SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25565 - Fortalecendo a base Matemática
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Plano de ensino: Este curso vem com o objetivo de se somar às estratégias para melhorar o processo ensino-aprendizagem da disciplina Cálculo, que faz parte dos primeiros anos letivos dos cursos da área de ciências exatas e da terra, e das engenharias em geral. Nosso público alvo são estudantes de graduação que estão matriculados em cursos da área de exatas e engenharias e que queiram aprender um pouco mais da linguagem matemática básica envolvida no processo de definição e aplicação das funções de uma variável real nos mais diversos ramos da ciência.

Objetivos e Resultados Esperados: Objetivos: Oportunizar uma revisão de conceitos do ensino básico com foco no entendimento do Cálculo. Estabelecer conceitos e linguagem matemática, necessários para o entendimento das principais ideias do Cálculo e diminuir a distância entre a forma como os conteúdos de matemática do ensino básico são abordados e a forma como estes são requisitados em um curso de Cálculo. Resultados esperados: Esperamos que ao final os estudantes estejam familiarizados com os resultados e linguagem matemática relacionados ao tópico funções de uma variável real, com foco no aprendizado das ideias do Cálculo. Além disso, esperamos que os estudantes tenham a capacidade de construir suas respostas pautados em uma linha de raciocínio lógico-dedutiva que os possibilite justificar suas afirmações, utilizando uma base teórica confiável.

Justificativas: Justificativa: A disciplina Cálculo em uma variável está entre as disciplinas mais desafiadoras para os estudantes que pretendem seguir carreiras dentro das ciências exatas e da terra. Esta envolve um volume grande de conceitos e linguagem provindas do ensino básico, e que não fazem parte do diálogo popular. Além disso, temos uma grande mudança de paradigma entre a forma de estudar para ter acesso às universidades brasileiras e a forma de estudar para se manter nestas. Neste curso pretendemos diminuir a distância entre a forma como os conteúdos de matemática do ensino básico são abordados e a forma como estes são requisitados em um curso de Cálculo, fazendo com que os estudantes possam aproveitar melhor as aulas e se sintam mais motivados ao aprofundamento.

Metodologias: Metodologia: Usaremos em maior parte a metodologia tradicional, com aulas expositivas para apresentação de modelos, atividades individuais e/ou em grupo e acompanhamento mais próximo para investigação do erro.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Conteúdo programático: Conjunto dos números reais: definição e operações. Valor absoluto. Equações de primeiro grau. Equações de segundo grau. Inequações de primeiro e segundo grau. Funções Polinomiais. Funções racionais. Exponenciais e logaritmos. Funções exponenciais e logarítmicas. Limites: limites laterais, continuidade, limites do infinito e limites infinitos.

Referências (bibliográficas e outras): Referências: STEWART, James. Cálculo. Volume 1, 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. THOMAS, George; WEIR, Maurice; HASS, Joel. Cálculo. Volume 1. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2014. MEDEIROS, Valéria Zuma. Pré-cálculo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Modo e Critérios de avaliação: Modo e critérios de avaliação: Os estudantes devem participar de pelo menos 75% dos encontros para que possam ser aprovados receber certificado de participação. A avaliação dos estudantes será também feita por meio da entrega de resoluções de exercícios indicados pelo docente e pela sua participação nas aulas.

Estratégias de Divulgação: Estratégias de divulgação: Divulgaremos este por meio de arte visual compartilhada por email com estudantes da UNIFESP e também com coordenações de cursos das universidades da Região (IFSP- São José dos Campos e Jacareí, UNIVAP, Anhembi Morumbi, UNIVESP, UNIP, UNITAU), além de divulgar a arte planejada por meio do Instagram e da página da instituição.

Recursos didáticos: Recursos didáticos: Utilizaremos os livros indicados nas referências, listas de exercícios organizadas por meio do nível de dificuldade, além de retroprojetor para exposição de sites com programas iterativos que auxiliem na interpretação geométrica de alguns conceitos.

Ementa: Conjunto dos números reais: definição e operações. Valor absoluto. Equações de primeiro grau. Equações de segundo grau. Inequações de primeiro e segundo grau. Funções Polinomiais. Funções racionais. Exponenciais e logaritmos. Funções exponenciais e logarítmicas. Funções trigonométricas. Limites: limites laterais, continuidade, limites do infinito e limites infinitos.