25645 - Educação Matemática - Álgebra na educação básica
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Apresentação do Curso: O presente curso está vinculado ao projeto Formação Continuada de Professores do CEFE: a prática docente em foco - Educação Matemática - Álgebra na educação básica. Ele pretende evidenciar a importância da pesquisa de levantamento bibliográfico atrelado à interpretação hermenêutica de textos acadêmicos, tecnológicos e de outras mídias educacionais e de metodologias a fins para e da prática docente na busca de soluções de problemas da Educação Básica referentes ao ensino e aprendizagem da álgebra, possibilitando ao professor exercer uma autonomia intelectual e profissional. Seus principais objetivos são: Aprofundar compreensões sobre a álgebra na escola básica e seu ensino com vistas à formação algébrica dos alunos das escolas futuros cidadãos, futuros profissionais (graduandos bolsistas), e propiciar ao professor de matemática possibilidades de atualização de resultados de pesquisa sobre a álgebra na educação básica que possam ser-lhes úteis em suas práticas docentes. O curso abordará em dois módulos: a importância da pesquisa na prática docente, discussão sobre as inquietações advindas da prática docente relacionada à álgebra que serão abordadas nos projetos dos participantes dos cursos, a explicitação de sua metodologia, apresentação de teorias que possam ajudar no desenvolvimento dos projetos a serem desenvolvidos pelos participantes. O curso será on line. Sua carga horária total é de 60 h, com 20% presencial nos espaços do CEFE - Sala 2 - Prédio de Acesso - Campus Diadema. Venha participar dessa construção de conhecimento sobre a álgebra na educação básica!
Objetivos e Resultados Esperados: Objetivos: 1) Familiarizar os professores com a busca de soluções de problemas da educação básica em seus processos formais por meio da abordagem metodológica de pesquisa de levantamento bibliográfico atrelado à interpretação hermenêutica de textos acadêmicos, tecnológicos e de outras mídias educacionais e de metodologias a fins. 2) Possibilitar o desenvolvimento de pesquisas. 3) Aprofundar compreensões sobre a álgebra na escola básica e seu ensino com vistas à formação algébrica dos alunos das escolas e futuros profissionais (graduandos bolsistas). 4) Propiciar ao professor de matemática possibilidades de atualização de resultados de pesquisa sobre a álgebra na educação básica que possam ser-lhes úteis em suas práticas docentes. Resultados Esperados: Esperamos que os professores de educação básica participantes do curso reflitam sobre sua prática de forma sistemática, e, ao fazê-lo, engendram propostas e alternativas próprias para a sua realidade educacional em sala de aula ao ministrar conteúdos de álgebra. Mais do que isso, o projeto também pretende contemplar a divulgação da compreensão construída da realidade escolar a partir dessa reflexão sobre a Educação Matemática abordando a álgebra na educação básica, de modo a manter diálogos com instituições que apresentem demandas sociais e culturais relacionadas à compreensão construída
Justificativas: Em concordância com o programa ao qual o curso está vinculado, este se justifica como uma ação extensionista de cunho educacional-social-cultural-científico no sentido de que ele visa o protagonismo do professor da educação básica na condução do seu processo de formação continuada desenvolvendo-se e aprofundando sua compreensão sobre a álgebra, enquanto uma subárea da matemática, em seus aspectos óticos, epistemológicos e de aplicabilidade, inserido em diversos contextos sócios-culturais-científicos-educacionais. Apropriando-se de modos de compreender a álgebra e de seus reflexos nos modos de seu ensino que culmina em perspectivas de aprendizado da álgebra.
Metodologias: A metodologia do curso está centrada no levantamento bibliográfico atrelado à interpretação hermenêutica filosófica de textos, pois nem tudo que lemos, mesmo que de profunda sapiência, nos respondem perguntas latentes ou nos auxilia na resolução de questões e problemas que nos inquietam na vida profissional. Precisamos estar aptos a perceber das e nas leituras ¨o que¨ de fato está na circunvizinhança de respostas àquilo que nos aflige. A teoria, que sustenta o modo de interpretar aqui proposto, foi inspirada em Gadamer (1997), e o modo de pesquisar foi desenvolvido por Kluth (2005; 2007; 2022) e aplicada por alguns autores em seus trabalhos acadêmicos como Dias (2020) e Ervolino (2023). A análise nesta abordagem de pesquisa tem como princípio a estrutura da pergunta e resposta que não só abrange a interpretação, mas também a compreensão da coisa, do objeto, ou seja, daquilo que o texto expressa. Compreensão .../.../é a forma originária de realização da pre-sença, que é ser no mundo. Antes de toda diferenciação da compreensão nas diversas direções do interesse pragmático ou teórico, a compreensão é o modo de ser da presença, na medida em que é poder-ser e ¨possibilidade¨. (Gadamer 1997, p. 36) A leitura de textos acadêmicos, tecnológicos e de outras mídias educacionais, orientada por uma pergunta, aquela que nossas inquietações nos impõe, realiza um movimento interpretativo e de compreensão sobre o perguntado, quando o texto é portador e meio revelador daquilo que se procura, possibilitando a elaboração de novas compreensões e respostas. Nas palavras de Kluth (2005): A pergunta é a arte de conduzir um diálogo autêntico, constitui uma dialética e, como tal, os interlocutores, a pergunta e a resposta não se ignoram na conversação, revelando a estrutura de pergunta e de resposta como compreensão. (p. 40) Com base nestes princípios serão realizadas leituras que buscam pelo perguntado em texto, elaborando resumos sobre o lido e destacando os trechos que respondem à pergunta para que o leitor possa elaborar posteriormente seu texto de compreensões sobre o que pesquisa e refleti-los como possiblidade em suas práticas.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1) Apresentação do programa, do projeto e do curso; 2) Discutir e/ou fundamentar a importância da pesquisa da prática docente; 3) Apresentação (oral ou escrita) e discussão sobre as inquietações temática advindas da prática docente que serem abordadas nos projetos dos participantes; 4) Apresentar a abordagem metodologia de pesquisa adotada pelo curso. 5) Apresentação de teorias que possam ajudar o desenvolvimento e apresentação dos projetos a serem desenvolvidos. 6) Instruções sobre a elaboração do boneco dos projetos 7) Desenvolvimento do boneco do projeto. 8) Apresentação dos resultados dos projetos dos alunos.
