25714 - I GIRA FORMATIVA: A PROMOÇÃO DA SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA E A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO BRASILEIRA
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Trata-se de um Curso de Extensão de Curta Duração (20 horas), organizado por servidores e estudantes da UNIFESP e oferecido em modalidade presencial, híbrida e/ou remota, a depender da distribuição de convidados locais e externos. O Curso não prevê a abertura de inscrições, que estão restritas a estudantes, trabalhadores e comunidade local interessados em compor um futuro projeto de pesquisa e extensão atrelado à temática, segundo levantamento e contatos já estabelecidos previamente.
Objetivos e Resultados Esperados: Oferecer a estudantes, trabalhadores e comunidade local uma formação introdutória sobre as práticas de promoção da saúde integral da população negra e valorização da história e da cultura afrobrasileiras, com enfoque na região da Baixada Santista e na cidade de Santos. Estima-se criar um vocabulário comum e um roteiro de problemas partilhados pela e entre a equipe de futuro Projeto de Pesquisa e Extensão a ser submetido às instâncias de avaliação e registro da universidade.
Justificativas: O enfrentamento ao racismo deve ser assumido como uma questão transversal do campo da saúde, tal qual sinalizam os marcos legais da Política Nacional de Saúde da População Negra e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Graduações da Área da Saúde. Outrossim, a Política Carolina Maria de Jesus de Promoção da Equidade e Igualdade Étnico-racial, Prevenção e Combate ao Racismo na UNIFESP prevê a Formação Inicial e Continuada em Educação para as Relações Étnico-Raciais e à inserção de cotas epistêmicas em todos os âmbitos da universidade. Assim, este curso busca oferecer uma formação introdutória sobre a questão étnico-racial, com vistas a construir um vocabulário comum e estimular a análise e a atuação críticas através de futuras ações de pesquisa e extensão atreladas à temática.
Metodologias: O curso será composto por três blocos temáticos com aulas semanais que intercalam encontros presenciais, híbridos e remotos, com duas horas de duração e exercícios de avaliação processual ao fim de cada módulo. O curso está orientado pelo referencial teórico-metodológico da educação popular e tem como alicerce a obra ¿Cartas à Guiné-Bissau: Registros de uma experiência em processo¿ de Paulo Freire.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: BLOCO 1: PERSPECTIVAS E FUNDAMENTOS PARA PENSAR-FAZER SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA Encontro 1 - 07/10: Perspectivas e desafios para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e para o cuidado em saúde afro referenciado (Remoto Síncrono) Encontro 2 - 14/10: Roda de conversa ¿Espiritualidade no cuidado em saúde: fundamentos para pensar-fazer saúde na perspectiva das religiosidades de matriz africana¿ (Remoto Síncrono) Encontro 3 - 21/10: Oficina Céu na Boca: memórias ancestrais e o poder das folhas no cuidado à Saúde da População Negra (Presencial) BLOCO 2: HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA DA COMUNIDADE NEGRA DE/EM SANTOS Encontro 4 - 04/11: Roda de Conversa ¿Manifestações culturais negras na Bacia do Macuco.¿ (Presencial) Encontro 5 - 11/11: Roda de conversa ¿Samba, Porto, Cidade e a Bacia do Macuco¿ (Presencial) Encontro 6 - 18/11: Roda de conversa ¿Samba, comida e poesia na Bacia do Macuco.¿ (Presencial) BLOCO 3: O TESTEMUNHO, A ESCREVIVÊNCIA E A PESQUISA/PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Encontro 7 - 25/11: A Tradição Viva: Oralidade e o Testemunho nas culturas africanas (Presencial) Encontro 8 - 02/12: Imersão em Becos da Memória de Conceição Evaristo (Presencial) Encontro 9 - 09/12: Imersão em Becos da Memória de Conceição Evaristo + Oficina de Escrita Criativa (Remoto) Encerramento - 16/12: A pesquisa e a produção audiovisual (Presencial)
Referências (bibliográficas e outras): B , Hampaté Amadour. A tradição Viva. In: História Geral da África. Metodologia e pré história da África. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/345975/mod_forum/intro/hampate_ba_tradicao%20viva.pdf Acesso em: 05 ago 2024 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Brasília: 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacao_negra.pdf Acesso em: 04 ago 2024 ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Saúde da População Negra - Número Especial - Vol.2 | Out.2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2023/boletim-epidemiologico-saude-da-populacao-negra-numero-especial-vol-2-out.2023/view Acesso em: 05 ago 2024 EVARISTO, Conceição. Becos da memória.Rio de Janeiro: Pallas, 2017. FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. Disponível em: https://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_cartas_a_guine_bissau.pdf Acesso em: 04 ago 2024 INSTITUTO PROCOMUM. Lab Negritudes. [Acervo Digital]. Disponível em: https://lab.procomum.org/negritudes/ Acesso em: 04 ago 2024 PEREIRA, Odair. Não somos bandidos: a história da Escola de Samba X-9 (1944 - 1954). São Paulo: Ateliê de Palavras. RIZZO, Tamiris Pereira; FONSECA, Alexandre Brasil Carvalho da. Concepções e práticas de educação e saúde da população negra: uma revisão integrativa da literatura brasileira. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 13, n. 4, 20 dez. 2019. DOI 10.29397/reciis.v13i4.1649. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1635 . Acesso em: 05 ago 2024 SILVA, José Marmo da. Religiões e saúde: a experiência da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. Saúde e Sociedade. São Paulo, v.16, n. 2, p. 171-177, Ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902007000200017&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 05 ago 2024 SOUZA, Bartolomeu Pereira. Santos Cidade Libertária.São Paulo: Imaginário Coletivo, 2021. VASCONCELOS, Eymar. A espiritualidade no trabalho em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2015, p. 1-66. Disponível em: http://www.ccm.ufpb.br/vepopsus/wp-content/uploads/2018/02/Espiritualidade-no-Trabalho-em-Sa%C3%BAde-Hucitec-Editora-2015.pdf Acesso em: 05 ago 2024 VARGENS, João Baptista e RIZZO, Tamiris Pereira. Comida de Bamba: uma antropologia portelense. Rio de Janeiro: Almádena, p.19-33. WERNECK, Jurema. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde e Sociedade. São Paulo, v.25, n.3, p.535-549, 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/sausoc/a/bJdS7R46GV7PB3wV54qW7vm/?format=pdf> Acesso em: 05 ago 2024
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será processual e contínua, mediante a entrega de exercícios de finalização a cada um dos blocos temáticos. Quanto aos critérios de avaliação, serão entregues os certificados para os participantes que cumprirem 75% de presença nas atividades presenciais e remotas e realizarem a entrega dos exercícios dos módulos correspondentes.
Estratégias de Divulgação: Não haverá divulgação externa, uma vez que as inscrições estão restritas a estudantes, trabalhadores e comunidade local interessados em compor um futuro projeto de pesquisa e extensão atrelado à temática
Recursos didáticos: Serão utilizados como recursos didáticos a composição de uma apostila como material do curso, a utilização de recursos como o google classroom, bem como, recursos audiovisuais para projeção.
Ementa: Aspectos introdutórios sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; as religiosidades de matriz africana e os terreiros como espaços de formação de comunidade, cura e cuidado; a construção do cuidado sócio-culturalmente referenciado a partir da história, da memória e das práticas de resistência político-cultural da população negra na Baixada Santista e em Santos e o processo de pesquisa-ação em comunidades negras através das metodologias e práticas da oralidade, escrevivência e produção audiovisual.