SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25404 - Atualização em Metodologia Científica (on-line)
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Carga horária: Total: 20 horas Síncronas/ 10h Assíncronas = 30 Horas Total Horário: 19:30h às 21:30:00h (quartas -feiras) OBJETIVO: Incentivar e orientar o profissional na busca do conhecimento científico, que o possibilite a conceituar ciência e conhecimento científico; identificar as etapas do método científico e caracterizar os passos do processo de pesquisa; identificar os diferentes tipos de desenho pesquisa clinica, conhecendo as características e as etapas e formular corretamente o problema, as hipóteses e os objetivos de cada desenho de pesquisa para poder planejar, desenvolver e analisar criticamente trabalhos de investigação científica; Capacitar o participante para organização, sistematização e desenvolvimento e analise de banco de dados de pesquisa na área da saúde. EMENTA: Etapas do processo de pesquisa científica, incluindo o planejamento, desenvolvimento e análise crítica de trabalhos de investigação científica. Tipos de desenho de pesquisa clínica, com ênfase na identificação de suas características e etapas. Formulação adequada de problemas, hipóteses e objetivos de pesquisa. Incentivo e orientação na busca por conhecimento científico nas bases de dados para aprimorar a capacidade de conceituar ciência e conhecimento científico. Organização, sistematização e desenvolvimento e análise de banco de dados de pesquisa na área da saúde. MÉTODOLOGIA DE ENSINO: Aulas síncronas tele presenciais que permitirão uma interação com o palestrante sobre um tema abordado. Atividades assíncronas disponíveis na sala aula Google Classroom criada especificamente para este curso. Os conteúdos das aulas, assim como, todos os materiais necessários para as atividades assíncronas ficarão disponíveis na sala de aula Google Classroom. PLATAFORMA UTILIZADA Uso da PLATAFORMA STREAMYARD - transmissão Pelo canal do YouTube ProEC CONTEÚDO: Os conteúdos abordados serão: ¿ Pergunta da pesquisa e busca em Bases de Dados e: Operadores booleanos e símbolos, Bases de dados bibliográficas: PubMed, BVS, Scopus e Web of Science. ¿ Desenho de estudos clínicos/ registros clínicos/conflitos de interesse. ¿ Interpretando revisão sistemática e metanálise. ¿ Sistematização e organização de dados de pesquisa em saúde: estrutura e organização da informação de dados de pesquisa na área da saúde. ¿ Estatística ¿ conceitos para o desenvolvimento de um banco de dados em Saúde ¿ Uso e aplicações do banco de dados RedCap: introdução ao RedCap, criação de questionário, estrutura Longitudinal e Formulários repetido: gerenciamento de Formulário: Inclusão de Usuário, inclusão de dados, gerando estatísticas básicas, exportação e importação de banco de dados, identificando falhas de digitação/coleta com auxílio dos relatórios estratificados (filtros). ¿ Como criar e gerenciar o banco de dados da pesquisa ¿ RedCap ¿ Como escrever o artigo científico ¿ Análise crítica artigo cientifico ¿ Conexão entre inteligência artificial e publicação cientifica: Desafios, Oportunidades e Transformações CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE APROVEITAMENTO: Será aprovado o participante que tiver frequência igual ou superior a 80% nas aulas síncronas.

Objetivos e Resultados Esperados: Incentivar e orientar o profissional na busca do conhecimento científico, que o possibilite a conceituar ciência e conhecimento científico; identificar as etapas do método científico e caracterizar os passos do processo de pesquisa; identificar os diferentes tipos de desenho pesquisa clinica, conhecendo as características e as etapas e formular corretamente o problema, as hipóteses e os objetivos de cada desenho de pesquisa para poder planejar, desenvolver e analisar criticamente trabalhos de investigação científica; Capacitar o participante para organização, sistematização e desenvolvimento e analise de banco de dados de pesquisa na área da saúde. Ao final da disciplina, os participantes devem ser capazes de: Dominar as etapas do método científico Realizar o processo de pesquisa científica Reconhecer os tipos de desenhos de pesquisa clínica Formular problemas, hipóteses e objetivos de pesquisa Organização, sistematização e desenvolvimento e análise de banco de dados de pesquisa na área da saúde Desenvolvimento pensamento crítico na avaliação de estudos científicos.

