Extensão

INFORMAÇÕES GERAIS

AÇÃO
Código PROEC: 25094
Ano Base: 2024
Título da ação: CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE PARA TRIAGEM DO USO DE ÁLCOOL OU OUTRAS DROGAS, INTERVENÇÃO E ENCAMINHAMENTO COM APOIO DO APLICATIVO TRIE-AD
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
PERFIL
Linha programática ou de extensão: Educação Continuada
Área tematica: SAÚDE
Caracterização: TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Modalidade: A distância
Grande área de conhecimento (CNPq): CIÊNCIAS DA SAÚDE
Área de conhecimento (CNPq): SAÚDE PÚBLICA
Coordenador (Responsável Técnico Científico): DENISE DE MICHELI AVALLONE
Resumo: O uso de substâncias psicoativas por adolescentes e jovens é uma preocupação de saúde pública a nível mundial. A adolescência é uma fase particularmente vulnerável ao uso de drogas, durante a qual diversos comportamentos de risco podem se apresentar, aumentando as probabilidades de evolução para um padrão de dependência de substâncias. Em vista disso, é necessário desenvolver estratégias para identificação e intervenção precoces, baseadas em evidências científicas, personalizadas para essa população. Com essa finalidade, recomenda-se o uso de instrumentos de triagem adaptados e validados seguidos por intervenções breves, de baixo custo, acessíveis e aplicáveis em ambientes de serviços de saúde. Para facilitar a aplicação destas técnicas podem ser utilizados aplicativos móveis ou programas hospedados em sites. Visando aumentar a efetividade destas aplicações torna-se necessária a capacitação teórica e prática de profissionais de saúde para adequada utilização destes recursos e inserção em suas rotinas de trabalho.Metodologia: O curso terá 06 aulas online via Google Meet, com duração de 2h cada. Além das 12 horas de aulas teóricas, serão desenvolvidas atividades práticas (total de 8 horas), no ambiente de trabalho dos participantes, para o cumprimento da carga horária total de 20 horas. As aulas serão ministradas duas vezes por semana (online via Google Meet), às 2af e 4af das 10h às 12hs. A carga horária teórica total será de 12 horas, com mais 8 horas de atividades práticas em que os participantes deverão realizar a triagem do uso de substâncias seguida por uma intervenção breve, utilizando o aplicativo TrIE-Ad. Cada participante deverá realizar a triagem através do aplicativo a 6 a 8 adolescentes e /ou jovens adultos (13 a 25 anos). Para participação da capacitação o participante deve ter celular ou tablet com sistema ANDROIDE para utilização do aplicativo TrIE-AD.
Observações aos interessados: Capacitação para profissionais da rede pública de saude. É obrigatório enviar até dia 24/04 uma carta de interesse, constando nome, local de trabalho, anuência da chefia para fazer a capacitação. Ler a programação completa do curso. Ter sistema ANDROIDE para utilização do aplicativo TrIED-AD. Enviar a carta de interesse para o email reichert@unifesp.br até 24/04 impreterivelmente.
CURSO
Número de vagas: 120
Período de inscrição: 10/04/2024 a 24/04/2024
Inscrição: Catálogo Unifesp Online
Período de realização: 06/05/2024 a 05/06/2024
Calendário de realização: Não informado
Local de realização: Não informado
Pré requisito: ser profissional da rede pública de saúde e enviar a carta de interesse contendo local de trabalho
Carga horária: Total: 20 h ( Prática: 8 h - Teórica: 12 h )
Taxas: Inscrição
Gratuita
Processo seletivo: Não informado
Parceria/Convênio: Não
Mais informações: Não há
Site de divulgação: Não informado
Plano de ensino: Visualizar
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Nome do contato: Clelma Jacinto Bittar
Telefones: (11) 5549-2500 - Ramal/VOIP: N/A
Email: denise.micheli@unifesp.br

Inscrições encerradas em 24/04/2024