SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25626 - Curso Introdutório da avaliação neuropsicológica no envelhecimento e demências
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso é focado para neuropsicólogos(as) e será dividido em 3 blocos (1- Neurologia, 2 - Neuropsicologia, 3 -Testes aplicáveis), prevendo ter atividades presenciais de observação da prática no ambulatório 1x semana no período da manhã (entre 9h30 às 12h, onde interessado irá optar entre terça, quarta ou sexta) - Carga Horária 35h, aulas online síncronas 3x na semana (terça - noite, quarta-manhã e quinta-noite), no primeiro mês há previsto aula no sábado para computar toda a CH, e aulas assíncronas - Carga Horária 144h, a ser desenvolvido em 20 semanas sem contar possíveis feriados. Caso necessário poderá ocorrer outras atividades de sábado para computar a CH total, o que será combinado com a turma.

Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo central do curso é fazer o diagnóstico diferencial entre envelhecimento normal e condições associadas a declínio cognitivo no envelhecimento.  Detectar precocemente as alterações cognitivas nas demências (fase prodrômica)  Fazer o diagnóstico diferencial entre as demências do ponto de vista neuropsicológico .  Observar o trabalho nesta área de uma equipe multidisciplinar. Estabelecer através do conteúdo teórico e observação pratica os aspectos relevantes para a reabilitação cognitiva nesta área

Justificativas: Com o envelhecimento da populac¿a¿o brasileira aumentara¿ o volume de pessoas com deme¿ncia. O perfil do paciente atendido no ambulato¿rio necessita de avaliac¿a¿o neuropsicolo¿gica para a definic¿a¿o do CDR e as demandas do decli¿nio cognitivo que implicam na orientac¿a¿o da fami¿lia e ajustes de seguranc¿a para o paciente.

Metodologias: Aulas teóricas específicas da área, participação nas discussões de caso, roda de conversa e pesquisa.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Divisão em blocos Neurologia, Neuropsicologia e Testes Aplicáveis

