SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25633 - Curso de Extensão e Atualização em Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: A área médica exige atualização com freqüência no desenvolvimento de novos conceitos e acesso a novas tecnologias no intuito de manter a qualidade e segurança na assistência aos pacientes. A demanda nas duas especialidades quais sejam a Anestesiologia e Dor, são intensas e constantes no atendimento clínico e cirúrgico com a necessidade de conhecimento atualizado de condutas e de diferentes tecnologias utilizadas nos procedimentos/protocolos assistenciais

Objetivos e Resultados Esperados: Este curso tem por objetivo a atualização de temas que envolvem a Anestesiologia e Dor, com discussão de casos clínicos que orientam os tópicos que devem fazer parte da revisão da literatura para atualização das condutas com aplicabilidade na assistência, no ensino e na pesquisa, nas três áreas envolvidas.

Justificativas: A área médica exige atualização com freqüência no desenvolvimento de novos conceitos e acesso a novas tecnologias no intuito de manter a qualidade e segurança na assistência aos pacientes. A demanda nas duas especialidades quais sejam a Anestesiologia e Dor, são intensas e constantes no atendimento clínico e cirúrgico com a necessidade de conhecimento atualizado de condutas e de diferentes tecnologias utilizadas nos procedimentos/protocolos assistenciais.

Metodologias: As atividades serão online com a plataforma de videoconferência zoom que serão apresentações de casos clínicos seguida de discussão e apresentação da revisão da literatura atualizada pertinente aos temas em pauta. Cada aula será composta 60 minutos seguidos de 20 minutos de discussão. Todos os inscritos participaram da discurssão interativa.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: PBM - Manejo do sangramento: Apresentação do novo protocolo do HSP Anestesia para cirurgia bariátrica Anestesia pediátrica: experiência internacional Dor pós-operatória e manejo de PCA Analgesia pós-operatória em cirurgia cardíaca congênita CEC prolongada: estratégias para minimizar e tratar suas consequências Anestesia Venosa Total em Cirurgia Cardíaca ERAS em neurocirurgia: onde há espaço para otimizar a recuperação? Hemodiluição e PBM Conceitos básicos de física e pneumologia nas estratégias de ventilação mecânica Medicações de uso contínuo e seu impacto na anestesia Anestesia para cirurgia de joelho Monitorização mínimamente invasiva do débito cardíaco Prevenção e tratamentos dos sangramentos obstétricos do terceiro período Metadona: farmacologia, indicações clínicas e limitações do uso Anestesia multimodal e seu impacto no desfecho do paciente Monitorização intraoperatória da nocicepção Cuidados intraoperatórios no transplante hepático Anestesia para cirurgia não obstétrica na gestante Cuidados anestésicos na neurocirurgia vascular: da abordagem endovascular à ressecção de grandes MAVs Reposição volêmica perioperatória 30 anos de estudos clínicos Reposição volêmica perioperatória 30 anos de estudos clínicos POCUS e anestesia: discussão de casos clínicos Programação Cientifica Historia da Anestesiologia Dor e Medicina Intensiva da Disciplina ao Departamento Posicionamento intraoperatório do paciente: que cuidados devo tomar? Atualizações em anestesia regional e anticoagulação Simulação realística em hipertermia maligna e outras situações de crise Programação Cientifica Programação Cientifica Anestesia para neurocirurgia pediátrica Situações de risco e controvérsias em anestesia ambulatorial Formas de trabalho e planejamento financeiro para o anestesista Programação Cientifica Atualização em via aérea difícil: do neonato ao adulto Como as habilidades não técnicas podem melhorar desfechos Técnicas de exturbação Atualização em bloqueios oftálmicos

Referências (bibliográficas e outras): Referencias bibliográficas: AMARAL, JLG; GERETTO, P; TARDELLI, MA; MACHADO, FR, YAMASHITA, AM. Guia de medicina ambulatorial e hospitalar da UNIFESP ¿ EPM: anestesiologia e medicina intensiva. Barueri, SP: Manole, 2011.

Modo e Critérios de avaliação: Os inscritos serão avaliados por meio da frequência nas aulas, sendo exigido um mínimo de 75% de participação. Ao final do curso, todos devem preencher formulário de avaliação das atividades.

Estratégias de Divulgação: Redes sociais e site

Recursos didáticos: As atividades serão online com apresentação de casos clínicos seguida de discussão e apresentação da revisão da literatura atualizada pertinente aos temas em pauta. Serã utilizados aplicativos estarão disponíveis no primeiro dia do curso.

Ementa: A medicina é uma área do conhecimento em constante evolução e transformação. A área médica exige atualização com freqüência no desenvolvimento de novos conceitos e acesso a novas tecnologias no intuito de manter a qualidade e segurança na assistência aos pacientes. A demanda nas duas especialidades quais sejam a Anestesiologia e Dor, são intensas e constantes no atendimento clínico e cirúrgico com a necessidade de conhecimento atualizado de condutas e de diferentes tecnologias utilizadas nos procedimentos/protocolos assistenciais.