SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25262 - Capacitação de Professoras de Educação Linguística em Língua Inglesa para os Anos Iniciais
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Introdução ao Ensino de Língua Inglesa nos Anos Iniciais. Princípios e abordagens do ensino de língua inglesa para crianças. Teorias da aquisição de linguagem aplicadas ao ensino de língua inglesa para crianças. Desenvolvimento de habilidades linguísticas nos anos iniciais. Estratégias para criar um ambiente propício à aprendizagem. Planejamento de Aulas com música. Abordagens Lúdicas no Ensino de Inglês. Jogos, canções, histórias e atividades artísticas para o ensino de inglês. Adaptação de materiais didáticos para crianças. Tecnologia no Ensino de Inglês para Crianças. Uso de plataformas educacionais e jogos online. Atividades que promovem a comunicação oral e a interação em inglês. Importância da diversidade cultural no ensino de língua inglesa. Abordagem de temas culturais relevantes para crianças. Planejamento de ações para o desenvolvimento profissional contínuo.

Objetivos e Resultados Esperados: Promover interação e investigação das narrativas das professoras de inglês que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, tanto em escolas públicas quanto particulares. Resultados Esperados: Compreensão aprofundada das abordagens adotadas pelas escolas e professoras de inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental diante da inclusão do componente curricular de Língua Inglesa. Colaboração na pesquisa de práticas educacionais e pedagógicas voltadas para a educação linguística em inglês nesse contexto específico. Desenvolvimento de estratégias eficazes para o ensino de inglês nas séries iniciais. Capacitação das professoras para promover um ambiente de aprendizagem significativo e motivador para as crianças.

Justificativas: A inclusão do componente curricular de Língua Inglesa nos anos iniciais da rede estadual de São Paulo. Escassez de formação adequada para a educação linguística em inglês voltada para as crianças. Necessidade de compreender e adaptar as práticas educacionais ao novo cenário da educação linguística em inglês.

Metodologias: Análise de casos: Estudo de abordagens adotadas por escolas e professoras. Pesquisa colaborativa: Participação das professoras na investigação de práticas educacionais. Discussões em grupo: Troca de experiências e reflexão sobre estratégias pedagógicas. Oficinas práticas: Exercícios e simulações de situações de ensino-aprendizagem.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Contextualização da inclusão da Língua Inglesa nos anos iniciais. Abordagens pedagógicas para o ensino de inglês para crianças. Desenvolvimento de material didático e recursos pedagógicos. Práticas de avaliação em educação linguística em inglês. Estratégias de promoção da interação e participação dos alunos. Adaptação curricular e diferenciação pedagógica.

Referências (bibliográficas e outras): TONELLI, J. R. A. . DO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS À EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA INGLESA COM ELAS: REFLEXÕES TEÓRICAS E REDIRECIONAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS SOB VOZES MÚLTIPLAS. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 62, p. 58-73, 2023. EGIDO, A. A. ; TONELLI, J. R. A. ; COSTA, P. . Rolling Out the Red Carpet: A Critique of Neoliberal Motivations Orienting the Promotion of Public Bilingual Schools to Young Learners in Brazil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 23, p. 1-17, 2023. SELBACH, H. V. ; SECCATO, M. G. ; TONELLI, J. R. A. . The teaching of additional languages to children in Brazil. Letra Magna (Online) , v. 18, p. 34-46, 2022. MAGIOLO, G. M. ; TONELLI, J. R. A. . Educar crianças em línguas adicionais para a diversidade e justiça social: contribuições socio-interacionais do gênero história infantil. Revista Letras Raras , v. 11, p. 304, 2022.

Modo e Critérios de avaliação: Participação ativa nas discussões e atividades (75% dos encontros). Qualidade das contribuições para a pesquisa colaborativa. Reflexão crítica sobre as práticas educacionais.

Estratégias de Divulgação: E-mail para escolas e professores de inglês. Divulgação em redes sociais e grupos de educadores. Parcerias com instituições de ensino e órgãos governamentais.

Recursos didáticos: Material impresso e digital de apoio. Acesso a plataformas online para compartilhamento de recursos.

Ementa: Essa programação visa oferecer às professoras de educação linguística uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos para o ensino eficaz da língua inglesa nos anos iniciais, incentivando a criatividade, a inovação e o desenvolvimento profissional contínuo.