25232 - 4º Curso de Fundamentos de Matemática Elementar e Aplicações
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: O objetivo do curso é auxiliar estudantes do ensino médio e estudantes de graduação do curso de Ciências-Licenciatura da Unifesp-Campus Diadema que possuem dificuldades em conteúdos de fundamentos de matemática elementar. Espera-se fornecer subsídios para a aprendizagem de matemática e suas aplicações, e oportunizar ao(à) estudante uma retomada dos principais temas matemáticos que são base da construção do conhecimento científico e matemático visando o desenvolvimento de um pensar matemático. Para tanto, serão abordados os seguintes temas: Frações e números decimais; Resolução de equações do 1º grau; Função afim; Resolução de equações do 2º grau; Função quadrática; Potenciação e radiciação; Função exponencial; Logaritmo; Função logarítmica; Aplicações.
Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo do curso é auxiliar estudantes do ensino médio e estudantes de graduação do curso de Ciências-Licenciatura da UNIFESP-Campus Diadema que possuem dificuldades em conteúdos de fundamentos de matemática elementar. Espera-se fornecer subsídios para a aprendizagem de matemática e suas aplicações, e oportunizar ao(à) estudante uma retomada dos principais temas matemáticos que são base da construção do conhecimento científico e matemático visando o desenvolvimento de um pensar matemático.
Justificativas: A matemática faz parte da vida de todos, desde experiências do cotidiano como contar, comprar e operar sobre quantidades, até nos objetos tecnológicos e de comunicação, bem como em debates que envolvem meio ambiente, saúde e desenvolvimento socioeconômico. O mundo atual demanda cidadãos que participem do debate público sobre esses temas. No entanto, em geral, a matemática é invisível. Essa invisibilidade torna mais problemática a percepção do interesse em se desenvolver uma cultura matemática, além da aprendizagem mais básica que envolve números, medidas e cálculos. As avaliações nacionais mostram que, ao final da educação básica, os conhecimentos e as competências matemáticas de muitos estudantes não são aqueles esperados. Os(As) estudantes sentem dificuldades na aprendizagem da matemática e muitas vezes são reprovados(as) nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovados(as), não conseguem efetivamente terem acesso a esse saber de fundamental importância. A dificuldade na aprendizagem provoca fortes sentimentos de reprovação, rejeição e baixa autoestima nos(as) estudantes. Com base nessas considerações, este curso de fundamentos de matemática elementar visa auxiliar os(as) estudantes a superar suas dificuldades durante o processo de aprendizagem de matemática. Acreditamos que uma boa formação em ciências e matemática, pode estimular a reflexão crítica e desenvolver a criatividade, e assim contribuir para que os(as) estudantes possam compreender o mundo atual e os seus desafios, buscando o desenvolvimento socioeconômico.
Metodologias: O curso será desenvolvido a distância e consiste na revisão e aperfeiçoamento de conteúdos de matemática da educação básica, bem como possíveis aplicações em outras áreas. O público-alvo são estudantes do ensino médio (50 vagas) e estudantes de graduação do curso de Ciências-Licenciatura da UNIFESP-Campus Diadema (50 vagas). Para acompanhar o curso serão necessários conhecimentos básicos de matemática desenvolvidos no ensino fundamental. Durante o curso, notas de aula e listas de exercícios serão disponibilizadas aos inscritos, e todo o material do curso será disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem do Google Classroom. No mural deste ambiente haverá fórum (chat) de discussão e comunicação constante com os inscritos no curso. Toda a equipe participará dos fóruns. O curso será composto por um total de 20 horas de aulas, divididas entre 7 aulas síncronas e 3 aulas assíncronas. As aulas assíncronas serão disponibilizadas no ambiente virtual do Google Classroom e haverá uma aula síncrona por semana no Google Meet, com duração de 2 (duas) horas. Durante as aulas, ocorrerão apresentação e discussão dos conteúdos e monitoria para resoluções de problemas em grupos.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Frações e números decimais; Resolução de equações do 1º grau; Função afim; Resolução de equações do 2º grau; Função quadrática; Potenciação e radiciação; Função exponencial; Logaritmo; Função logarítmica; Aplicações.
Referências (bibliográficas e outras): [1] IEZZI, G. e MURAKAMI, C. Coleção Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo: Atual. 3 ed. Volumes 1 e 2. 1977. [2] CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa. 1958. [3] LIMA, E. L. e outros. A Matemática do Ensino Médio. Coleção do Professor de Matemática. Sociedade Brasileira de Matemática. Rio de Janeiro. 1997. [4] COSTA, C. Pré-cálculo. Volume 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ. 2009. Recurso online ISBN: 85-7648-361-0. Disponível em: https://www.ufjf.br/quimicaead/files/2013/05/Pr%C3%A9-C%C3%A1lculo_Vol1.pdf
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: O(A) estudante que possuir frequência mínima em 5 aulas síncronas e 2 aulas assíncronas, será considerado(a) aprovado(a) no curso e poderá receber o certificado.
Estratégias de Divulgação: O curso e o seu período de inscrição serão divulgados no sítio eletrônico de cursos de extensão da UNIFESP, nas redes sociais e nas escolas públicas.
Recursos didáticos: O(A) estudante precisará possuir um equipamento com acesso à Internet como, por exemplo, computador, notebook ou celular.
Ementa: Espera-se fornecer subsídios para a aprendizagem de matemática e suas aplicações, e oportunizar ao(à) estudante uma retomada dos principais temas matemáticos que são base da construção do conhecimento científico e matemático visando o desenvolvimento de um pensar matemático. Para tanto, serão abordados os seguintes temas: Resolução de equações do 1º grau; Função afim; Resolução de equações do 2º grau; Função quadrática; Potenciação e radiciação; Função exponencial; Logaritmo; Função logarítmica; Aplicações.