SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25372 - Fundamentos Básicos de Programação e Robótica
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: NOME DO CURSO: Fundamentos Básicos de Programação e Robótica. PÚBLICO ALVO: Estudantes do 6º até o 9º ano do Ensino Fundamental que estejam cursando escola pública. NÚMERO DE ALUNOS: Até 24 alunos. CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas sendo 20 horas de ensino teórico e 60 horas de ensino prático

Objetivos e Resultados Esperados: Objetivo Geral Preparar os alunos para as competições nas modalidades práticas e teóricas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), através de aulas e atividades no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp. Objetivos Específicos Disponibilizar aulas e recursos para que os alunos possam projetar robôs para a competição da OBR. Trazer discussões que envolvam ciência e tecnologia aos alunos. Realizar a inscrição dos alunos na modalidade prática da OBR. Orientar e acompanhar os alunos durante as competições. Realizar encontros e rodas de conversas entre os alunos inscritos com assuntos que envolvam a competição da OBR. Avaliar qualitativamente o conhecimento adquirido pelos alunos durante o curso.

Justificativas: Ensino de robótica e programação para os alunos da rede pública de ensino de São José dos Campos

Metodologias: Apresentação de aulas presenciais sobre Robótica e lógica de programação. Preparação de material suplementar em texto e em vídeo disponibilizados no Google Drive de forma assíncrona; Realização de projetos utilizando o Kit Lego NXT; Exercícios com desafios relacionados ao desenvolvimento de um robô de resgate para a OBR.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Preparatório para a Modalidade Prática Virtual Introdução à lógica da programação. Introdução à linguagem NXC. Algoritmos de controle. Implementação de funções e comandos. Características e construção de um robô usando o Kit Lego NXT. Funcionamento e comandos de motores. Funcionamento e leitura de sensores de toque, ultrassônicos e infravermelho. Resolução de desafios das provas de modalidade prática da OBR. Regras e normas da competição na modalidade prática da OBR. Estratégias para a construção de um robô seguidor de linha na modalidade prática da OBR. Estratégias para o resgate de vítimas na modalidade prática da OBR.

Referências (bibliográficas e outras): https://www.obr.org.br/manuais/OBR2022_MP_ManualRegrasSIMEstadual.pdf https://www.obr.org.br/manuais/OBR2022_MP_ManualRegrasAPClassificatoria.pdf

Modo e Critérios de avaliação: O modo de avaliação dos alunos será realizado da seguinte forma: Exercícios (E): Aplicação de exercícios e desafios para avaliar o conhecimento dos alunos. Competir (C): Participação nas modalidades prática e/ou teórica da OBR. Para a aprovação dos alunos é necessário que eles atendam os seguintes critérios: O critério (E): entrega da resolução de exercícios práticos disponibilizados semanalmente, sendo exigida a entrega de ao menos 60% das atividades. O critério (C): participação do aluno na modalidade prática da OBR. O critério (D): comparecimento em mais de 75% das aulas. Caso o aluno cumpra satisfatoriamente os critérios (E), (C) e (D), ele será classificado como ¿aprovado¿. Caso contrário, o aluno estará classificado como ¿não aprovado¿.

Estratégias de Divulgação: A divulgação do curso será realizada a partir das redes sociais facebook e instagram. Além disso, também será encaminhado o banner virtual ao responsável pela escola EMEF Dr. Possidônio José de Freitas e ao responsável pelo Programa Decolar Desenvolvimento de Talento.

Recursos didáticos: Computador, simulador robótico gratuito, kit Lego

Ementa: Regras e normas da competição nas modalidades práticas e teóricas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); Introdução à lógica da programação; Tutorial do Kit Lego NXT; Programação em Blocos; Programação em NXC; Introdução aos Sensores e Atuadores; Elementos de mecânica; Noções básicas de eletrônica.