SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25483 - REDUÇÃO DE DANOS E USO DE DROGAS: CUIDADOS EM DEFESA DA VIDA.
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Revisitar e atualizar os participantes sobre os aspectos históricos, filosóficos-teóricos e práticos da Redução de Danos relacionados a prevenção, tratamento e acolhimento de usuários de substâncias psicoativas no mundo e Brasil. A Redução de Danos (RD) é uma filosofia de cuidado baseada em práticas europeias de cuidado e movimento de usuários de substâncias psicoativas desde 1926.Ganhou força no Brasil no final da década de 1980 e a partir de 2003, incluída como diretriz da politica nacional de saúde mental as pessoas usuárias de substâncias. Embora considerada como uma proposta ético-clinica-politica baseada em direitos humanos e autonomia das pessoas, por mais de 30 anos no país, ainda é considerada equivocamente pelas políticas proibicionistas de saúde vigentes no país a partir de 2016 como ¿incentivo¿ ao consumo de substâncias. Neste sentido é de fundamental importância que gestores e trabalhadores das diversas áreas do conhecimento envolvidos com saúde humanitária em relação ao acolhimento, ética de cuidado em liberdade de usuários substanciais, possam revisitar, reconhecer e defender a trajetória desta prática no Brasil, viabilizando o cuidado amplo nas práticas das ações em diferentes contextos.

Objetivos e Resultados Esperados: Objetivos: Revisitar e atualizar os participantes sobre os aspectos históricos, filosóficos-teóricos e práticos da Redução de Danos relacionados a prevenção, tratamento e acolhimento de usuários de substâncias psicoativas no mundo e Brasil.

Justificativas: Justificativas: A Redução de Danos (RD) é uma filosofia de cuidado baseada em práticas europeias de cuidado e movimento de usuários de substâncias psicoativas desde 1926.Ganhou força no Brasil no final da década de 1980 e a partir de 2003, incluída como diretriz da politica nacional de saúde mental as pessoas usuárias de substâncias. Embora considerada como uma proposta ético-clinica-politica baseada em direitos humanos e autonomia das pessoas, por mais de 30 anos no país, ainda é considerada equivocamente pelas políticas proibicionistas de saúde vigentes no país a partir de 2016 como ¿incentivo¿ ao consumo de substâncias. Neste sentido é de fundamental importância que gestores e trabalhadores das diversas áreas do conhecimento envolvidos com saúde humanitária em relação ao acolhimento, ética de cuidado em liberdade de usuários substanciais, possam revisitar, reconhecer e defender a trajetória desta prática no Brasil, viabilizando o cuidado amplo nas práticas das ações em diferentes contextos.

Metodologias: Este curso de extensão acontecerá de forma remota (online, via plataforma Google Meet) em 15 aulas com 4 horas de duração cada uma, totalizando 60 horas de curso. As aulas serão ministradas semanalmente. O material pedagógico será de acesso livre sugeridos pelos professores aos participantes para que estes possam efetuar suas reflexões críticas e leituras sobre temas específicos abordados em aula.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Aula 1- 31/07- Redução de Danos e uso de substâncias psicoativas: Do que estamos falando? Aula 2- 07/08- Redução de Danos no Brasil: avanços e retrocessos Aula 3- 14/08- As três ondas da Redução de Danos no Brasil Aula 4- 21/08 - Redução de Danos e a interface com a Bioética Aula 5- 28/08- O movimento de redução de danos no Brasil Aula 6- 04/09- Rede Brasileiro de Redução de Danos e direitos humanos Aula 7- 11/09- História e experiências na construção da RD Aula 8- 18/09- Centro de Convivência é de Lei Aula 9- 25/09- Redução de Danos: da punição cuidado em liberdade Aula 10- 02/10- Impactos do proibicionismo na saúde mental: Comunidades terapêuticas Aula 11- 09/10- 30 anos de Redução de Danos no Brasil: de onde viemos para onde vamos? Aula 12- 16/10-Tratamento com Cannabis como terapia e Redução de Danos Aula 13- 23/10- Uso de substâncias e prevenção sob a perspectiva da Redução de Danos Aula 14- 30/10- Redução de Danos: Ampliação da vida e materialização de direitos Aula 15- 06/11- Clinica Política e Redução de Danos

Referências (bibliográficas e outras): Regina Figueirdo e Celi Cavallari (Orgs): v.21 n.2 (2020). Drogas e 30 anos de Redução de Danos. Disponível para download. Marcelo Sodelli: Uso de Drogas e Prevenção: da desconstrução da postura proibicionista às ações redutoras de vulnerabilidade. (2010). Editora Iglu. G.Alan Marlatt. (1999). Redução de Danos Estratégias práticas para lidar com comportamentos. Artes Médicas Porto Alegre. Fabio Mesquita. Dar oportunidade de vida ao usuário de drogas injetáveis: polêmica nacional. In: Bastos FI; Mesquita F; Marques LF (orgs). Troca de seringas: ciência, debate e saúde pública. Brasília. Ministério da Saúde, (1998) p.101-112. `Curso SUPERA: materiais disponíveis através do site https://www.supera.org.br/material/ De Micheli, D, et al. (2014). Neurociências do abuso de drogas na adolescência: o que sabemos. Ed. Atheneu

Modo e Critérios de avaliação: Será solicitado que os participantes redijam um texto científico sobre um dos temas vistos em aula.

Estratégias de Divulgação: Catálogos de cursos da unifesp e redes sociais.

Recursos didáticos: Internet.

Ementa: Objetivos: Revisitar e atualizar os participantes sobre os aspectos históricos, filosóficos-teóricos e práticos da Redução de Danos relacionados a prevenção, tratamento e acolhimento de usuários de substâncias psicoativas no mundo e Brasil. Justificativas: A Redução de Danos (RD) é uma filosofia de cuidado baseada em práticas europeias de cuidado e movimento de usuários de substâncias psicoativas desde 1926.Ganhou força no Brasil no final da década de 1980 e a partir de 2003, incluída como diretriz da politica nacional de saúde mental as pessoas usuárias de substâncias. Embora considerada como uma proposta ético-clinica-politica baseada em direitos humanos e autonomia das pessoas, por mais de 30 anos no país, ainda é considerada equivocamente pelas políticas proibicionistas de saúde vigentes no país a partir de 2016 como ¿incentivo¿ ao consumo de substâncias. Neste sentido é de fundamental importância que gestores e trabalhadores das diversas áreas do conhecimento envolvidos com saúde humanitária em relação ao acolhimento, ética de cuidado em liberdade de usuários substanciais, possam revisitar, reconhecer e defender a trajetória desta prática no Brasil, viabilizando o cuidado amplo nas práticas das ações em diferentes contextos Metodologia Este curso de extensão acontecerá de forma remota (online, via plataforma Google Meet) em 15 aulas com 4horas de duração cada uma, totalizando 60horas de curso. As aulas serão ministradas semanalmente. O material pedagógico será de acesso livre sugeridos pelos professores aos participantes para que estes possam efetuar suas reflexões críticas e leituras sobre temas específicos abordados em aula.