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25599 - Orientalismo & História da Ciência
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Curso de extensão online, abordando os seguintes temas: 1. O Orientalismo de Said ¿ contexto histórico e influências teóricas 2. Orientalismo como área de Estudo 3. O Ocidentalismo islâmico 4. A tradução no projeto orientalista 5. As ciências (astronomia, medicina, farmacologia, história, física, agronomia etc) na civilização islâmica 6. Ciências em tradução sob os Omíadas - séc VIII 7. Ciências em tradução e reformulação sob os Abássidas - séc VIII ao XII 8. Ciências em tradução e reformulação no Alandaluz e mundo latino - séc XII 9. O heliocentrismo em discussão de Beijing ao Mali - século XIV 10. Ciência & historiografia nos impérios islâmicos turco, persa e hindu - séc XV - XVII 11. Imperialismo e raptos científicos e historiográficos - XIX 11. Orientalismo como paradigma crítico da Modernidade. 12. Historicidade e alteridade na tradução científica

Objetivos e Resultados Esperados: O curso tem como objetivos apresentar uma visão panorâmica da contribuição islâmica à História da Ciência, considerando diferentes abordagens epistemológicas e historiográficas, de modo a propiciar uma compreensão mais ampla e crítica dos processos histórico-culturais de transmissão, recepção e circulação do conhecimento. Ao focar as traduções científicas no âmbito do Orientalismo acadêmico e sua crítica, visa-se também promover o questionamento de pressupostos eurocêntricos que embasam noções históricas ocidentais relativas aos conceitos de modernidade e progresso científico. Espera-se, com isso, contribuir, para a ampliação das referências e repertórios dos formandos relativos a historiografia e História da Ciência.

Justificativas: O eurocentrismo historiográfico, inerente à academia de modelo ocidental, foi deflagrado pela crítica de Edward Said em sua obra mais conhecida e debatida, Orientalismo ¿ o Oriente como invenção do Ocidente. Nessa obra já clássica, o autor denunciava a assimetria histórica pela qual se costuma representar o mundo sob o binômio civilizacional Ocidente-Oriente. Essa assimetria ideológica implica, como sugere esse autor, em uma perspectiva eurocêntrica que ainda hoje permeia nossa formação acadêmica de modelo ocidental. Por outro lado, atualmente o debate sobre o Orientalismo acadêmico tende a revisar a sua contribuição filológica e historiográfica para a incorporação do Oriente Médio, Ásia Central e Meridional, Norte da África, e regiões historicamente conexas em uma perspectiva universal da História. Essa revisão permite reconhecer a contribuição de diversas civilizações não europeias no desenvolvimento científico moderno, em alternativa ou complemento ao paradigma isolado da Revolução científica para embasar a História da Ciência. No atual estágio do debate internacional, o orientalismo se estabelece então como um paradigma crítico não só da alteridade mas da própria modernidade, e a atualização desse debate é especialmente fecunda no Brasil, sobretudo para as áreas da História, História da Ciência, Estudos Pós-coloniais, Estudos Culturais, Estudos Orientais e Estudos da Tradução.

Metodologias: Aulas online expositivas e interativas, 2 vezes por semana, às 3as e 5as feiras, das 14hs as 17hs, em 10 sessões de aproximadamente 3 horas.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: A obra Orientalismo - contextualização histórica e influências de outros pensadores sobre o autor. Retrospectiva histórica do Orientalismo como área de Estudo e fenômeno ideológico. Panorama histórico da contribuição hindu, árabe, persa, egípcia, andalusina e africana para a História da Ciência sob a égide da civilização islâmica, dos séculos VIII ao XIX. Questões historiográficas e da tradução, tais como periodização, temporalidade, historicidade e alteridade. Impacto e crítica do orientalismo na academia ocidental e formação superior islâmica. Crítica à crítica saidiana. Orientalismo como Teoria da Ciência e Paradigma Crítico.

Referências (bibliográficas e outras): AL AZMEH, Aziz. The times of History. Universal topics in islamic historiography. Budapest/ New York: Central European University Press, 2007. BHABHA, Homi K. The Location of Culture. London/USA/Canada: Routledge, 1994. BRENNAN, Timothy. Places of mind. A life of Edward Said. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2021. GOODY, Jack. O Roubo da História: como europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São Paulo: Contexto, 2018. GUTAS, D. Greek thought, arabic culture. Londres/ Nova York: Routledge, 1998. HALLAQ, Wael B. Restating Orientalism. A Critique of Modern Knowledge. New York: Columbia University Press, 2018. HODGSON, Marshall. Rethinking World History. Essays on Europe, Islam and World History. UK: Cambridge University Press, 1993. IRWIN, Robert. Dangerous Knowledge. Orientalism and its Discontents. New York: The overlook Press, 2006. MESCHONNIC, Henri. Étique et politique du traduire. Paris: Verdier, 2007. MONTGOMERY, S. Science in translation: movements of knowledge through cultures and time, Chicago, University of Chicago Press, 2000. NIRANJANA, Tejaswini. Siting Translation. History, Post-Structuralism, and the Colonial context. Oxford/ Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1992, p. 8-9. ROSENTHAL, F. The classical heritage in Islam. Londres/ Nova York: Routledge, 1992. SAID, Edward W. Orientalismo. O Oriente como invenção do Ocidente. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Cia das Letras, 2007 SALAMA-CARR, M. La traduction à l'époque Abbasside. Paris: Didier Érudition, 1990. SALIBA, George. Islamic Science and the Making of the European Renaissance. London/ Cambridge: Massachusetts Institute of Technology Press, 2007. TAVAKOLI-TARGUI, Mohamad. Refashioning Iran. Orientalism, Occidentalism and Nationalist Historiography. New York: Palgrave, 2001. TRIVEDI, Harish. Colonial Transactions: English Literature and India. Manchester: Manchester University Press, 1995.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Os alunos serão avaliados pela presença e participação

Estratégias de Divulgação: Pelo catálogo de ações de extensão da própria Unifesp e site da Cátedra Edward Said (https://site.unifesp.br/edwardsaid/evetos-menu).

Recursos didáticos: Sala virtual, projeção de slides, discussão em aula.

Ementa: O curso aborda a relação entre Orientalismo, historiografia e ciência, considerando especialmente o resgate da historiografia islâmica e sua contribuição para a História da Ciência moderna de uma perspectiva universal. Entre os tópicos principais estão História da ciência no mundo islâmico, Orientalismo & crítica, historicidade e alteridade na Tradução.