SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25390 - Introdução temática ao pensamento marxista
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: 1) A Acumulação Primitiva O processo de acumulação de Capital é justificado em sua gênese por processos que se assemelham à explicação teológica do ¿pecado original¿. Este tema trata de questionar essas explicações justificadoras e apontar para a continuidade necessária da acumulação e seus efeitos devastadores em comunidades, modos tradicionais de vida, e por fim, ao planeta. 2)O Fetichismo da Mercadoria. O Capital não é qualquer tipo de riqueza, mas um tipo bastante específico, que possui gênese e determinação históricas. Para explicar esse tipo específico, Marx partiu da forma mais elementar capaz de carregar o valor na organização capitalista de produção: a mercadoria. Seguindo a gênese da mercadoria como apresentada por Marx nos primeiros capítulos do Capital serão apresentados os conceitos de valor, mais-valor e fetichismo que são centrais para que se compreenda o tipo de operação capitalista que torna equivalentes todas as coisas produzidas sob esse sistema. 3)As classes sociais em leitura marxista. A tônica dos debates sobre classes nas ciências sociais acentua sua dimensão sociológica, descritiva e hierárquica. O pensamento marxista se afasta dessa dimensão sociológica estruturando a compreensão da divisão das classes em relação à sua posição no sistema de produção: a classe que produz a riqueza não é a classe que se apropria e desfruta da riqueza produzida. No Brasil a classe trabalhadora tem cor e é reproduzida em linhas racializadas, compreender a racialização da classe trabalhadora brasileira é fundamental para a organização da luta antirracista. 4)Ideologia O termo Ideologia é utilizado em diversos contextos e possui significados que correspondem aos pressupostos filosóficos e políticos de seus enunciadores. Será retomado neste módulo o conceito tal como utilizado por Marx e por grande parte dos marxistas: a ideologia enquanto explicação que oculta e justifica os elementos contraditórios das sociedades de classes, neste sentido, ideologia é um tipo de discurso sobre as relações sociais que, não sendo inteiramente falso, é utilizado para escamotear a maneira como essas relações são engendradas. 5)Emancipação e alienação O enfrentamento da alienação incessantemente produzida pelo modo como a produção se estrutura é condição para a organização da luta antirracista e anticapitalista. É preciso identificar as novas formas de alienação que impedem o reconhecimento das condições objetivas de produção da existência e dificultam a colocação da emancipação humana de todas as formas de dominação como um objetivo que organize a luta coletiva.

Objetivos e Resultados Esperados: Apresentar temas básicos do pensamento marxista para ampliar a compreensão da produção das desigualdades brasileiras com a finalidade de responder aos desafios de transformação da sociedade postos à nova geração de estudantes em especial dos ingressantes via políticas afirmativas.

Justificativas: A obra de Marx e Engels é multifacetada e fecunda no diagnóstico que propõe acerca da sociedade de classes capitalista. Sua herança e atualidade, sempre em disputa, pode ser apropriada por estudantes interessados no enfrentamento e superação das desigualdades produzidas concretamente nas sociedades de classes. Longe de apresentar slogans ou palavras de ordem em defesa do marxismo, este curso convida ao exame da compreensão marxista sobre os temas selecionados e ao julgamento da sua relevância para o enfrentamento da produção das desigualdades na sociedade brasileira.

Metodologias: A leitura temática dos conceitos selecionados da obra de Karl Marx será realizada a partir dos textos do autor. Cada tema será abordado em três encontros presenciais. O corpo docente convidado terá liberdade para escolher a metodologia de exposição que julgar adequada.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Data Conteúdo programático Docente (sujeito à alteração) Local 13/06 Início do Curso Ellen Gonzaga Lima e Souza Unifesp Campus Guarulhos 20/06 Grupo de Leitura da Bibliografia indicada Cláudia Araújo e Thais Mariê Unifesp Campus Guarulhos 27/06 A assim chamada acumulação primitiva Pedro Rocha de Oliveira Unifesp Campus Guarulhos 28/6 A assim chamada acumulação primitiva Pedro Rocha de Oliveira Unifesp Campus Guarulhos 04/07 Grupo de Leitura da Bibliografia indicada Cláudia Araújo e Thais Mariê Unifesp Campus Guarulhos 11/07 O fetichismo da mercadoria Natan Oliveira Unifesp Campus Guarulhos 12/07 O fetichismo da mercadoria Natan Oliveira Unifesp Campus Guarulhos 18/07 Grupo de Leitura da Bibliografia indicada Cláudia Araújo e Thais Mariê Unifesp Campus Guarulhos 25/07 Classes Sociais sob perspectiva marxista Cristiane Luiza Sabino Unifesp Campus Guarulhos 26/07 Classes Sociais sob perspectiva marxista Cristiane Luiza Sabino Unifesp Campus Guarulhos 01/08 Grupo de Leitura da Bibliografia indicada Cláudia Araújo e Thais Mariê Unifesp Campus Guarulhos 08/08 Ideologia Douglas Rodrigues Unifesp Campus Guarulhos 09/08 Ideologia Douglas Rodrigues Unifesp Campus Guarulhos 15/08 Grupo de Leitura da Bibliografia indicada Cláudia Araújo e Thais Mariê Unifesp Campus Guarulhos 22/08 Alienação e Emancipação Deivison Faustino Unifesp Campus Guarulhos 23/08 Alienação e Emancipação Deivison Faustino Unifesp Campus Guarulhos 29/08 ou 05/09 Conferência de Encerramento: Raça e classe no Brasil de Lula III Marcos Queiroz Virgínia Fontes Unifesp

Referências (bibliográficas e outras): MARX, Karl. ¿Trabalho estranhado e propriedade privada¿ e ¿Propriedade privada e comunismo¿. In: ____. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004 pp. 79-90 e 103-114. MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Hucitec, 1999. MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011 Karl Marx - O capital. Livro I: Capítulos 1, 2,3, 23, 24 e 25. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013, pp. 113-124.

Modo e Critérios de avaliação: Avaliação contínua e produção de vídeo curto ao final do curso.

Estratégias de Divulgação: Divulgação nos canais internos da Unifesp e nas redes sociais.

Recursos didáticos: Gravação das aulas na plataforma Googlemeet caso necessário.

Ementa: O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento e o grupo de pesquisa LAROYÊ ¿ Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras do Programa de Pós-graduação em Educação da Unifesp-Campus Guarulhos apresenta o seu Curso de Extensão: Introdução temática ao pensamento marxista. O objetivo dos encontros é apresentar conceitos nodais do pensamento marxista tal como foram propostos pelo autor estabelecendo um diálogo entre esses conceitos e a produção contínua da desigualdade brasileira. O curso acontecerá entre os meses de junho a agosto de 2024 no formato híbrido. Encontros presenciais ocorrerão no Campus Guarulhos e/ou outros locais previamente identificados, encontros virtuais acontecerão pela plataforma Google Meet. O curso é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação da Unifesp.