25431 - BASES TÉCNICAS DA CIRURGIA GERAL - HANDS ON
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Carga horaria: 36 horas Objetivo :Capacitar profissionais da residência médica, de todos os anos, acerca dos princípios básicos de cirurgia, desde a antissepsia até as anastomoses mais utilizadas em Cirurgia Geral, fornecendo-lhes conhecimentos baseados em evidência cientifica/prática, para que possam desempenhar com segurança e eficiência suas funções em todas as etapas do processo. Ementa: Capacitação dos profissionais da residência médica nos princípios fundamentais de cirurgia geral, abrangendo desde técnicas de antissepsia até as anastomoses mais comuns. O curso fornecerá conhecimentos embasados em evidências científicas e práticas, visando habilitar os participantes a desempenhar suas funções com segurança e eficiência em todas as etapas do processo cirúrgico. Critério de Avaliação; Será aprovado o participante que tiver frequência igual ou superior a 80% nas aulas práticas; Avaliação contínua dos participantes durante as aulas praticas. Conteúdo programático: : ATOS OPERATÓRIOS FUNDAMENTAIS: DIERESE, HEMOSTASIA E SINTESE ESCOVAÇÃO DAS MÃOS E PARAMENTAÇÃO EM CIRURGIAS INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS E MONTAGEM DE MESA CIRÚRGICA NÓS CIRÚRGICOS E SUTURAS GERAIS FIOS E NÓS CIRÚRGICOS FIOS E NÓS CIRÚRGICOS EM CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA FIOS E NÓS E CIRURGIA CARDIOVASCULAR IMERÇÃO EM CIRURGIA GERAL EM TEMPO REAL ¿ USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Objetivos e Resultados Esperados: Objetivos; Capacitar profissionais da residência médica, de todos os anos, acerca dos princípios básicos de cirurgia, desde a antissepsia até as anastomoses mais utilizadas em Cirurgia Geral, fornecendo-lhes conhecimentos baseados em evidência cientifica/prática, para que possam desempenhar com segurança e eficiência suas funções em todas as etapas do processo. Resultados Esperados: Os residentes serão proficientes em técnicas cirúrgicas básicas, incluindo antissepsia e anastomoses, demonstrando habilidade e precisão.
Justificativas: A capacitação dos profissionais da residência médica nos princípios básicos da cirurgia geral é essencial para garantir a qualidade e segurança dos cuidados cirúrgicos prestados aos pacientes. Este curso se justifica pela necessidade de proporcionar aos residentes uma base sólida de conhecimento e habilidades práticas que lhes permitam desempenhar suas funções de maneira segura e eficiente em todas as etapas do processo cirúrgico. Dessa forma, investir na capacitação dos residentes com BASES TÉCNICAS DA CIRURGIA GERAL é uma medida que promove tanto a qualidade dos cuidados aos pacientes quanto o desenvolvimento profissional dos médicos em formação. Método de ensino: Aulas teóricas dialogadas presenciais que permitirão uma interação com o palestrante sobre um tema abordado; Aulas práticas em laboratório - hands-on, onde os participantes terão a oportunidade de praticar as técnicas cirúrgicas sob a supervisão de instrutores experientes Critério de avaliação: Será aprovado o participante que tiver frequência igual ou superior a 80% nas aulas práticas.
Metodologias: Aulas teóricas dialogadas presenciais que permitirão uma interação com o palestrante sobre um tema abordado. - Aulas práticas em laboratório - hands-on, onde os participantes terão a oportunidade de praticar as técnicas cirúrgicas sob a supervisão de instrutores experientes. Essas sessões permitirão que os participantes desenvolvam habilidades práticas e recebam feedback imediato sobre seu desempenho.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Os conteúdos abordados serão: ATOS OPERATÓRIOS FUNDAMENTAIS: DIERESE, HEMOSTASIA E SINTESE ESCOVAÇÃO DAS MÃOS E PARAMENTAÇÃO EM CIRURGIAS INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS E MONTAGEM DE MESA CIRÚRGICA NÓS CIRÚRGICOS E SUTURAS GERAIS FIOS E NÓS CIRÚRGICOS FIOS E NÓS CIRÚRGICOS EM CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA FIOS E NÓS E CIRURGIA CARDIOVASCULAR IMERÇÃO EM CIRURGIA GERAL EM TEMPO REAL ¿ USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Referências (bibliográficas e outras): 1. F.A.Marcelo. O Ensino de técnica operatória na graduação e na residência médica. Ribeirão Preto. 2011; 2. E. Mohamed. Best teaching practices in anatomy education: A critical review. Australia. 2016; 3. S. David. Cognitivism and Psychomotor skills in surgical training: from theory to practice. Australia. 2018.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Será aprovado o participante que tiver frequência igual ou superior a 80% nas aulas práticas.
Estratégias de Divulgação: Site institucional da UNIFESP e Departamento de Cirurgia ¿ Disciplina de cirurgia cardiovascular, Grupo de Cirurgia Geral (Gastro Geral) - UNIFESP. Lista de transmissão de WhatsApp.
Recursos didáticos: -Recursos de multimídia/audiovisuais e digital para reforçar aprendizado; -Estações de treinamento equipadas com instrumentos cirúrgicos e materiais necessários para a prática das técnicas cirúrgicas.
Ementa: Capacitação dos profissionais da residência médica nos princípios fundamentais de cirurgia geral, abrangendo desde técnicas de antissepsia até as anastomoses mais comuns. O curso fornecerá conhecimentos embasados em evidências científicas e práticas, visando habilitar os participantes a desempenhar suas funções com segurança e eficiência em todas as etapas do processo cirúrgico.