SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25728 - Inglês para Todes - Talking no Jutsu Class
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso Inglês para Todes conta com três níveis de estudo, organizados nos grupos: Starter (vocabulário e introdução à gramática), Independent (expansão de vocabulário e gramática aplicada) e Talking no Jutsu Class (Conversação), com duração de dois blocos de 20 semanas cada um. O nível de estudo inicial, denominado Starter, tem como objetivo apresentar a lógica por trás do idioma e criar um vocabulário que possa ser utilizado no dia a dia cotidiano e também no ambiente profissional e acadêmico, e ofertará 20 vagas a serem ministradas em regime presencial no campus Diadema, situado na Av. Conceição, 515 - Centro, Diadema - SP, 09920-000. O nível de estudo intermediário, denominado Independent, tem como objetivo apresentar a expandir o vocabulário e embasar com mais profundidade os mecanismos gramaticais do idioma e ofertará 20 vagas a serem ministradas em regime presencial no campus Diadema, situado na Av. Conceição, 515 - Centro, Diadema - SP, 09920-000. O nível de estudo avançado, denominado Talking no jutsu, tem como pessoas que já se sentem à vontade o suficiente para conversar com outras em inglês, e ofertará 20 vagas ofertadas em regimes remoto aos sábados. Os três níveis serão divididos em dois blocos com 20 aulas cada.

Objetivos e Resultados Esperados: O curso visa ampliar o acesso à língua inglesa para estudantes de graduação que sejam beneficiários(as) dos programas de assistência estudantil, ingressantes pelo sistema de reserva de vagas (cotas) e profissionais terceirizados(as) da UNIFESP - Campus Diadema. Assim busca disseminar o aprendizado do idioma e contribuir para o desenvolvimento humano e inclusão social de jovens e adultos de baixa renda que compõem a comunidade acadêmica do campus.

Justificativas: A implantação do curso de oferecer aulas de inglês para estudantes e colaboradores(as) terceirizados(as) em situação de vulnerabilidade socioeconômica em um campus universitário voltado para ciências farmacêuticas, químicas e biológicas é fundamental para promover a excelência acadêmica, a inclusão social e a preparação dos envolvidos para atuarem em um ambiente científico globalizado. Ao oferecer aulas de inglês, a universidade contribui diretamente para a formação cidadã, não apenas preparando-os para participar ativamente da comunidade científica internacional, mas principalmente oferecendo a possibilidade dessa pessoa ter acesso a uma gama maior de informações e suas fontes, garantindo assim um maior entendimento sobre a produção científica global. Isso fortalece a reputação da instituição e aumenta as oportunidades de colaboração e reconhecimento no cenário científico. Além disso, a implantação desse projeto está alinhada com o compromisso social da universidade, garantindo que estudantes em situação socioeconômica desfavorecida tenham acesso às mesmas oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional que seus pares mais privilegiados. Isso contribui para reduzir as desigualdades e promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Dessa forma, a implantação do projeto de oferecer aulas de inglês se mostra não apenas como uma medida educacional necessária, mas também como um investimento no potencial humano e no desenvolvimento científico do país.

Metodologias: A metodologia seguira o Método Construtivista, de Piaget. As aulas serão realizadas remotamente em formato síncrono através de viodeoconferência pelo aplicativo Google Meet pela professora Estela Rosan, aluna do curso de Ciências do campus Diadema. Cada estudante terá acesso ao material digital que será oferecido previamente em cada aula. A professora irá apresentar o desenvolvimento da aula também durante a aula remota.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: O Projeto Inglês para Todes conta com três níveis de estudo, organizados nos grupos: Starter (vocabulário e introdução à gramática), Independent (expansão de vocabulário e gramática aplicada) e Talking no Jutsu Class (Conversação), com duração de dois blocos de 20 semanas cada um. O nível de estudo avançado, denominado Talking no jutsu, tem como pessoas que já se sentem à vontade o suficiente para conversar com outras em inglês.

Referências (bibliográficas e outras): V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das IFES (2021) Evolve - Cambridge University Press - ELT - Autores, Clandfield, Lindsay ; Goldstein, Ben ; Jones, Ceri ; Editora, Cambridge University Press - ELT ; Coleção/Serie, Evolve

Modo e Critérios de avaliação: O curso contará com emissão de certificado para estudantes que completarem mais de 75% de presença, e contará com avaliação contínua a partir de momentos de conversa individual e feedbacks durante as aulas.

Estratégias de Divulgação: Site institucional do Campus Diadema e página do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE Diadema). Redes sociais e e-mails institucionais do público alvo. Comunicação aos fiscais de contratos dos serviços para divulgação entre os colaboradores terceirizados.

Recursos didáticos: As aulas remotas para o Nível Talking no jutsu irão ocorrer através de videoconferências, para isso, o(a) estudante deverá ter aparelho com acesso à internet, video e som. O material didático será oferecido gratuitamente em formato digital.

Ementa: Talking no jutsu: Welcome class - Votação e leitura de livros pelo Book Club; Discussão dos capítulos dos livros escolhidos; Votação dos filmes para discussão do Movie Club; Discussão dos filmes escolhidos - Votação de séries para Serie Club; Discussão dos episódios das séries escolhidas; Party and Talk - despedida.