25228 - Introdução à Química: explorando as dificuldades do aprendizado
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Este curso apresenta os conteúdos principais de aprendizado de química geral do ensino médio, e se apresenta com o objetivo de ensinar o aluno a pensar e aprender a estudar para resolver exercícios básicos de química. ,
Objetivos e Resultados Esperados: Objetivos geral: este curso apresenta de uma forma leve e clara os conteúdos principais de química geral que deveriam ser oferecidos no ensino médio e nos últimos 20 anos estão cada vez mais resumidos, dificultando o aprendizado dos alunos. Objetivo específico: apresentar de uma maneira mais simples, mas clara e eficiente, os conteúdos de química geral que mais os alunos têm dificuldade quando chegam ao ensino superior. Resultados esperados: espera-se que o curso de formação básica reforce conceitos de química geral necessários para melhor compreensão conceitual do curso de Química. Público-alvo: alunos de 3° do ensino médio e do 1º ano universitário que tenham interesse por química. (Cursos: química, engenharia, farmácia, biólogos e licenciaturas para ciências)
Justificativas: Justificativa: Este curso é necessário para implementar conceitos química geral já vistos ou não, mas que precisam ser reforçados para que as disciplinas de Estrutura da Matéria, e as demais do currículo de Bacharel em Química sejam compreendidas na sua totalidade. Este curso é destinado aos alunos de ensino médio que pretendem cursar o Bacharelado em Química e aos de química do 1° ano universitário.
Metodologias: Aulas teóricas expositivas online, estudos orientados e exercícios, discussão em grupos, Aulas teóricas online, uso da plataforma Google ¿ classroom (link fornecido pela coordenadora do curso (Profa. Izilda A. Bagatin)
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Conteúdo programático: 1. Conceitos básicos: Átomos, moléculas, energia 2. Unidades de concentração, energia (análise dimensional) 3. Misturas homogêneas e heterogênea, alotropia e isótopos 4. Constituição da matéria (elementos, símbolos, massa atômica, número atômico). 5. Evolução dos Modelos Atômicos. 6. Ligações químicas. 7. Correlações entre os modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) e as propriedades das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade, condutibilidade e estado físico à temperatura e pressão ambientes). 8. Estados físicos da matéria (nos estados sólido, líquido e gasosos) 9. As forças de interação intermoleculares (forças de London e ligações de hidrogênio. 10. Símbolos dos elementos e equações químicas. 11. Arranjos atômicos e moleculares para explicar a formação de cadeias, ligações. 12. Geometria molecular 13. Orbitais atômicos 14. Números quânticos 15. Configuração eletrônica e tabela periódica. 16. Periodicidade: raio, afinidade eletrônica, energia de ionização, eletronegatividade e polarizabilidade. 17. Ácido e bases: Arrhenius, Brönsted e Lewis 18. Cálculo estequiométrico e balanceamento de equações.
Referências (bibliográficas e outras): Bibliografia: Básica: 1) John C. Kotz e Paul M. Treichel Jr., Química geral e reações químicas (tradução técnica da 5ª. ed. Norte-americana por Flávio Maron Vichi). São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. 2) John B. Russell, Química geral (coordenação Maria Elizabeth Brotto; tradução e revisão Márcia Guekezian et al.), 2ª. ed. São Paulo: Makron Books, 2004. 3) P. Atkins e L. Jones, Chemistry, Molecules, Matter, and Change, 3ª ed. New York: W.H. Freeman adn Co, 1997. 4) Ricardo Feltre, Química geral, vol 1, Ed. Moderna, 6ª ed. São Paulo, 2004. Complementar: 1. T. L. Brown, H. E. LeMay, Jr; B. E. Bursten, J. R. Burdge, Química A Ciência Central. (tradução da 9a ed por Robson Mendes Matos). São Paulo: Pearson, 2005. ISBN: 8587918427. 2. Bruce M. Mahan e Rollie J. Myers, Química:um curso universitário (tradução da 4. ed. americana, coordenador Henrique Eisi Toma; tradutores Koiti Araki, Denise de 55 Oliveira Silva, Flávio Massao Matsumoto). São Paulo: Edgard Blücher, 2003. ISBN13: 9788521200369. 3. Chang, Raymond ¿ Goldsby, K. Química, grupo A, 2013 (minha biblioteca) 4. - Keeler e Wothers, Chemical Structure and Reactivity, 1ª Edição, 2008, Oxford, ISBN 978-0-19-928930-1.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Participação nas aulas- online, resolução de exercícios, resolução da avaliação final .
Estratégias de Divulgação: Estratégias de divulgação; via secretaria de graduação; via Facebook , centro acadêmica de química e e-mail.
Recursos didáticos: Aulas teóricas: lousa digital e Power Point
Ementa: Ementa: este curso apresenta os conteúdos principais de aprendizado de química geral do ensino médio, a saber: modelos atômicos e sua evolução, ligações químicas, correlações entre os modelos de ligações, configuração eletrônica e tabela periódica, símbolos químicos, geométrica molecular, orbitais atômicos e cálculo estequiométrico