SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25681 - Bioestatística Aplicada à Pesquisa 1 (BAP-I)
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Aulas teóricas sobre bioestatística aplicada a pesquisa, com exemplos da teoria aplicada a cada encontro. Ao final de cada bloco teórico estudado, incentivamos o aluno a ler as páginas do manual do Software estatístico BioEstat-5.0-pt e tentar o autoaprendizado do uso da ferramenta, com o respectivo assunto estudado. O aluno é forçado a rever os conceitos de forma manual, para que depois possa aprender a aplicar esses mesmos conceitos de forma correta no programa, aprendendo de forma concomitante o raciocínio correto do uso da estatística com o uso de uma ferramenta de apoio do desenvolvimento de sua pesquisa experimental.

Objetivos e Resultados Esperados: Ensinar a alunos de graduação métodos para o planejamento de pesquisa e técnicas para análise de dados experimentais, utilizando ferramentas computacionais e conceitos teóricos da bioestatística. Ensinar técnicas de organização, análise de dados, realização de interpretação crítica dos resultados, utilizando a teoria mais adequada que se aplica as informações obtidas de acordo com o estudo ou pesquisa. Aprendizado e uso do software BioEstat 5.0. O resultado esperado é que o aluno tenha independência com competência para a análise dos seus dados experimentais.

Justificativas: Sanar as dificuldades frequentemente observadas em alunos / pesquisadores no início (e durante) de atividades de iniciação a pesquisa, seja em: (1) estágios, (2) iniciação científica, (3) trabalhos de conclusão de cursos, (4) entre outros. É fundamental que o aluno/pesquisador tenha um bom conhecimento de base para desenvolver e criar projetos científicos, empregando conceitos metodológicos de forma correta. Essas ferramentas conceituais guiam o pesquisador na escolha de melhores estratégias a ser elaborada para uma adequada forma de aquisição dos dados. Corretas condutas aumentam as chances de sucesso em todas as etapas da pesquisa, principalmente no ponto de realização de inferência e na escolha de técnicas de análise dos dados. Ensinar a alunos que pretendem ingressar no universo científico, traz impactos positivos no aprendizado e conduta de como desenvolver ciência e pesquisa de forma correta.

Metodologias: Aulas teóricas presenciais em anfiteatro ou sala de aula, com apresentação dos temas, aplicação de exemplos em sala de aula. Disponibilização de material em ferramentas on-line (classroom ou moodle), incluindo listas de exercícios, materiais complementares como tabelas de apoio, indicação de material bibliográfico, indicação de outros softwares de apoio, além do BioEstat para diferentes plataformas (Linux, Window, OS X e Multiplaforma). Integração com alunos durante o curso pela ferramenta on-line e incentivo de interação entre os alunos usando ferramentas complementares como redes sociais, grupo de whatsapp e até pela própria ferramente on-line do curso. Bibliografia atualizada, com uso de computador, internet, projetor de multimidia e uso de quadro negro para discussões específicas.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Aula 01: Tema: Introdução a Pesquisa Científica e Fundamentos em métodos científicos. Conteúdo: As Ciências e o Conhecimento Científico. O método científico. O experimento científico. A pesquisa científica. Os tipos de pesquisa científica. As classificações dos tipos de pesquisa científica. Aula 02: Tema: Fundamentos da estatística descritiva e distribuições. Conteúdo: Introdução a Bioestatística. Estatística Descritiva. Conceito de Variáveis. Classificação das Variáveis. Organização das Variáveis. Tabelas. Arredondamento de Números. Representação Gráfica (colunas, histogramas, diagramas de dispersão). Organização inicial dos dados. Introdução a distribuição de frequência. Tabelas de Grupamento. Aula 03: Tema: Parâmetros e variação da distribuição. Conteúdo: Parâmetros da distribuição de frequência. Medidas de tendência central (Moda Bruta, Moda Czuber, Moda King, Moda Pearson, Mediana, Média Simples, Média Ponderada para dados agrupados e dados não agrupados, Média Geométrica, Média Harmônica). Distribuições Simétricas e Assimétricas. Medidas de Dispersão (Amplitude Total, Desvio Médio Absoluto, Variância, Desvio Padrão). Conceito de Grau de Liberdade. Teorema de Chebyshev. Relação das medidas de dispersão em uma distribuição normal. Introdução a Curva Z. Coeficiente de Variação. Medidas de Assimetria e Curtose. Medidas de Posição (Quarti, Decil, Centil). Gráfico BOX PLOT. Introdução ao Teorema do Limite Central. Distribuição Amostral e Significância Estatística. Intervalo de Confiança. Valor Z. Aula 04 : Tema: Tamanho da amostra e introdução a teoria de erros. Conteúdo: Introdução dos conceitos de população e amostra. Técnicas de obtenção de amostra. Tamanho da amostra e estimativas do tamanho amostral. Acurácia e Precisão. Distribuição Normal. Algarismos Significativos e Algarismos na Incerteza. Introdução das incertezas em medidas experimentais, limite de erro, tipo de erros e gráficos com barras de erro. Aula 05: Tema: Inferência Estatística, Testes de Hipótese e Testes Estatísticos. Conteúdo: Introdução a estatística inferencial. Estimação de parâmetros. Fundamentos do teste de hipótese. Tipos de Erros em Bioestatística. Erro alfa (tipo 1). Erro beta (tipo 2). Tipos de erro de decisão. Nível alfa. Valor p. Poder do teste estatístico. Diferença entre análise unicaudal e bicaudal. Tipos de análises estatísticas. Etapas de um teste de hipótese. A escolha de um teste estatístico. Teste t de Student, Teste F (homegenidade para duas variâncias). Teste de Cochran. Teste T' para amostras independentes e variâncias desiguais. Teste T' para amostras pareadas. Aula 06: Tema: Testes paramétricos e não paramétricos Conteúdo: Introdução a correlação e regressão. Correlação simples. Diagrama de dispersão. Correlação de Pearson com teste de hipótese. Regressão linear simples com teste de hipótese. Análise de resíduos. Teste de aderência (Kolmogorov-Smirnov, Shapiro-Wilk). Introdução a análise não paramétrica. Tabela de contingência. Distribuição Qui-Quadrado e teste do Qui-Quadrado (Independência, Homogenidade, Resíduos Padronizados, Aderência, Correção de Yates). Teste Exato de Fisher Aula 07: Tema: Testes de Rastreamento Diagnósticoe de Hipótese Não Paramétricos Conteúdo: Teste de Rastreamento Diagnóstico. Indicadores de testes diagnóstico (sensibilidade, especificidade, valor preditivo). Curva ROV. Acurácia e Prevalência. Testes para variáveis qualitativas e ordinais. Testes não paramétricos (Teste U de Wilcoxon-Mann-Whitney, Teste T de Wilcoxon, Coeficiente de Spearman, Concordância Kappa) Aula 08: Tema: Análise de Sobrevida e Testes não paramétricos Conteúdo: Análise de Sobrevida. Método Atuarial. Método de Kaplan-Meier. Teste Log-Rank. Mantel-Haenszel. ANOVA (Teste H de Kruskal-Wallis, Teste Q de Dunn, Teste Qui-Quadrado de Friedman) Aula 09: Tema: Análise Multivariada Conteúdo: Introdução a estatística multivariada. Análise de Variância ANOVA. Teste F. Tipos de ANOVA (um critério, dois critérios). Teste Tukey

