SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25727 - Inglês para Todes - Starter
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso Inglês para Todes conta com três níveis de estudo, organizados nos grupos: Starter (vocabulário e introdução à gramática), Independent (expansão de vocabulário e gramática aplicada) e Talking no Jutsu Class (Conversação), com duração de dois blocos de 20 semanas cada um. O nível de estudo inicial, denominado Starter, tem como objetivo apresentar a lógica por trás do idioma e criar um vocabulário que possa ser utilizado no dia a dia cotidiano e também no ambiente profissional e acadêmico, e ofertará 20 vagas a serem ministradas em regime presencial no campus Diadema, situado na Av. Conceição, 515 - Centro, Diadema - SP, 09920-000. O nível de estudo intermediário, denominado Independent, tem como objetivo apresentar a expandir o vocabulário e embasar com mais profundidade os mecanismos gramaticais do idioma e ofertará 20 vagas a serem ministradas em regime presencial no campus Diadema, situado na Av. Conceição, 515 - Centro, Diadema - SP, 09920-000. O nível de estudo avançado, denominado Talking no jutsu, tem como pessoas que já se sentem à vontade o suficiente para conversar com outras em inglês, e ofertará 20 vagas ofertadas em regimes remoto aos sábados. Os três níveis serão divididos em dois blocos com 20 aulas cada.

Objetivos e Resultados Esperados: O curso visa ampliar o acesso à língua inglesa para estudantes de graduação que sejam beneficiários(as) dos programas de assistência estudantil, ingressantes pelo sistema de reserva de vagas (cotas) e profissionais terceirizados(as) da UNIFESP - Campus Diadema. Assim busca disseminar o aprendizado do idioma e contribuir para o desenvolvimento humano e inclusão social de jovens e adultos de baixa renda que compõem a comunidade acadêmica do campus.

Justificativas: A implantação do curso de oferecer aulas de inglês para estudantes e colaboradores(as) terceirizados(as) em situação de vulnerabilidade socioeconômica em um campus universitário voltado para ciências farmacêuticas, químicas e biológicas é fundamental para promover a excelência acadêmica, a inclusão social e a preparação dos envolvidos para atuarem em um ambiente científico globalizado. Ao oferecer aulas de inglês, a universidade contribui diretamente para a formação cidadã, não apenas preparando-os para participar ativamente da comunidade científica internacional, mas principalmente oferecendo a possibilidade dessa pessoa ter acesso a uma gama maior de informações e suas fontes, garantindo assim um maior entendimento sobre a produção científica global. Isso fortalece a reputação da instituição e aumenta as oportunidades de colaboração e reconhecimento no cenário científico. Além disso, a implantação desse projeto está alinhada com o compromisso social da universidade, garantindo que estudantes em situação socioeconômica desfavorecida tenham acesso às mesmas oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional que seus pares mais privilegiados. Isso contribui para reduzir as desigualdades e promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Dessa forma, a implantação do projeto de oferecer aulas de inglês se mostra não apenas como uma medida educacional necessária, mas também como um investimento no potencial humano e no desenvolvimento científico do país.

Metodologias: A metodologia seguira o Método Construtivista, de Piaget. As aulas serão realizadas presencialmente no Laboratório de Informática 2 pela professora Estela Rosan, aluna do curso de Ciências do campus Diadema. Cada estudante terá acesso a um computador do laboratório onde poderá acessar o material digital que será oferecido previamente em cada aula. A professora irá apresentar o desenvolvimento da aula também no projetor.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: O cursoInglês para Todes conta com três níveis de estudo, organizados nos grupos: Starter (vocabulário e introdução à gramática), Independent (expansão de vocabulário e gramática aplicada) e Talking no Jutsu Class (Conversação), com duração de dois blocos de 20 semanas cada um. O nível de estudo inicial, denominado Starter, tem como objetivo apresentar a lógica por trás do idioma e criar um vocabulário que possa ser utilizado no dia a dia cotidiano e também no ambiente profissional e acadêmico.

Referências (bibliográficas e outras): V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das IFES (2021) Evolve - Cambridge University Press - ELT - Autores, Clandfield, Lindsay ; Goldstein, Ben ; Jones, Ceri ; Editora, Cambridge University Press - ELT ; Coleção/Serie, Evolve

Modo e Critérios de avaliação: O Projeto contará com emissão de certificado para estudantes que completarem mais de 75% de presença, e contará com avaliação contínua a partir de momentos de conversa individual e feedbacks durante as aulas.

Estratégias de Divulgação: Site institucional do Campus Diadema e página do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE Diadema). Redes sociais e e-mails institucionais do público alvo. Comunicação aos fiscais de contratos dos serviços para divulgação entre os colaboradores terceirizados.

Recursos didáticos: As aulas presenciais irão ocorrer no Laboratório de Informática 2 - Prédio de Acesso - Subsolo -1. O material didático será oferecido gratuitamente em formato digital.

Ementa: Starter I: Welcome Class - Cumprimentos, apresentações e despedidas; Números e datas; Cores/Sentimentos; Dias da semana e meses; Vidrarias, Equipamentos de proteção pessoais e coletivos; Ações no presente e passado simples; Vocabulário - Fauna e Flora; Vocabulário - Lugares, solos, biomas; Advérbios de frequência; Horas e rotinas diárias; Preposições de lugar; Vocabulário - profissões, carreiras; Alimentos e bebidas básicos; Descrição de seres e objetos simples; Meios de transporte; Verbos modais; Expressões de tempo; Compras básicas e preços; Rotina diária e atividades habituais; Party and Talk - despedida. Há previsão de bloco II, a ser cadastrado no próximo semestre.