25755 - Contribuições da discussão de adolescência na área de Ensino para a formação de educadores de projetos sociais
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: O curso terá 5 encontros de 4h, nos dias 09/16/23 e 30 de setembro de 2024 e 04 de outubro de 2024. Esperamos discutir os temas de adolescência trazidos pela Psicologia da Educação em associação com a área de Ensino, de modo a propiciar diálogos entre os conhecimentos dessas áreas e aqueles trazidos por educadores de adolescentes de projeto sociais. Os temas abordados são: o que é adolescência, adolescência como construção histórica e cultural, adolescênca na Modernidade, crise de identidade, projeto de vida, cérebro adolescentes, o que é ser um bom professor de adolescentes, como fazer gestão das adolescências em espaços educativos.
Objetivos e Resultados Esperados: Esperamos que esse curso contribua para a formação de educadores críticos e reflexivos, assim como para a atualização de suas práticas na educação de de adolescentes, reforçando a importância dos conhecimentos específicos para a compreensão das mudanças que ocorrem durante a adolescência, permitindo aos educadores interpretar melhor os comportamentos, as emoções e as necessidades dos adolescentes.
Justificativas: Há muita produção sobre adolescência gerada pela Psicologia da Educação e pelas áreas de Ensino/Educação. Por outro lado, há muita produção de conhecimentos sobre juventudes e adolescentes geradas por movimentos sociais e organizações não-governamentais. Este curso justifica-se porque é fundamental haver espaços de diálogos entre esses conhecimentos.
Metodologias: O curso contará com aulas expositivas, debates, atividades em grupo, leitura de textos e uso de obras de artes, em especial uma animação e um documentário sobre o tema.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: O que é adolescência, adolescência como construção histórica e cultural, diferenças entre juventudes e adolescência, adolescência na Modernidade e na Pós-Modernidade, crise de identidade, projeto de vida, projetos juvenis, cérebro adolescentes, o que é ser um bom professor de adolescentes, como fazer gestão das adolescências em espaços educativos.
Referências (bibliográficas e outras): ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2a. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981. BAUMAN, Zygmunt. O sonho da pureza. In. O mal estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. 13-27p. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo; Edições 70, LDA, 2011. 279 p. CALLIGARIS, C. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74a edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. GROSSMAN, E. La adolescencia cruzando los siglos. Adolescencia Latinoamericana. 1998. GUTIERRA, C. Adolescência, psicanálise e educação: O mestre ¿possível¿ de adolescentes. São Paulo: Avercamp. 2003. HABERMAS, J. O discurso filosófico da Modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990. HOUZEL, Suzana Herculano. O cérebro adolescente: a neurociência da transformação da criança em adulto. Objetiva, 2005 LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005. 31-59p. SILVA, J.A. Uma escola para adolescentes é possível?. In: CORTI, A.; CÁSSIO, F. STOCO, S. Escola Pública: Práticas e pesquisas em educação. Santo André: Ed. UFABC, 2023, 109-122p.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Haverá duas produções a serem avaliadas: i. o diário de bordo de cada participante do curso, que registrará as suas impressões sobre cada encontro; ii. a elaboração em grupo de um projeto juvenil que leve em cosnideração a abordagem de adolescência trazida no curso.
Estratégias de Divulgação: A divulgação será basicamente interna para os educadores do curso ¿Adolescente Aprendiz¿ oriundos do Centro de Educação Popular Carlos Kopcak da Secretaria de Educação Municipal de Diadema atuando em duas frentes, uma com o programa primeiros passos que atende adolescentes de 14 a 15 anos e outra com o programa Manoel Quirino de qualificação social e capacitação profissional que atende jovens entre 16 e 29 anos. O curso conta com a autorização por escrito da diretora do Centro de Educação Popular Carlos Kopcak. A divulgação será feita pela diretoria diretamente aos educadores.
Recursos didáticos: Usaremos projetores, textos acadêmicos e televisão para passarmos um documentário e uma animação.
Ementa: O curso abordará as questões de adolescência trazidas pela Psicologia da Educação e pelas áreas de Ensino/Educação, de modo a propiciar diálogos com o conhecimento trazidos pelos educadores em questão. A adolescência será abordada como um fenômeno histórico e cultural recente, causada pela Modernidade a gravada pela Pós-Modernidade. Serão apresentados resultados de pesquisa sobre temas que envolvem adolescência, tais como: crise de identidade, projeto de vida, vínculos, cérebro adolescente, além de pesquisas que discutem como levar esses temas para situações educativas formais e não-formais.