Referências (bibliográficas e outras): - Material fornecido via classroom - Mauro José Fontelles. Bioestatistica Aplicada à pesquisa experimental; Volume 1, 1º Edição, ISBN 9788578611378. Editora: Editora livraria da física - Mauro José Fontelles. Bioestatistica Aplicada à pesquisa experimental; Volume 2, 1º Edição, ISBN 9788578611385. Editora: Editora livraria da física - Sonia Vieira. Introdução a Bioestatística. 5º Edição, ISBN: 978-853-527-716-6. Editora: Elsevier, 2016 - Sonia Vieira. Bioestatística - Tópicos Avançados. 3º Edição, ISBN: 978-85-352-3460-2. Editora: Elsevier, 2010

Modo e Critérios de avaliação: - Frequência mínima ou superior a 80% das aulas - Entregar os exercícios de avaliação que poderá ser desenvolvido de forma individual ou em grupo

Estratégias de Divulgação: - Via Secretaria de Graduação da EPM - Via internet pelo catálogo público da Proex

Recursos didáticos: (1) Uso de anfiteatro / Sala de aula; (2) Computador conectado a um Projetor de Multimidia e com acesso a Internet; (3) Uso de software estatístico de licença livre para uso de Ensino e Pesquisa; (4) Quadro Negro ou Equivalente; (5) Uso de Bibliografia Atualizada e (6) Uso de Livro-Texto

Ementa: Planejamento de pesquisa experimental incluindo os corretos conceitos de como iniciar o desenvolvimento de um projeto científico, abordando técnicas do correto uso dos descritores em saúde, técnicas para a coleta e mineração de artigos pertinentes ao estudo, métodos científicos usados na área da saúde. Revisão geral da estatística descritiva, conceitos de amostragem, tamanho da amostra, distribuição de dados, medidas de tendência central, medidas de dispersão, construção de gráficos tipo histograma, box-plot avançado, conceitos gerais da estatística descritiva, fundamentos de teste de hipótese, métodos paramétricos e métodos não paramétricos. Introdução a estatística inferencial e seus principais testes: t de Student (uma variável, duas variáveis pareadas e não pareadas), e equivalente para dados não paramétricos e introdução a análise multivariada em situações que envolvam o uso de métodos paramétricos e não paramétricos.