Referências (bibliográficas e outras): ¿  Albert, M.S., Dekosky, S.T., Dickson, S.T., et al .the diagnosis of mild cognitive impairmente due to Alzheimer`s disease: recommendatios fromthe National Institute on Aging-Alzheimer Association workgroups on diagnostic guidelines for Alzheimer `s disease . 2011;7-270-9. ¿ ¿  Jack, C.R. Jr, ALBERT MS, Knopman DS, et al. Introduction to the recommendations from the National Institute on Aging-Alzheimers Dement .2011; 7:257-62 ¿ ¿  Taragano, F.E.,Allegrini ,R.F., Krupitzki, H.,Sarasola. D.,Serrano,C.M.,Lyketsos, C.Mild . Behavioral impairment and risk of dementia . Neurology. 2008;70: A282- A282 ¿ ¿  Albert, M.S., Dekosky, S.T., Dickson, S.T., et al .the diagnosis of mild cognitive impairmente due to Alzheimer`s disease: recommendatios fromthe National Institute on Aging-Alzheimer Association workgroups on diagnostic guidelines for Alzheimer `s disease . 2011;7-270-9. ¿ ¿  Jack, C.R. Jr, ALBERT MS, Knopman DS, et al. Introduction to the recommendations from the National Institute on Aging-Alzheimers Dement .2011; 7:257-62 ¿ ¿  Taragano, F.E.,Allegrini ,R.F., Krupitzki, H.,Sarasola. D.,Serrano,C.M.,Lyketsos, C.Mild . Behavioral impairment and risk of dementia . Neurology. 2008;70: A282- A282 ¿ ¿  Bregman N, Kave¿ G, Shiner T. Dissociation in awareness of memory and language decline in Alzheimer's disease. International Psychogeriatrics. 2019; 34(4):548-554. ¿ ¿  Pagliarin KC, Ortiz KZ, Parente MAMP, Nespoulous JL, Joanette, Y, Fonseca, RP. Individual and sociocultural influences on language processing as assessed by the MTL-BR Battery. Aphasiology. 2014; 28 (10): 1244-1257. ¿ ¿  Harciarek M, Kertesz A. Primary progressive aphasias and their contribution to the contemporary knowledge about the brain-language relationship. Neuropsychol Rev. 2011 Sep;21(3):271-87. ¿ ¿  Baddeley, A., Wilson, BA. When implicit learning fails: amnesia and the problem of error elimination. Neuropsychologia (1994); 32:53-8. ¿ ¿  Bahar-Fuchs A., Clare L., Woods B., Cognitive training and cognitive rehabilitation for mild to moderate Alzheimer¿s disease and vascular dementia (review), (2013). The Cochrane Library: http://www.thecochranelibrary.com ¿ ¿  Ballard, C., Kha.,,Z. Clack, H., & Corbett, A. Nonpharmacological treatment of Alzheimer disease (2011). Canadian journal of Psychiatry, 56(100,589-95 ¿ ¿  Cicerone, K. D.,Dahlberg, C., Malec,L.F., Langenbahn, D. M., Kneipp, S., Catanenese, J.,(2005). Evidence-based cognitive rehabilitation: updated review of the literature from 1997 through 2002. Archive ¿ ¿  Physiology Medicine Rehabilitation, 86(8),1681-92. ¿ ¿  Clare, l., et. Al.(2010).Goal-Oriented Cognitive Rehabilitation for People whith early-stage Alzheimer Disease:A Single-Blind Randomized Controlled Trial of Clinical Efficacy.Am. J. Geriatritr Psychiatry. ¿ ¿  Katz N. Neurocie¿ncia, Reabilitac¿a¿o Cognitiva e Modelos de Intervenc¿a¿o em Terapia Ocupacional. 3a ed. Sa¿o Paulo: Santos 2014 Ed. GEN} ¿ ¿  Bahar-Fuchs A., Clare L., Woods B., Cognitive training and cognitive rehabilitation for mild to moderate Alzheimer¿s disease and vascular dementia (review), (2013). The Cochrane Library: http://www.thecochranelibrary.com ¿ ¿ Megan E.. Gately, Scott A., Trudeau, Lauren R. Moo(2020). In-Home Vi¿deo Telehealth for Dementia management:Implications for Rehabilitation. Curr Geriatr Rep. 2019 September 1; 8(3): 239¿249. doi:10.1007/s13670-019-00297- ¿ ¿  Wilson, B.A. Cognitive rehabilitation: How it is and how it might be (1997).journal of the international Neuropsychological Society,3(5),487-97

Modo e Critérios de avaliação: ¿ Presenc¿a nas atividades presenciais, presenc¿a nas atividades online e interac¿a¿o nos casos apresentados. ¿ Para receber presença nas aulas a distância (EAD) é exigido que o aluno mantenha a câmera aberta . Para o certificado o aluno precisará cumprir 75/% do total da carga horaria EAD e 85% na atividade  presencial. Nota final da avalição deve ser igual ou maior que 7,0 ( sete ). Os alunos que não cumprirem as exigências acima não receberão o certificado de conclusão.

Estratégias de Divulgação: Sites da a¿rea, redes sociais dos professores, redes sociais parceiras, mailing, whatsapp e etc.

Recursos didáticos: Aula expositiva, apresentação de casos, discussão

Ementa: O primeiro bloco, Neurologia, irá trabalhar com os temas de: Introdução e apresentação dos desafios da avaliação neuropsicológica e do envelhecimento no ambiente presencial e digital; Campo de atuação e a multidisciplinaridade para a discussão; Discussão de casos; atuação do neuropsicólogo / fonoaudiólogo; Memória e processos atencionais. >>>>> O segundo bloco, Neuropsicologia, irá trazer Clinica medica nos diferentes diagnósticos da demência; Discussão de caso e protocolo; Espectro demencial em Neuropsicologia - Funções cognitivas e demências; Avaliação demência vascular; Testes de Rastreio. >>>>> O terceiro bloco, Testes Aplicáveis, irá abordar Conceito e testes aplicáveis em diferentes disciplinas, tratar sobre Linguagem e comunicação nas demências e aprofundar nas discussão de casos. A modalidade do curso é teórico (EAD ) e, pratico /teórico presencial no ambulatório da Neurologia do comportamento do HSP. Entre as atividades desempenhadas pelos alunos consta a realização de Avaliação Neuropsicológica , conforme a indicação medica, para os pacientes do ambulatório assistencial do Setor de Neurologia do Comportamento .