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25638 - CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA TRIAGEM DO USO DE ÁLCOOL OU OUTRAS DROGAS, INTERVENÇÃO E ENCAMINHAMENTO COM APOIO DO APLICATIVO TRIE-AD, NÍVEL 1.
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso tem por objetivo capacitar profissionais para a realização de triagem do uso de substâncias seguida por aplicação de protocolo de Intervenção Breve (IB) utilizando um aplicativo para dispositivos móveis.

Objetivos e Resultados Esperados: O curso tem por objetivo capacitar profissionais para a realização de triagem do uso de substâncias seguida por aplicação de protocolo de Intervenção Breve (IB) utilizando um aplicativo para dispositivos móveis.

Justificativas: O uso de substâncias psicoativas por adolescentes e jovens é uma preocupação de saúde pública a nível mundial. A adolescência é uma fase particularmente vulnerável ao uso de drogas, durante a qual diversos comportamentos de risco podem se apresentar, aumentando as probabilidades de evolução para um padrão de dependência de substâncias. Em vista disso, é necessário desenvolver estratégias para identificação e intervenção precoces, baseadas em evidências científicas, personalizadas para essa população. Para facilitar a aplicação destas técnicas podem ser utilizados aplicativos móveis ou programas hospedados em sites. Visando aumentar a efetividade destas aplicações torna-se necessária a capacitação teórica e prática de profissionais para adequada utilização destes recursos e inserção em suas rotinas de trabalho.

Metodologias: O curso está organizado em 4horas teóricas online via Google Meet. Além das 4 horas de aulas teóricas, serão desenvolvidas atividades práticas (total de 4 horas), no ambiente de trabalho dos participantes, para o cumprimento da carga horária total de 8 horas. A aula será ministrada em um único dia, (08/08/2024) (online via Google Meet),das 8h às 12h. O corpo docente será composto pelos responsáveis. A carga horária teórica total será de 4 horas, com mais 4 horas de atividades práticas em que os participantes deverão realizar a triagem do uso de substâncias seguida por uma intervenção breve, utilizando o aplicativo TrIE-Ad. Cada participante deverá realizar a triagem através do aplicativo a 6 a 8 adolescentes e /ou jovens adultos (13 a 25 anos). Para participação da capacitação o participante deve ter celular ou tablet com sistema ANDROIDE para utilização do aplicativo TrIE-AD, para triagem do uso de álcool e outras drogas e intervenção breve/encaminhamento.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: dia 08/08/2024: 8h-8h30: apresentação dos objetivos e apresentação dos participantes 8h30-9h: Substâncias psicoativas e seus efeitos 9h-9h30: Instrumentos de triagem e diagnóstico 9h30-10h: Entrevista motivacional e Intervenção Breve 10h-10h15: intervalo 10h15-11h15: TRIE-AD 11h15-11h40: Discussão 11h40- 12h: Avaliação do curso em formulario google forms

Referências (bibliográficas e outras): Abreu, Â. M., Marinho, G. L., & Jomar, R. T. (2017). Necessidade de intervenção breve por uso de álcool, tabaco e outras drogas entre usuários da atenção primária à saúde. Jornal Brasileiro De Psiquiatria, 66(2), 104¿110. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000157 American Psychiatric Association (APA). (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed Editora. Andrade, A. L. M., & De Micheli, D. (2017). Inovações no tratamento de dependência de drogas. Rio de Janeiro: Atheneu. De Micheli, D., Silva, E. A., Andrade, A. L. M., & Souza-Formigoni, M. L. O. (2014). Neurociências do abuso de drogas na adolescência: o que sabemos?. São Paulo: Atheneu. Figlie, N. B., & Sales, C. (2019). Entrevista motivacional. In A. Diehl, D. C. Cordeiro & R. Laranjeira (Eds.), Dependência química: prevenção, tratamento e políticas públicas (pp. 247-257). Porto Alegre: Artmed. Formigoni MLOS, Duarte PCVA (Org) Módulo 1 [recurso eletrônico]: O uso de substâncias psicoativas no Brasil. Coleção SUPERA, 1a. ed. São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); 2018. ISBN: 978-85-62377-25-9 (on line); v.2 SUPERA EAD [13a turma] disponível em: https://www.supera.org.br/material/ Formigoni MLOS, Duarte PCVA (Org) Módulo 2 [recurso eletrônico]: Efeitos de substâncias psicoativas. Coleção SUPERA, 1a. ed. São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); 2018. 164 p. ISBN: 978-85-62377-26-6 (on line); v.3 SUPERA EAD [13a turma] disponível em: https://www.supera.org.br/material/ Formigoni MLOS, Duarte PCVA (Org) Módulo 3 [recurso eletrônico]: Detecção do uso e diagnósticos da dependência de substâncias psicoativas. Coleção SUPERA, 1a. ed. São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); 2018. ISBN: 978-85-62377-27-3 (on line); v.4 SUPERA EAD [13a turma] disponível em: https://www.supera.org.br/material/ Formigoni MLOS, Duarte PCVA (Org) Módulo 4 [recurso eletrônico]: Intervenção Breve. Coleção SUPERA, 1a. ed. São Paulo, Universidade Fed- eral de São Paulo (UNIFESP), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); 2018. ISBN: 978-85-62377- 28-0 (on line); v.5 SUPERA EAD [13a turma] disponível em: https://www.supera.org.br/material/ Formigoni MLOS, Duarte PCVA (Org) Módulo 5 [recurso eletrônico]: SUS e SUAS: redes de cuidado integral às pessoas com problemas associados ao uso de álcool e outras drogas. Coleção SUPERA, 1a. ed. São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); 2018. ISBN: 978-85-62377-29-7 (on line); v.6 SUPERA EAD [13a turma] disponível em: https://www.supera.org.br/material/ Formigoni MLOS, Duarte PCVA (Org) Módulo 6 [recurso eletrônico]: Modalidades de tratamento e encaminhamento. Coleção SUPERA, 1a. ed. São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); 2018. 102 p. ISBN: 978-85-62377-30-3 (on line); v.7 SUPERA EAD [13a turma] disponível em: https://www.supera.org.br/material/ Formigoni MLOS, Duarte PCVA (Org) Módulo 7 [recurso eletrônico]: Recursos da comunidade e da família para cuidado e redução de danos associados ao uso de drogas. Coleção SUPERA, 1a. ed. São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); 2018. ISBN: 978-85-62377-31-0 (on line); v.8 SUPERA EAD [13a turma] disponível em: https://www.supera.org.br/material/ Formigoni MLOS, Surjus, LTLS, Gouveia F.

Modo e Critérios de avaliação: Avaliação do curso em formulario google forms. Critérios de avaliação: estar presente durante todo o período do curso e preencher o formulario google forms sobre suas percepções a respeito do aplicativo TRIE-AD

Estratégias de Divulgação: catalogos UNIFESP

Recursos didáticos: internet

Ementa: O uso de substâncias psicoativas por adolescentes e jovens é uma preocupação de saúde pública a nível mundial. A adolescência é uma fase particularmente vulnerável ao uso de drogas, durante a qual diversos comportamentos de risco podem se apresentar, aumentando as probabilidades de evolução para um padrão de dependência de substâncias. Em vista disso, é necessário desenvolver estratégias para identificação e intervenção precoces, baseadas em evidências científicas, personalizadas para essa população. Para facilitar a aplicação destas técnicas podem ser utilizados aplicativos móveis ou programas hospedados em sites. Visando aumentar a efetividade destas aplicações torna-se necessária a capacitação teórica e prática de profissionais para adequada utilização destes recursos e inserção em suas rotinas de trabalho.