25229 - Leitura e Produção de Textos
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Curso básico de Leitura e Produção de Textos
Objetivos e Resultados Esperados: Aprender a língua portuguesa é um dos primeiros desafios enfrentados por imigrantes oriundos de diferentes países e nacionalidades, especialmente por pessoas em situação de refúgio, pois o conhecimento linguístico é imprescindível para a convivência e adequada integração social. Além disso, por meio da língua o/a imigrante pode ter acesso e conhecimento pleno de seus direitos, contribuindo para o efetivo exercício da cidadania (cf. MEMOREF, 2015). Apesar da criação de diversos cursos de língua para refugiados, apátridas e portadores de vistos humanitários, entre 2015 e 2023, e dos avanços promovidos pelas pesquisas acadêmicas, ainda há uma lacuna no tocante ao ensino de língua portuguesa para esses grupos específicos que, de modo geral, chegam ao Brasil em situação de vulnerabilidade.
Justificativas: Aprender a língua portuguesa é um dos primeiros desafios para pessoas em situação de refúgio oriundas de diferentes países e nacionalidades, pois o conhecimento linguístico é imprescindível para a convivência e adequada integração desses sujeitos na sociedade brasileira. Além disso, por meio da língua o refugiado pode ter acesso e conhecimento pleno de seus direitos, contribuindo para o exercício pleno da cidadania (MEMOREF, 2015). Apesar da criação da implantação de diversos cursos de língua para refugiados, entre 2015 e 2023, e dos avanços promovidos pelas pesquisas acadêmicas, ainda há uma lacuna no tocante ao ensino de língua portuguesa para esses grupos específicos que, de modo geral, chegam ao Brasil em situação de miséria e extrema vulnerabilidade.
Metodologias: a) Aulas (online, ao vivo) com 1h30 de duração. b) Leitura e interpretação de excertos de textos teóricos a que a/o estudante está exposto em sua rotina profissional e acadêmica. c) Interpretação e análise de textos teóricos e literários, com o auxílio das monitoras e dos monitores. d) Planejamento e produção de textos acadêmicos.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: AULA 1 (08/05/2024): Apresentação da língua brasileira - fonemas e articulações. AULA 2 (15/05/2024): a) Interações cotidianas (e-mail; mensagens curtas); b) Leitura de textos teóricos. AULA 3 (22/05/2024): a) Interações cotidianas (formulário; requerimento); b) Leitura de textos teóricos e literários. AULA 4 (29/05/2024): a) Interações cotidianas (cartazes, textos informativos); b) Leitura de textos teóricos e literários. AULA 5 (05/06/2024): a) Considerações sobre a norma abnt; b) Discussões sobre o plágio; Leitura de textos teóricos e literários AULA 6 (12/06/2024): a) Elaboração de fichamento; b) Leitura de textos teóricos e literários. AULA 7 (19/06/2024): a) Elaboração de resumo; b) Leitura de textos teóricos e literários. AULA 8 (26/06/2024): a) Elaboração de resenha; b) Leitura de textos teóricos e literários. AULA 9 (03/07/2024): Pressupostos para elaboração do poster acadêmico.
Referências (bibliográficas e outras): BIBLIOGRAFIA BA¿SICA: ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. SABINO, F. Et alli. (ed.) PAIXÃO, F.Para gostar de ler. Crônicas. São Paulo: Editora Ática, 2000. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009. TELLES, L. F. Antes do baile verde.Contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Para avaliação formativa serão consideradas as seguintes atividades desenvolvidas pelo(a) aluno(a): participação nas aulas; desenvolvimento dos exercícios; avaliação final. Para aprovação, o(a) estudante deve participar de 75% das atividades do curso.
Estratégias de Divulgação: REDES SOCIAIS; SITE DA UNIFESP/PROEC; COMISSÃO DE APOIO AO ESTUDANTE INTERNACIONAL
Recursos didáticos: Computador ou celular, acesso à internet e à software aplicativo Google Meet; e-mail. Ambiente Virtual de Aprendizagem: Classroom
Ementa: Ensino de língua portuguesa e cultura brasileira. Iniciação teórico-prática aos processos de leitura e de escrita em diferentes campos discursivos. Gêneros textuais acadêmicos. Coesão e coerência. Paráfrase, paralelismo e repetição. Recursos de substituição.