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25274 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA TEORIA À PRÁTICA
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Este curso faz parte do projeto de extensão Educação Ambiental Transpessoal. A abordagem da Educação Ambiental Transpessoal visa integrar diversas experiências e saberes individuais, como os eco-históricos, decoloniais, biológicos e psico-sócio-culturais-transpessoais, dentro de um contexto de uma Sociedade Líquida/Adiaforizada. Seu propósito é entender de forma mais abrangente os desafios socioambientais, enquanto busca transcender a dicotomia entre o indivíduo e a alteridade. Isso decorre da compreensão de que a sensibilização e reconexão com o Outro não podem ocorrer sem uma sensibilização e reconexão consigo mesmo. Dessa maneira, os sujeito políticos e sociais também são pensados, mas a abordagem sempre se dará a partir do sujeito psicológico. Dentro dessa perspectiva, estratégias que favoreçam o acesso a esse universo interior são adotadas, tal como é o caso da Pintura Livre. Isso se dá a partir da compreensão que as imagens são o símbolo universal da mente, vindo a compor o universo representacional do indivíduo, cujos sentidos podem nos ajudar a compreender como a natureza/meio ambientes estão sendo pensados e significados, processo que não ocorre de forma desconectada do contexto sócio-histórico-cultural.

Objetivos e Resultados Esperados: O curso objetiva aprofundar a discussão a respeito da nossa relação com a natureza e a construção do sujeito ecológico, a partir de uma contextualização sócio-histórica, bem como uma vivência a partir da Educação Ambiental Transpessoal, com a introdução da pintura livre como estratégia metodológica para refletir a respeito da nossa relação com a natureza. Espera-se oferecer à população reflexão a respeito dos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a formação do sujeito ecológico.

Justificativas: A formação do sujeito ecológico é processual, complexa e precisa ocorrer em todos os níveis de ensino, conforme destacam-se as preocupações ratificadas pela Política Nacional de Educação Ambiental, aprovada em 1999 e regulamentada em 2002, que estabeleceu a Educação Ambiental (EA) como obrigatória em todos os níveis de ensino, reconhecendo-a como componente essencial da educação fundamental (BRASIL, 1999). Em 2012, também são publicadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, evidenciando ainda mais a complexidade do processo formativo ambientalmente orientado. Com a consolidação dessas e outras medidas, tanto no contexto da educação formal como na não formal, observou-se um aumento significativo de cursos e propostas destinados à formação do sujeito ecológico. Estes têm alcançado novos patamares, adotando abordagens diversificadas, multidisciplinares, interdisciplinares e até mesmo transdisciplinares, para tratar de questões socioambientais complexas e em constante transformação (CARVALHO, 2012). Nesse contexto e, tendo o entendimento que a Educação e, dentre elas, a Educação Ambiental são parte integrante da ação humana, podendo ser uma força transformadora na construção de uma nova compreensão/relação com natureza. Todavia, para concretizar esse objetivo também se faz necessário uma abordagem que alcance as diferentes dimensões do ser humano, de maneira a permitir que o indivíduo se reconecte consigo próprio para facilitar a reconexão com o Outro (seja com a natureza/meio ambiente ou com outros seres), permitindo uma análise mais aprofundada de si e de um mundo em constante mudança, focando também no processo de construção dos conceitos de natureza e suas relações com a cultura de uma sociedade (FARIAS, 2016). Portanto, a presente proposta se propõe a ser uma oportunidade para todos(as) aqueles(as) interessados(as) em entender, refletir ou atuar no contexto da Educação Ambiental, fomentando o desenvolvimento do sujeito ecológico e a construção de uma sociedade mais consciente e responsável com a natureza/meio ambiente. Por fim, o curso é resultado de reflexões de participantes de um grupo de extensão de uma universidade pública, no qual, por meio de um olhar do processo histórico de distanciamento do ser humano com o meio ambiente, entende que também se faz necessário repensarmos como podemos nos reconectar com o meio ambiente a partir de uma reconexão com o nosso ser ecológico.

Metodologias: A presente proposta emerge de uma práxis que se funda no projeto de extensão ¿Educação Ambiental Transpessoal¿, cuja base teórica e metodológica tem como referência a Psicologia Transpessoal (SALDANHA, 2008) e a Pintura Espontânea (BELLO, 2014), além de um pensamento sociobiológico calcado nos trabalhos de Zigmunt Bauman (BAUMAN, 2014), Antônio Damásio (DAMÁSIO, 2018), Abraham H. Maslow (MASLOW, 1954), Serge Moscovici, Marcos Reigota (REIGOTA, 1995), Lucie Sauvé (SAUVÉ, 2005) e Isabel Carvalho (CARVALHO, 2013), . O curso será oferecido no formato presencial, das 8:30 às 12:30 horas, com a oferta de 50 vagas, sendo desenvolvido em três dias (carga horária total 11 horas). ¿ Primeiro dia ¿ 22/05/2024 (carga horária 4 horas ¿ Quarta-Feira) ¿ Apresentação do grupo; apresentação da proposta; apresentação de slides com a introdução ao tema: desafios do século XXI e o sujeito ecológico; representações sobre natureza/meio ambiente. Atividade em grupo e síntese. ¿ Segundo dia ¿ 23/05/2024 (carga horária 4 horas ¿ Quinta-Feira) - Acolhimento. Questões sócio-histórica de Educação Ambiental; Representações sociais sobre a Educação Ambiental no contexto brasileiro; tendências e correntes em Educação Ambiental. Atividade em grupo e síntese. 4. Terceiro dia ¿ 24/05/2024 (carga horária 4 horas ¿ Sexta-Feira) - Acolhimento. Vivência na perspectiva da Educação Ambiental Transpessoal - Eu comigo mesmo e com o Outro (alteridade).

