SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25267 - Pensamento Sistêmico
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso intitulado "Pensamento Visual" constitui uma iniciativa de extensão universitária gratuita, massiva e à distância, destinada a um público amplo de 2000 participantes, composto por alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de outras instituições de ensino superior, bem como membros da comunidade em geral. O programa tem a duração de cinco semanas e incorpora uma variedade de recursos pedagógicos, tais como vídeoaulas, simuladores computacionais e literatura especializada. Ao longo da primeira semana, os discentes serão introduzidos aos conceitos basilares do pensamento sistêmico e dos modelos mentais. A semana subsequente enfocará as relações causais, os ciclos e os mapas sistêmicos. Na terceira semana, serão aprofundados os estudos relacionados aos arquétipos e aos princípios dos estoques e fluxos. Por fim, a quinta semana contemplará o exame minucioso de modelos computacionais. Adicionalmente, os participantes serão encorajados a interagir e a compartilhar saberes através de um fórum virtual restrito no Facebook. Este ambiente propiciará uma plataforma para o intercâmbio de ideias e experiências, fomentando assim a construção colaborativa do conhecimento e a ampliação das redes acadêmicas.

Objetivos e Resultados Esperados: OBJETIVO GERAL O objetivo geral deste curso é capacitar os participantes a compreender, analisar e aplicar os princípios do pensamento sistêmico em diversos contextos acadêmicos e profissionais. Especificamente, o curso visa fornecer uma compreensão aprofundada dos fundamentos teóricos do pensamento sistêmico, além de habilidades práticas na criação de mapas sistêmicos e modelos computacionais. Os participantes serão treinados para interpretar e representar visualmente sistemas complexos por meio de mapas sistêmicos, permitindo uma análise holística das interações entre os elementos do sistema. Além disso, serão introduzidos a técnicas de modelagem computacional para simular e testar o comportamento de sistemas complexos, proporcionando uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões e a formulação de estratégias. O curso busca, portanto, fornecer uma base sólida para a aplicação prática do pensamento sistêmico na resolução de problemas e na gestão de sistemas complexos em diferentes áreas de conhecimento. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Objetivos para o desenvolvimento de competências: 1. Fomentar o desenvolvimento da competência de analisar sistemas complexos e identificar padrões emergentes. 2.Promover a capacidade de compreender e aplicar os princípios do pensamento sistêmico na resolução de problemas interdisciplinares. Objetivos para o desenvolvimento de habilidades: 1. Definir as características dos sistemas e do pensamento sistêmico. 2. Identificar o processo de formação de modelos mentais. 3. Analisar as relações causais e os ciclos de realimentação. 4.Criar mapas sistêmicos passo a passo. 5. Examinar os arquétipos que influenciam o comportamento sistêmico. 6. Desenvolver diagramas de estoques e fluxos a partir de mapas sistêmicos. 7. Criar e simular modelos computacionais de diversas aplicações, como finanças, dinâmicas populacionais e cadeias de produção. RESULTADOS ESPERADOS Os resultados esperados deste curso são alunos capacitados a compreender, analisar e aplicar os princípios do pensamento sistêmico em diversos contextos acadêmicos e profissionais. Espera-se que os participantes adquiram uma compreensão aprofundada dos fundamentos teóricos do pensamento sistêmico, assim como habilidades práticas na criação de mapas sistêmicos e modelos computacionais. Eles serão capazes de interpretar e representar visualmente sistemas complexos, permitindo uma análise holística das interações entre os elementos do sistema. Além disso, os alunos serão introduzidos a técnicas de modelagem computacional para simular e testar o comportamento de sistemas complexos, capacitando-os a tomar decisões informadas e formular estratégias eficazes. Ao término do curso, espera-se que os participantes estejam preparados para aplicar de forma prática o pensamento sistêmico na resolução de problemas e na gestão de sistemas complexos em diferentes áreas de conhecimento.

Justificativas: Este curso é justificado pela crescente complexidade dos desafios enfrentados em diversas áreas do conhecimento e práticas profissionais. Em um mundo interconectado e interdependente, é fundamental desenvolver habilidades que permitam uma compreensão holística e integrada dos sistemas em que estamos inseridos. O pensamento sistêmico oferece uma abordagem poderosa para entender e lidar com essa complexidade, ao reconhecer as inter-relações entre os elementos de um sistema e suas consequências em cascata. Além disso, a capacidade de criar mapas sistêmicos e modelos computacionais tornou-se essencial para análise e gestão eficaz de sistemas complexos. Essas ferramentas permitem uma visualização clara das interações dentro do sistema, identificando padrões emergentes e possibilitando a previsão de resultados futuros. Ao capacitar os participantes a utilizar tais ferramentas, o curso visa equipá-los com habilidades práticas para enfrentar desafios multidisciplinares e resolver problemas de forma mais eficiente e eficaz. Portanto, este curso se justifica como uma resposta às demandas contemporâneas por profissionais capazes de pensar de forma sistêmica e aplicar essa abordagem para enfrentar os desafios complexos da sociedade moderna. Ao fornecer uma compreensão teórica sólida, juntamente com habilidades práticas em criação de mapas sistêmicos e modelos computacionais, ele prepara os participantes para enfrentar os desafios interdisciplinares e contribuir de forma significativa para a inovação e o progresso em suas respectivas áreas de atuação.

