SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25473 - Design Universal para Aprendizagem (DUA) e Trabalho Colaborativo para a inclusão no Ensino Médio
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Este curso propõe uma formação em serviço, numa abordagem de pesquisa colaborativa e pautada em princípios do Design Universal para Aprendizagem, para docentes do Ensino Médio, com a finalidade de desenvolver práticas pedagógicas colaborativas que atendam às diversas necessidades dos estudantes, numa perspectiva inclusiva.

Objetivos e Resultados Esperados: 1. Analisar a relevância dos princípios do DUA para aplicação na prática educacional em seu contexto escolar. 2. Produzir atividades pedagógicas baseadas no DUA para o contexto inclusivo. 3. Examinar a aplicabilidade de estratégias de trabalho colaborativo para o contexto escolar; 4. Desenvolver uma proposta de trabalho colaborativo para aplicabilidade na comunidade escolar. 5. Avaliar criticamente a eficácia do curso em relação às expectativas de formação continuada numa perspectiva inclusiva. Resultado esperado: O curso oferece uma oportunidade única para os professores aprimorarem suas práticas pedagógicas, desenvolverem habilidades colaborativas e promoverem a inclusão de todos os alunos em seus ambientes escolares.

Justificativas: A proposta tem como justificativa a chegada e a necessidade de inclusão de alunos Público Alvo da Educação Especial no Ensino Médio, que por se tratar da última etapa da educação básica, tem suas peculiaridades. Entre as principais demandas para a efetivação dessa inclusão, situa-se a formação docente, tão necessária e historicamente negligenciada. Diante dessa realidade e partindo da premissa de que para tornar a escola inclusiva, os seus atores precisam considerar uma reformulação de espaços, práticas e currículos, compreende-se como urgente e relevante uma formação docente construída colaborativamente, e com a participação dos próprios atores. Sendo esta pautada no levantamento das reais necessidades dos professores para a efetivação da inclusão.

Metodologias: Serão utilizadas as seguintes estratégias didático-metodológicas: 1. Aulas online mediadas pela professora formadora, e desenvolvidas de forma dialógica e integrada ao contexto educacional dos participantes; 2. Estudo de Casos: Apresentação de casos reais e fictícios que exemplifiquem a aplicação dos princípios do DUA na prática educacional. Os participantes analisam esses casos e discutem sua relevância e aplicabilidade em seu próprio contexto escolar; 3. Desenvolvimento Colaborativo de Atividades: Promoção de trabalhos em grupos, em que os participantes colaboram na criação de atividades pedagógicas baseadas no DUA. Estas atividades promoverão a troca de ideias, a co-criação e a adaptação de recursos para atender às necessidades dos alunos com diferentes estilos e ritmos de aprendizagem; 4. Oficinas de Trabalho Colaborativo: Oficinas práticas onde os participantes possam experimentar e refletir sobre diferentes estratégias de trabalho colaborativo. Eles podem explorar métodos de cooperação, compartilhar recursos e discutir como essas estratégias podem ser aplicadas em seu contexto escolar. 5. Desenvolvimento Colaborativo de projetos: elaboração de projetos colaborativos que envolvam a equipe escolar, considerando professores, gestão pedagógica e administrativa e estudantes. Esses projetos podem abordar questões relevantes para a inclusão e promover a colaboração e o engajamento de todos os envolvidos. 6. Avaliação Formativa e Reflexiva: Uso do diário de bordo ao longo do curso, em que os participantes avaliam criticamente sua própria prática em relação aos princípios do DUA e às estratégias colaborativas. Incentivo à autoavaliação e a identificação de áreas de melhoria e crescimento contínuo. 7. Avaliação crítica do curso, por meio de um formulário digital, considerando a sua eficácia para a formação continuada numa perspectiva inclusiva. ( Questões objetivas e subjetivas). 8. Ampliação de rede de suporte colaborativa, com a utilização de tecnologias e recursos digitais ( A rede se encontra em desenvolvimento preliminar)

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Educação Inclusiva; Design Universal para Aprendizagem; Trabalho Colaborativo; Inclusão Escolar no Ensino Médio.

Referências (bibliográficas e outras): AGOSTINI, A. de J. A.; RENDERS, E. C. C. Formação de professores a partir das práticas inclusivas e design universal para aprendizagem. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 488-505, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8759. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8759. Acesso em: 3 nov. 2023. CAST. Universal Design for Learning (UDL). Massachusetts,2023. Disponível em: https://www.cast.org/impact/universal-design-for-learning-udl. Acesso em: 16/11/2023. CAST. Universal Design for learning guidelines version 2.2. Massachusetts, 2018. Disponível em: https://udlguidelines.cast.org/. Acesso em 16/11/2023. MENDES, Rodrigo Hübner (Org.). Educação Inclusiva na Prática: Experiências que ilustram como podemos acolher todos e perseguir altas expectativas para cada um. São Paulo: Fundação Santillana, 2020. Disponível em: https://fundacaosantillana.org.br/publicacao/educacao-inclusiva-na-pratica/ MIRANDA , F. L. A.; PINO , J. C. D. O desafio de transformar experiências individuais em práticas coletivas: perspectivas para a efetiva inclusão escolar. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 295¿315, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p295-315.id130. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/616 . Acesso em: 11 fev. 2023. MOTTA, Thalita Cunha; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; LEMOS, Elizama. POLÍTICA DE EXTENSÃO NA PERSPECTIVA COLABORATIVA PELA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 14, p. e6885, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.6885. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6885. Acesso em: 27 mar. 2024. PIMENTEL, S. C.Formação de professores para a inclusão: Saberes necessários e percursos formativos. In: O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares/ Theresinha Guimarães Miranda, Teófilo Alves Galvão Filho (org.). Salvador, Edufba, 2012. Disponível em: https://edufba.ufba.br/livros-publicados/o-professor-e-educacao-inclusiva-formacao-praticas-e-lugares. Acesso em 11 abr. 2023. SEBASTIÁN-HEREDERO, E.; MOREIRA, S. F. da C.; MOREIRA, F. R. Práticas educativas pautadas no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1904¿1925, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.17087. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17087. Acesso em: 16/11/2023.

Modo e Critérios de avaliação: Propõe-se a avaliação participativa, por meio dos seguintes critérios: Participação ativa e colaborativa nas atividades e discussões; Auto-avaliação com a identificação de áreas de melhoria e crescimento contínuo. Avaliação do curso. Frequência mínima de 75% dos encontros.

Estratégias de Divulgação: Site da Proec e contato direto com as escolas participantes.

Recursos didáticos: Textos digitais, vídeos, ferramentas digitais interativas, plataforma virtual (Moodle), jogos educacionais, simulações, apresentações multimídia e atividades práticas.

Ementa: Este curso propõe uma formação em serviço, numa abordagem de pesquisa colaborativa e pautada em princípios do Design Universal para Aprendizagem, para docentes do Ensino Médio, com a finalidade de desenvolver práticas pedagógicas colaborativas que atendam às diversas necessidades dos estudantes, numa perspectiva inclusiva.