SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25573 - Escola, Território e Ensino de Geografia: Diálogos entre Políticas Educacionais, Prática Docente e Sujeitos Escolares
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: EMENTA Compreender os aspectos demarcadores da organização da educação no Brasil, investigando arranjos federativos e a ação das políticas educacionais ao longo da história da estruturação do ensino. Examinar políticas curriculares vigentes no país e sua relação com as desigualdades educacionais, com a produção de materiais didáticos e de diferentes práticas docentes em distintos contextos escolares. Reconhecer a relação entre escola, políticas públicas e território.

Objetivos e Resultados Esperados: OBJETIVOS: GERAIS: ¿ Compreender as características geo-históricas da organização da educação no Brasil ¿ Reconhecer os arranjos federativos atuantes sobre o sistema público de ensino no Brasil, compreendendo seus impactos sobre o cotidiano escolar. ¿ Relacionar as desigualdades socioespaciais e estruturais brasileiras às desigualdades educacionais no Brasil ¿ Compreender a dinâmica de funcionamento institucional das escolas e as diferentes práticas docentes em Geografia à luz das políticas curriculares no Brasil ESPECÍFICOS: ¿ Discutir os demarcadores geo-históricos e legais da organização do ensino no Brasil ¿ Relacionar as políticas territoriais e setoriais brasileiras à estrutura e funcionamento da educação pública no Brasil. ¿ Compreender a dinâmicas de produção das políticas curriculares em Geografia no Brasil e suas reverberações na produção das práticas docentes e dos arranjos institucionais da escola pública no Brasil.

Justificativas: O curso visa proporcionar aos professores de Educação Básica, Estudantes licenciandos ou aos pesquisadores da área instrumentos teóricos e práticos que os auxiliem na compreensão da escola em sua dimensão socioespacial, articulando uma visão sobre a relação entre território, políticas públicas e a organização do ensino no Brasil

Metodologias: Aulas expositivas dialogadas; Debates e rodas de conversa entre os participantes do curso; Análises de leis, reformas curriculares e livros didáticos

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Aspectos histórico-geográficos e legais da organização da educação no Brasil. 2. A tradição escolar e as diferentes escalas da educação como fenômeno espacializado no Brasil: cotidianos, escola, cidade e macropolíticas educacionais no território brasileiro. 3. Arranjos federativos, território e educação: elementos constituintes da escola pública em sua dimensão espacial. 4. A espacialidade da escola pública e a contradição brasileira: elemento de uma geografia da educação. 5. Políticas Curriculares no Brasil, escalas geográficas de ação cidadã e o Ensino da Geografia.

Referências (bibliográficas e outras): BIBLIOGRAFIA ¿ ARAÚJO, Gilda Cardoso de. Direito à Educação Básica: a cooperação entre os entes federados. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 7, p. 231-243, jul./dez. 2010. ¿ ARROYO, Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, Vozes, 2012. ¿ BEZERRA, Amélia Cristina Alves. Cidade e Escola: tecendo os caminhos, os (des)encontros e os horizontes da sala de aula. In: LIMONAD, Ester; BARBOSA, Jorge Luiz (orgs.). Geografias: Reflexões Conceituais, Leituras da Ciência Geográfica, Estudos Geográficos. São Paulo: Editora Max Limonad, 2020. ¿ BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p ¿ BRASIL. Lei 13.005/2014. Plano Nacional de Educação. ¿ BRASIL. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ¿ CABRAL, Thiago Manhães, CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação. 21(1), e184. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/55930 ¿ CASTRO, Iná Elias. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. ¿ ERNICA, Maurício; RODRIGUES, Érica Castilho. Desigualdades educacionais em metrópoles: território, nível socioeconômico, raça e gênero. Rev. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 108, p. 673-697, out. 2009. ¿ FARENZENA, Nalú; LUCE, Maria Beatriz. políticas públicas de educação no Brasil: reconfigurações e ambiguidades. In: MADEIRA, Lígia Mori. Avaliação de Políticas Públicas. Porto Alegre: UFRGS/CEGOV, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/214244/001095326.pdf?sequence=1 ¿ GIORDANI, A.; GIROTTO, E. D.; SOARES, M. de Oliveira. Produzir a política a partir da escola: geografia da educação, docências e espacialidades escolares. Revista da ANPEGE, [S. l.], 2022. DOI: 10.5418/ra2022.v18i36.16308. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/16308. Acesso em: 9 mar. 2024. ¿ GIROTTO, Eduardo Donizeti. DOS PCNS A BNCC: O ENSINO DE GEOGRAFIA SOB O DOMÍNIO NEOLIBERAL. GeoUERJ, [S. l.], n. 30, p. 419¿439, 2016. DOI: 10.12957/geouerj.2017.23781. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/23781. ¿ GIROTTO, Eduardo. D.; OLIVEIRA, Joao Victor Pavesi. Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa. Revista da ANPEGE, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 49¿64, 2021. DOI: 10.5418/ra2021.v17i32.13053. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053. ¿ GOMES, Ângela de Castro. População e Sociedade. In: ______. (org.). Olhando para dentro: 1930-1964). História do Brasil Nação: 1808-2010, v. 4. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. ¿ KADT, J. DE; NORRIS, S. A.; FLEISCH, B.; RICHTER; L.; ALVANIDES, S. Children's daily travel to school in Johannesburg-Soweto, South Africa: geography and school choice in the Birth to Twenty cohort study, Children's Geographies, 12:2, 170-188, 2014. ¿ KOSLINSKI, Mariane Campelo; ALVES, Fátima; LANGE, Wolfram Johannes. Desigualdades educacionais em contextos urbanos: um estudo da geografia de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Rev. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 125, p. 1175-1202, out.-dez. 2013. ¿ KOTOK, S. et al. School Choice, Racial Segregation, and Poverty Concentration: Evidence From Pennsylvania Charter School Transfers. Educational Policy, v. 31, n. 4, p. 415¿447, 1 jun. 2017. ¿ LAFLEUR, J. Locating Chicago¿s charter schools: A socio-spatial analysis. Education Policy Analysis Archives, 24(33). 2016. ¿ LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª edição, revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2012. ¿ LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo. In: _________. Teorias de Currículo. São Paulo, Cortez, 2011. (cap. 1, p. 19-42).

Modo e Critérios de avaliação: 75% de frequência

Estratégias de Divulgação: Meios digitais; redes sociais; Comunicações oficiais

Recursos didáticos: Lousa; Projetor; Caixa de som; Livros Didáticos

Ementa: Compreender os aspectos demarcadores da organização da educação no Brasil, investigando arranjos federativos e a ação das políticas educacionais ao longo da história da estruturação do ensino. Examinar políticas curriculares vigentes no país e sua relação com as desigualdades educacionais, com a produção de materiais didáticos e de diferentes práticas docentes em distintos contextos escolares. Reconhecer a relação entre escola, políticas públicas e território.