Metodologias: O curso fará uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem (sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas/projetos) Atividades assíncronas: ¿ Videoaulas gravadas, disponíveis no website do curso. ¿ Website de apoio ao curso: https://sites.google.com/view/pensamento-sistemico/ ¿ Ambiente para colaboração e troca de saberes (Grupo fechado no Facebook, o link será fornecido aos participantes no início do curso)

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1. Sistemas e Pensamento Sistêmico: definição. Características de sistemas: componentes de sistemas, ciclos de realimentação, não linearidades, comportamentos contraintuitivos, inércia e atrasos. Estudos de caso. 2. Modelos Mentais: definição, processo de formação. Falhas e limitações: informação limitada, percepção seletiva, variáveis de confusão, emoções e vieses, raciocínio não científico. Cultura e Modelos Mentais. Aperfeiçoando modelos mentais por meio de simuladores. Mundos virtuais. Estudos de caso 3. Ferramentas de modelagem: relações causais (positivas e negativas), ciclos de realimentação. Identificação de ciclos de realimentação. Efeito Pigmalião. Tempo de dobra de funções exponenciais. Ciclos positivos, negativos e negativos com atraso. Atrasos de medida, de percepção, de divulgação. Atrasos administrativos e de tomada de decisão. Mapas sistêmicos. Estudos de caso. 4. Exercícios de criação de mapas sistêmicos por meio de estudos de caso. Criação de mapas sistêmicos passo a passo. As dinâmicas do aquecimento global. As dinâmicas da produção de alimentos. As dinâmicas que impactam na autoestima. Estudos de caso: Carnismo, A história das coisas e o caso dos gatos de Bornéo. 5. Arquétipos: os consertos que estragam, transferência de responsabilidade, limites ao crescimento, crescimento e subinvestimento, escalada, a tragédia do bem comum, sucesso aos bem sucedidos, a busca pela meta errada. Estudos de caso: A escada da Inferência e criando Organizações que Aprendem. 6. Estoques e fluxos: definição. Criando diagramas de estoques e fluxos a partir de mapas sistêmicos. Estoques: memória do sistema. Cálculo de estoques (integração de diferenças de fluxos). Inércia dos estoques. Regulando níveis de estoques. Estudos de caso: Introdução à dinâmica de sistemas. Pensamento Sistêmico para modelar um mundo complexo. 7. Simulação computacional. Criação de um modelos de uma aplicação financeira (caderneta de poupança). Simulação de um ciclo negativo. Simulação de dinâmicas populacionais, de estratégias de vendas de produtos, de uma epidemia, de cadeias de produção e vendas. Simulando a exploração de recursos renováveis. Simulação de dinâmicas globais. Estudos de caso: As origens do livro Os Limites do Crescimento. O futuro do planeta.

Referências (bibliográficas e outras): Bibliografia básica 1. Arantes do Amaral (2012). Desvendando Sistemas. Edição do Autor. Disponível para download gratuitamente no website do curso 2. Arantes do Amaral (2019). The Cartoon Guide to System Dynamics. Kindle Direct Publishing. Disponível para download gratuitamente no website do curso 3. Meadows (2022). Pensando em Sistemas. Editora Sextante. 4. Senge (2013). A quinta disciplina: arte e prática de organização que aprende. Editora Best Seller. 5. Kirkwood (2009). System Dynamics Methods: a quick introduction. Disponível gratuitamente para download, (clique aqui) Bibliografia complementar 1. Bossel (2018) Modeling and Simulation. A.K.Peters/CRC Press. 2. Bossel (2009). Systems Zoo 1: Elementary Systems, Physics, Enginnering. Book on Demand. 3. Bossel (2009). Systems Zoo 2: Climate, Ecosystems and Resources. Book on Demand. 4. Bossel (2009). Systems Zoo 3: Complexity, Dynamics, Evolution, Sustainability. Book on Demand. 5. Meadows(2007). Limites do Crescimento: a atualização de 30 anos. Quality Mark.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: a) Os aluno serão avaliados pela realização de tarefas obrigatórias (que podem ser respostas a questionários eletrônicos enviados pelo professor.) b) Os alunos que deixarem de realizar uma ou mais das tarefas obrigatórias serão reprovados. c) A nota mínima para aprovação é 5.0

Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado por meio e-mails enviados aos alunos de graduação, pós-graduação, TAEs, professores de todos os campi da Unifesp e alunos e docentes de outras instituições de ensino e por divulgação nos websites institucionais da Unifesp. Além disso será divulgado em redes sociais (Facebook, Linkedin, etc) e no website de extensão da Unifesp.

Recursos didáticos: O curso conta com website de apoio https://sites.google.com/view/pensamento-sistemico/ com as vídeo-aulas, livro texto para download e roteiro de estudos. O curso fará uso do Google Groups para envio de emails uma vez que estima-se a participação de 2000 alunos. Este é um curso para autoaprendizagem com possibilidade de esclarecimento de dúvidas com os professores pelo uso do Facebook.

Ementa: O curso de Pensamento Sistêmico oferece uma abordagem abrangente para compreender e lidar com a crescente complexidade dos sistemas interconectados em diversas áreas acadêmicas e profissionais. Ao longo do programa, os participantes desenvolverão competências essenciais, como a capacidade de analisar sistemas complexos, identificar padrões emergentes e aplicar os princípios do pensamento sistêmico na resolução de problemas interdisciplinares. Além disso, serão capacitados a criar mapas sistêmicos para visualizar e representar as inter-relações entre os elementos do sistema, bem como a utilizar ferramentas computacionais para modelagem e simulação de sistemas complexos. Por meio de uma combinação de teoria, prática e estudos de caso, os participantes estarão preparados para enfrentar os desafios contemporâneos e contribuir de forma significativa para a inovação e o progresso em suas respectivas áreas de atuação.