Justificativas: A tomada de decisão na prática clínica deve ser baseada em evidências científicas, independentemente da área de atuação. A prática baseada em evidência agrega o melhor conhecimento científico, com a experiência clínica do profissional e a escolha do paciente, resultando em uma maior resolutividade na assistência em saúde. Nesse contexto, as informações que a metodologia cientifica oferece orienta na busca do conhecimento científico, possibilita a conceituar a ciência; identificar as etapas do método científico e caracterizar os passos do processo de pesquisa; identificar os diferentes tipos de estudo, e formular corretamente o problema, as hipóteses e os objetivos de pesquisa para poder planejar, desenvolver pesquisa cientifica. Além disso, oferece ferramentas para minimizar o grau de incerteza sobre a situação de saúde, dando suporte ao processo de tomada de decisão na prática clinica.

Metodologias: Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com encontros síncronos e assíncronos.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Os conteúdos abordados serão: ¿ Pergunta da pesquisa e busca em Bases de Dados e: Operadores booleanos e símbolos, Bases de dados bibliográficas: PubMed, BVS, Scopus e Web of Science. ¿ Desenho de estudos clínicos/ registros clínicos/conflitos de interesse. ¿ Interpretando revisão sistemática e metanálise. ¿ Sistematização e organização de dados de pesquisa em saúde: estrutura e organização da informação de dados de pesquisa na área da saúde. ¿ Estatística ¿ conceitos para o desenvolvimento de um banco de dados em Saúde ¿ Uso e aplicações do banco de dados RedCap: introdução ao RedCap, criação de questionário, estrutura Longitudinal e Formulários repetido: gerenciamento de Formulário: Inclusão de Usuário, inclusão de dados, gerando estatísticas básicas, exportação e importação de banco de dados, identificando falhas de digitação/coleta com auxílio dos relatórios estratificados (filtros). ¿ Como criar e gerenciar o banco de dados da pesquisa ¿ RedCap ¿ Como escrever o artigo científico ¿ Conexão entre inteligência artificial e publicação cientifica: Desafios, Oportunidades e Transformações