Referências (bibliográficas e outras): BARRETO M. F. T.; TEXEIRA, R. A. G.; KLUTH, V. S. (2015) Sistema de numeração decimal e operações em perfis. In: Anos iniciais do ensino fundamental, orgs. Silva, C. C.; Rosa, S. V. L, Campinas; mercado de letras. p. 259-284. BARRETO M. F. T.; KLUTH, V. S.O número: compreensões no mundo-vida. In: Fenomenologia Escola e Conhecimento. (Orgs) BARRETO, M. F. T.; Silva, C. C. Goiânia: Cãnome. P. 125-144. CHEVALLARD, Y. Approche anthropologique du rapport au savoir et didactique des mathématiques, 2002. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=62 Acesso em: 12 de ago. de 2024 CORDEIRO, D M; ¿Um Convite à Matemática: com técnicas de demonstração e notas históricas¿ - Editora SBM - 2024 CUNHA, F. G. M. (009) Fundamentos de Álgebra. UAB/IFCE. DIAS FILHO, C. A. T. (2020) Demonstrações matemáticas e a Educação Básica: um estudo em Hermenêutica Filosófica. Dissertação de Mestrado -Profmat, Unifesp. DOMINGUES, J. S. ; Bento, F. dos S. ; Silva, H. da S. ( 2016)Introdução à Álgebra elementar. Formiga: IFMG. Campus formiga. DOUADY, R. (1994). Evolução da relação com o saber em matemática na escola primária: uma crônica sobre cálculo mental. Em Aberto, Brasília, 62, pp.33-42. KLUTH, V. S. ( 2001) Do significado da Interrogação para a investigação em Educação Matemática. In: Bolema, Rio Claro, Ano 14, n. 15, pp. 69 a 82. KLUTH, V. S. (2005) O movimento da construção das Estruturas da álgebra: uma visada fenomenológica. In: Bolema, Rio Claro, Ano 20, n. 28, pp. 95 a 113. KLUTH, V. S. (2022) A hermenêutica filosófica como propulsora de metodologia de pesquisa histórico-filosófica em educação matemática. In: Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.24, n.3, pp. 247-278. LUCAS DE LIMA ERVOLINO. 2023 . OS FRACTAIS ARTICULADOS À TEORIA DO CAOS: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Dissertação de mestrado. ProfMat - Unifesp. Acessível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=7271&id2=171056776 MORTARI, C A; ¿Introdução à lógica¿ - Editora Unesp - 2017; SILVA, J J.Filosofias da Matemática¿ - Editora Unesp - 2007
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação do participante do curso se dará pelo cumprimento de 75% de frequência nas atividades presenciais e síncronas; assim como também na sua participação nas aulas e pontualidade na entrega de atividades.
Estratégias de Divulgação: A divulgação do curso deverá ser realizada durante o ano letivo do ensino básico e iniciada pelo menos um mês antes da realização do mesmo. Ela deve atingir o público alvo via site da Unifesp, Página e mala direta do CEFE sob forma de anúncios, vídeos e outras mídias
Recursos didáticos: Os recursos didáticos se compõem de livros disponíveis na Biblioteca do campus Diadema e no acervo do CEFE, assim como multimídias para as aulas presenciais nas dependência do CEFE.
Ementa: O curso pretende evidenciar a importância da pesquisa de levantamento bibliográfico atrelado à interpretação hermenêutica de textos acadêmicos, tecnológicos e de outras mídias educacionais e de metodologias a fins para e da prática docente na busca de soluções de problemas da Educação Básica referentes ao ensino e aprendizagem da álgebra, possibilitando ao professor exercer uma autonomia intelectual e profissional. Seus principais objetivos são: Aprofundar compreensões sobre a álgebra na escola básica e seu ensino com vistas à formação algébrica dos alunos das escolas futuros cidadãos, futuros profissionais (graduandos bolsistas), e propiciar ao professor de matemática possibilidades de atualização de resultados de pesquisa sobre a álgebra na educação básica que possam ser-lhes úteis em suas práticas docentes.