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25326 - IV CURSO DE INVERNO EM BIOFÍSICA
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso de inverno em Biofísica visa fornecer a aluno de graduação e graduados recém formados uma compreensão abrangente dos princípios fundamentais e das aplicações práticas da biofísica, com foco nas interações entre sistemas biológicos e fenômenos físicos. Os participantes serão expostos a uma variedade de tópicos, incluindo estrutura e dinâmica de biomoléculas, transporte de membrana, bioenergética, técnicas experimentais em biofísica, entre outros.

Objetivos e Resultados Esperados: 1-Proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente dos princípios fundamentais da biofísica. 2-Explorar as aplicações práticas da biofísica em diversas áreas, como medicina, biotecnologia e pesquisa biomédica. 3-Familiarizar os participantes com técnicas experimentais e computacionais utilizadas em biofísica. 4-Estimular a análise crítica e a discussão sobre tópicos emergentes e desafios atuais na área da biofísica. 5-Despertar o interesse nos programas de pós-graduação oferecidos pelo nosso departamento.

Justificativas: O Curso de Inverno em Biofísica oferece uma oportunidade única para estudantes e profissionais das áreas biomédicas e exatas aprofundarem seus conhecimentos nesse campo, explorando tanto os princípios teóricos quanto as aplicações práticas relevantes para suas áreas de interesse. Além disso, representa uma valiosa oportunidade para aqueles interessados em ampliar suas competências e investigar as interseções entre a física e a biologia, visando impulsionar avanços significativos no domínio da saúde e da biotecnologia.

Metodologias: Aulas Teóricas: As aulas teóricas serão ministradas pelos docentes participantes, abordando os conceitos fundamentais da biofísica. Serão fornecidos materiais de apoio, como livros e artigos científicos, para aprofundamento do conteúdo. Aulas Práticas: Demonstrações de técnicas experimentais, permitindo aos participantes uma experiência prática e visual dos conceitos discutidos nas aulas teóricas. Seminários: Os seminários serão conduzidos por alunos, abordando os resultados obtidos durante sua vivencia no laboratório de pesquisa. Os participantes serão incentivados a apresentar em forma de seminário as técnicas aprendidas e os resultados obtidos e a participarão de discussões sobre as aplicações práticas dos conceitos aprendidos.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: A programação do curso será estruturada para alternar entre aulas teóricas e práticas laboratoriais, proporcionando aos participantes uma experiência dinâmica e abrangente de aprendizado.

Referências (bibliográficas e outras): 1. Dillon PF. Biophysics: a physiological approach. Cambridge Press, 2012. 2. Boron & Boulpaep. Medical Physiology. Elsevier, 2016. 3. Nelson & Cox. Principles of Biochemistry. Macmillan, 2017. 4. Purves, D., G. J. Augustine, D. Fitzpatrick, W. C. Hall, A.-S. LaMantia, J. O. McNamara, S. M. Williams, Neuroscience, Sinauer Associates, Sunderland, Massachusetts, U.S.A., 2004. 5. Aidley, D. J., The Physiology of Excitable Cells, Cambridge University Press, Cambridge, U.K., 1998. 6. De Felice, L. J., Electrical Properties of Cells. Patch Clamp for Biologists, Plenum, New York, 1997.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Ao final do curo, como parte da avaliação, cada participante apresentará os resultados obtidos no decorrer do curso, relacionando seus dados com a linha de pesquisa do laboratório onde estagiou.

Estratégias de Divulgação: O Curso será divulgado nas redes sociais bem como nas paginas de sociedades científicas e universidades parceiras.

Recursos didáticos: 1-Apresentação para transmitir conceitos de forma visual e organizada. 2-Artigos científicos selecionados que exemplificam aplicações práticas dos conceitos abordados. 3-Visualização de técnicas experimentais em laboratório para proporcionar experiências práticas aos participantes. 4-Software de simulação para explorar modelos e simulações de fenômenos biofísicos. 5-Livros-texto e materiais complementares para aprofundar o entendimento dos tópicos discutidos em sala de aula. 6-Acesso a bancos de dados e recursos online relevantes para a pesquisa e estudo autônomo

Ementa: 1. Aspectos metodológicos e técnicas em Biofísica aplicados a pesquisa científica; 2. Desenvolvimento de habilidades didáticas teórico-práticas em Biofísica; 3. Tutoria de estudantes externos no desenvolvimento e execução de projeto pesquisa em Biofísica; 4. Análise, interpretação e apresentação de resultados obtidos pelos estudantes externos durante o Curso de Inverno em Biofísica.