Referências (bibliográficas e outras): Lawton JS, Tamis-Holland JE, Bangalore S, Bates ER, Beckie TM, Bischoff JM, Bittl JA, Cohen MG, DiMaio JM, Don CW, Fremes SE, Gaudino MF, Goldberger ZD, Grant MC, Jaswal JB, Kurlansky PA, Mehran R, Metkus TS Jr, Nnacheta LC, Rao SV, Sellke FW, Sharma G, Yong CM, Zwischenberger BA. 2021 ACC/AHA/SCAI Guideline for Coronary Artery Revascularization: Executive Summary: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Joint Committee on Clinical Practice Guidelines. Circulation. 2022 Jan 18;145(3):e4-e17. doi: 10.1161/CIR.0000000000001039. Epub 2021 Dec 9. Erratum in: Circulation. 2022 Mar 15;145(11):e771. PMID: 34882436. 2021 ACC/AHA/SCAI Guideline for Coronary Artery Revascularization: Executive Summary: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Joint Committee on Clinical Practice Guidelines. Writing Committee Members; Lawton JS, Tamis-Holland JE, Bangalore S, Bates ER, Beckie TM, Bischoff JM, Bittl JA, Cohen MG, DiMaio JM, Don CW, Fremes SE, Gaudino MF, Goldberger ZD, Grant MC, Jaswal JB, Kurlansky PA, Mehran R, Metkus TS Jr, Nnacheta LC, Rao SV, Sellke FW, Sharma G, Yong CM, Zwischenberger BA.J Am Coll Cardiol. 2022 Jan 18;79(2):197-215. doi: 10.1016/j.jacc.2021.09.005. Epub 2021 Dec 9.PMID: 34895951 2021 ACC/AHA/SCAI Guideline for Coronary Artery Revascularization: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Joint Committee on Clinical Practice Guidelines.Writing Committee Members; Lawton JS, Tamis-Holland JE, Bangalore S, Bates ER, Beckie TM, Bischoff JM, Bittl JA, Cohen MG, DiMaio JM, Don CW, Fremes SE, Gaudino MF, Goldberger ZD, Grant MC, Jaswal JB, Kurlansky PA, Mehran R, Metkus TS Jr, Nnacheta LC, Rao SV, Sellke FW, Sharma G, Yong CM, Zwischenberger BA.J Am Coll Cardiol. 2022 Jan 18;79(2):e21-e129. doi: 10.1016/j.jacc.2021.09.006. Epub 2021 Dec 9.PMID: 34895950 2021 ACC/AHA/SCAI Guideline for Coronary Artery Revascularization: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Joint Committee on Clinical Practice Guidelines.Lawton JS, Tamis-Holland JE, Bangalore S, Bates ER, Beckie TM, Bischoff JM, Bittl JA, Cohen MG, DiMaio JM, Don CW, Fremes SE, Gaudino MF, Goldberger ZD, Grant MC, Jaswal JB, Kurlansky PA, Mehran R, Metkus TS Jr, Nnacheta LC, Rao SV, Sellke FW, Sharma G, Yong CM, Zwischenberger BA.Circulation. 2022 Jan 18;145(3):e18-e114. doi: 10.1161/CIR.0000000000001038. Epub 2021 Dec 9. Harris PA, Taylor R, Thielke R, Payne J, Gonzalez N, Conde JG. Research electronic data capture (REDCap)--a metadata-driven methodology and workflow process for providing translational research informatics support. J Biomed Inform. 2009 Apr;42(2):377-81. doi: 10.1016/j.jbi.2008.08.010. Epub 2008 Sep 30. PubMed PMID: 18929686; PubMed Central PMCID: PMC2700030. Kragelund SH, Kjærsgaard M, Jensen-Fangel S, Leth RA, Ank N. Res arch Electronic Data Capture (REDCap®) used as an audit tool with a built-in database. J Biomed Inform. 2018 May;81:112-118. doi:10.1016/j.jbi.2018.04.005. Epub 2018 Apr 9. PubMed PMID: 29649526. Sites recomendados: https://www.equator-network.org/ https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf https://cep.unifesp.br/

Modo e Critérios de avaliação: Será aprovado o participante que tiver frequência igual ou superior a 80% nas aulas síncronas.

Estratégias de Divulgação: Principais plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. Site institucional da UNIFESP e disciplina de cirurgia cardiovascular da UNIFESP. Lista de transmissão de Wattsapp.

Recursos didáticos: Aulas síncronas tele presenciais que permitirão uma interação com o professor sobre um tema abordado. Atividades assíncronas disponíveis na sala aula Google Classroom criada especificamente para esta disciplina. Os conteúdos das aulas, assim como, todos os materiais necessários para as atividades assíncronas (teóricas e práticas) ficarão disponíveis na sala de aula Google Classroom.

Ementa: Etapas do processo de pesquisa científica, incluindo o planejamento, desenvolvimento e análise crítica de trabalhos de investigação científica. Tipos de desenho de pesquisa clínica, com ênfase na identificação de suas características e etapas. Formulação adequada de problemas, hipóteses e objetivos de pesquisa. Incentivo e orientação na busca por conhecimento científico nas bases de dados para aprimorar a capacidade de conceituar ciência e conhecimento científico. Organização, sistematização e desenvolvimento e analise de banco de dados de pesquisa na área da saúde.