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: REPENSANDO NOSSO OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE E NATUREZA: desafios do século XXI; entendendo a origem da visão naturalista; uma ecologia para além da ecologia; natureza selvagem versus natureza boa; ecologia e suas raízes contraculturais; o movimento ecológico no Brasil; introdução à Educação Ambiental Transpessoal. UM SUJEITO ECOLÓGICO EM FORMAÇÃO: Questões sócio-histórica de Educação Ambiental; introdução às representações sociais; representações sociais de meio ambiente segundo Reigota; as diferentes correntes de educação ambiental segundo Sauvé; tendências da educação ambiental no contexto brasileiro segundo Layrergues e Lima. EU COMIGO MESMO E COM O OUTRO (ALTERIDADE): acolhimento; atividade respiratória e corporal; reflexões iniciais; dinâmica da empatia; meditação dos cinco elementos, sessão de pintura livre, compartilhamento, encerramento.

Referências (bibliográficas e outras): BAUMAN, Z.; DONSKIS, L. Cegueira Moral: a parda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. BELLO, S. Pintura Espontânea - criando a jornada simbólica. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2014. BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação. Ambiental, institui a Política da Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, 1999. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2012. CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 60 edição, São Paulo, Editora Cortez, 2013. DAMÁSIO, A. A estranha ordem das coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. FARIAS, L.A. Educação ambiental Transpessoal. Curitiba: CRV, 2016. MASLOW AH. Introdução à psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 1954. MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, 1995. SALDANHA V. Psicologia Transpessoal: abordagem integrativa: um conhecimento emergente em psicologia da consciência. Ijuí: Editora Ijuí; 2008. SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental - pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Modo e Critérios de avaliação: Para efeitos de certificação será considerado a participação em todos os encontros presenciais. Para avaliação da proposta será disponibilizado questionário: Iniciais do nome:____________________ Cidade/Estado:_____________________ Idade:_____________________________ Gênero:___________________________ Formação:__________________________ Atua na área de ensino. Em que nível?______________________________________ Qual o seu interesse em fazer o curso?______________________________________ 1) O curso atendeu aos objetivos propostos? ( ) Muito Pouco ( ) Parcialmente ( ) Razoavelmente ( ) Totalmente 2) O curso foi relevante para sua formação ou atuação profissional? ( ) Muito baixo ( ) Baixo ( ) Razoável ( ) Alto ( ) Muito Alto 3) O tema abordado e forma como a sequência de atividades foi planejada, atenderam suas expectativas iniciais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Talvez 4) Seu grau de entendimento dos assuntos abordados no curso foi: ( ) Muito baixo ( ) Baixo ( ) Razoável ( ) Alto ( ) Muito Alto 5) Seu comprometimento com o curso (participação nos encontros e realização das atividades) foi: ( ) Muito baixo ( ) Baixo ( ) Razoável ( ) Alto ( ) Muito Alto 6) O grau de domínio das professoras sobre o conteúdo foi: ( ) Muito baixo ( ) Baixo ( ) Razoável ( ) Alto ( ) Muito Alto 7) A explicação das professoras sobre o conteúdo foi: ( ) Péssimo ( ) Ruim ( ) Regular ( )Bom ( )Excelente 8) A forma que o conteúdo foi apresentado (slide, PDF e etc) foi: ( ) Péssimo ( ) Ruim ( ) Regular ( )Bom ( )Excelente 9) Como foi para você a vivência da oficina de Educação Ambiental Transpessoal? _____________________________________________________ 10) Você gostaria de deixar algum comentário, sugestões ou críticas?

Estratégias de Divulgação: Será elaborado cartaz de divulgação, o qual será amplamente divulgado nas mídias sociais da UNIFESP e Secretaria de Meio Ambiente. No cartaz constarão todas as informações, bem como o link para a inscrição.

Recursos didáticos: Slides, dinâmicas de grupo e oficina de pintura livre.

Ementa: Apresentação do grupo; apresentação da proposta; apresentação de slides com a introdução ao tema: desafios do século XXI e o sujeito ecológico; representações sobre natureza/meio ambiente. Questões sócio-histórica de Educação Ambiental; Representações sociais sobre a Educação Ambiental no contexto brasileiro; tendências e correntes em Educação Ambiental. Vivência em Educação Ambiental Transpessoal.