25346 - DROGAS, REDUÇÃO DE DANOS E PROMOÇÃO DE SAÚDE NO AMBIENTE EDUCACIONAL
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Curso de extensão de atualização sobre DROGAS, REDUÇÃO DE DANOS E PROMOÇÃO DE SAÚDE NO AMBIENTE EDUCACIONAL, com 10 aulas online, com duração de 3 horas cada aula, totalizando 30 horas. As 10 horas práticas correspondem a uma atividade de redação de um texto sobre um dos temas estudados em aula.
Objetivos e Resultados Esperados: Atualizar os participantes a respeito dos conceitos principais sobre drogas de abuso, redução de danos e promoção de saúde no ambiente educacional
Justificativas: Justificativa: Muito se fala sobre as substâncias psicoativas desde seu histórico, até dados epidemiológicos sobre o consumo destas substâncias. No entanto, especialmente a população leiga e educadores de modo geral, pouco sabe sobre os principais conceitos a respeito desta temática. Por esta razão, ofertamos este curso de extensão com a finalidade de atualizar a comunidade em geral, educadores e profissionais de saúde em geral sobre o tema em questão.
Metodologias: O curso acontecerá de forma remota (online, via plataforma Meet) em dez aulas com 3 horas de duração cada aula, todas as sextas-feiras das 9h-12h, dando um total de 30horas/aula teóricas. Serão fornecidos materiais de acesso livre aos participantes para que estes possam efetuar leituras sobre temas específicos abordados em aula, que comporá as 10h de aulas práticas com a leitura de artigos científicos e redação de um texto sobre um dos temas dado em aula. Com isso o curso terá o total de 40horas/aula.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: aula 01- 02/08- 9h-12h. Desenvolvimento cerebral na infância e na adolescência. Profa.Denise De Micheli aula 02- 09/08- 9h-12h. Classificações e efeitos gerais das drogas psicoativas. Profa. Denise De Micheli aula 03- 16/08- 9h-12h. Uso de drogas na adolescência: neurobiologia e aspectos psicossociais. Profa. Denise De Micheli aula 04- 23/08 -9h-12h.Impactos do proibicionismo na educação sobre drogas. Profa. Denise De Micheli aula 05- 30/08- 9h-12h.Práticas baseadas em evidências científicas no campo da prevenção ao uso de drogas Profa. Denise De Micheli aula 06- 06/09- 9h-12h.Redução de danos no contexto escolar: princípios e estratégias de ação. Profa. Denise De Micheli aula 07- 13/09- 9h-12h. Promoção de saúde mental e redução dos riscos do consumo de drogas. Profa. Denise De Micheli aula 08- 20/09- 9h-12h. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais e prevenção ao uso de substâncias. Profa. Denise De Micheli aula 09- 27/09- 9h-12h.Prevenção ao uso de drogas na perspectiva do trabalho comunitário e da prática de redes Profa. Denise De Micheli aula 10- 04/10- 9h-12h. Fortalecimento da escola na comunidade. Profa. Denise De Micheli
Referências (bibliográficas e outras): Seibel & A. Toscano Jr. (2010.). Dependência de drogas. São Paulo: Atheneu. Curso SUPERA: materiais disponíveis através do site https://www.supera.org.br/material/ Galanter, M; Hebert, K. (2008). Textbook of substance abuse treatment. Ed. British Library De Micheli, D; Andrade, ALM (2016). Innovations in the treatment of substance addiction. Ed. Springer Kandel, E, et l. Principles of neural Science. 5th edition. Purves, D, et al. (2010). Neurociências. Ed. Artmed De Micheli, D, et al., (2016). Drug abuse in adolescence: neurobiological, cognitive and psychological issues. Ed. Springer De Micheli, D, et al. (2014). Neurociências do abuso de drogas na adolescência: o que sabemos. Ed. Atheneu
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Será solicitado como atividade prática, que os alunos redijam um texto sobre um dos conteúdos dados em aula.
Estratégias de Divulgação: catálogo de cursos da UNIFESP e mídias sociais
Recursos didáticos: internet
Ementa: Atualizar os participantes a respeito dos conceitos principais sobre drogas de abuso, redução de danos e promoção de saúde no ambiente educacional. Justificativa: Muito se fala sobre as substâncias psicoativas desde seu histórico, até dados epidemiológicos sobre o consumo destas substâncias. No entanto, especialmente a população leiga e educadores de modo geral, pouco sabe sobre os principais conceitos a respeito desta temática. Por esta razão, ofertamos este curso de extensão com a finalidade de atualizar a comunidade em geral, educadores e profissionais de saúde em geral sobre o tema em questão.