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25766 - MINICURSO:FORMAÇÃO EM OFICINAS MUSICAIS PARA SERVIDORES DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO E AMBIENTES DE TRABALHO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS-DEGEPAT
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Som, Ruído e Silêncio: aspectos físicos e metafísicos do som 2.Elementos da música: ritmo, melodia e harmonia 3.Música e saúde 3.1 O som e o corpo saudável 3.2. Mente e som 3.3. Espírito e som 3.4. As Oficinas Musicais: A Música Orgânica e Oficinas com Canções 3.5.Música e subjetividade 4. Identidade Sonora Musical (ISO) Um Princípio da Musicoterapia 4.1. A autoescuta ¿ oficinas 4.2 A canção popular: oficinas 5. Mindfulness e Princípios da atenção plena 5.1.Experiência primária e secundária, escaneamento corporal. 5.2. Voltando-se aos sentidos, Meditação da respiração; 5.3. Trabalhando com pensamentos, ouvindo sons e meditação do movimento; 5.4. Trabalhando com experiências difíceis, meditação das experiências indesejadas; 5.5. Notando as coisas boas; 5.6. Gentileza, prática da gentileza para si;

Objetivos e Resultados Esperados: Objetivos: 1. Formar multiplicadores, com a intenção de que eles se reconheçam enquanto indivíduos capazes de se apropriarem criticamente do conhecimento discutido, vivenciado e devidamente repassá-lo. 2. Introduzir o participante em técnicas de sensibilização e manejo de demandas específicas, controle do estresse e autoescuta, utilizando, para tanto, canções e elementos musicais em formato grupos de encontro que poderão ser utilizadas em seu cotidiano profissional e pessoal. 2. Apresentar ao participante técnicas de intervenção que utilizem a música como elemento catártico, elemento sintetizador, elemento elucidativo temático. 3. A partir das atividades propostas, pretende-se levar os participantes a ampliar sua capacidade de escutar música (isto é, ouvir com foco e atenção) e de expressão emocional, estendendo-a ao ato de escutar como faculdade primeira no cuidado em saúde. Ao escutar melhor (mais atentamente), o participante tem a possibilidade de ESCUTAR melhor a si mesmo a ao outro. A música é, nesta proposta, um veículo para o desenvolvimento de habilidades fundamentais aos profissionais e trabalhadores da saúde: escuta, sensibilidade e expressividade. Damaceno et al (2018), no relato de uma experiência em Centro de Atenção Psicossocial com 40 usuários que participam das oficinas de música juntamente com os profissionais, aponta a efetividade dessa intervenção para fins terapêuticos. Melhora no raciocínio, na expressão corporal, e na integração com os demais participantes e no vínculo com a equipe foram resultados observados. Para os autores, a música possui potência para reconstruir identidades, integrar pessoas por meio de seu poder de inserção social e reduzir a ansiedade. Espera-se que os participantes do minicurso adquiram competências e habilidades básicas para a realização de oficinas musicais em seus contextos de trabalho.

Justificativas: As mudanças recentes na gestão do trabalho - , precarização, exigência de qualidade total - aliadas a alguns fenômenos globais como a pandemia trouxeram transformações na organização laboral que acentuaram os desafios para os trabalhadores em geral. Os dados da Previdência Social brasileira indicam que os transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho são a terceira causa de afastamento entre os trabalhadores segurados (Brasil, 2017), sendo que mais recentemente, em algumas profissões, eles estão em primeiro lugar. Os servidores da Medicina do Trabalho do Degepat recebem e acompanham muitos trabalhadores adoecidos, e, geralmente, eles têm dificuldades em propor ações de promoção da saúde, uma vez que a rotina de trabalho dos professores e trabalhadores da educação é carregada, os horários enrijecidos, deixando pouca margem para ações de promoção de saúde, e mesmo de cuidado em saúde. Sendo assim, as oficinas de formação de multiplicadores serão uma oportunidade para formar os profissionais da medicina do trabalho para que eles possam posteriormente alcançar o público-alvo e desenvolver ações de promoção de saúde mental em contexto laboral. O Projeto Político-Pedagógico da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ¿ Campus Baixada Santista prima pelo entendimento da atenção à saúde a partir de um olhar interdisciplinar, no qual profissionais de diferentes áreas de saber contribuem ativamente tecendo redes de cuidado e acolhimento. A Música não é aqui entendida simplesmente como uma ferramenta de trabalho, mas sim como uma abertura de possibilidade ao contato mais pleno com o sujeito em sofrimento e do profissional com seus próprios recursos e potencialidades. A partir da escuta mais afinada, a criatividade dos atores envolvidos no processo é estimulada sempre no sentido de desenvolver ações originais e inovadoras para as situações do cotidiano.

Metodologias: POPULAÇÃO-ALVO: Profissionais da Sessão de Apoio Comportamental SEACOMP, que compõem a seção de Medicina do Trabalho do Departamento de Gestão e Acidentes de Trabalho - DEGEPAT da Secretaria de Gestão da prefeitura Municipal de Santos. A formação será realizada para um grupo de 7 servidores da SEACOMP, que estarão aprendendo para posteriormente oferecer as oficinas para os servidores da Secretaria da Educação da PMS, entre outros. Ademais, o projeto possibilitará um processo de aprendizado interprofissional e colaborativo que incluirá estudantes extensionistas e estagiários. Carga Horária: 20 horas

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1.Som, Ruído e Silêncio: aspectos físicos e metafísicos do som 2.Elementos da música: ritmo, melodia e harmonia 3.Música e saúde 3.1 O som e o corpo saudável 3.2. Mente e som 3.3. Espírito e som 3.4. As Oficinas Musicais: A Música Orgânica e Oficinas com Canções 3.5.Música e subjetividade 4. Identidade Sonora Musical (ISO) Um Princípio da Musicoterapia 4.1. A autoescuta ¿ oficinas 4.2 A canção popular: oficinas 5. Mindfulness e Princípios da atenção plena 5.1.Experiência primária e secundária, escaneamento corporal. 5.2. Voltando-se aos sentidos, Meditação da respiração; 5.3. Trabalhando com pensamentos, ouvindo sons e meditação do movimento; 5.4. Trabalhando com experiências difíceis, meditação das experiências indesejadas; 5.5. Notando as coisas boas; 5.6. Gentileza, prática da gentileza para si;

Referências (bibliográficas e outras): BARCELOS, L. R. M. & SANTOS , M. A. C. (1996). A natureza polissêmica da música e a musicoterapia. Revista Brasileira de Musicoterapia (v. 1, n. 1, p. 5-18). BRASIL Adoecimento mental e trabalho: a concessão de benefícios por incapacidade relacionados a transtornos mentais e comportamentais entre 2012 e 2016 [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Fazenda, 2017 [citado em 4 jul 2020]. Disponível em: http://sa.previdencia.gov.br/site/2017/04/1%C2%BA-boletim-quadrimestral.pdf » http://sa.previdencia.gov.br/site/2017/04/1%C2%BA-boletim-quadrimestral.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde do trabalhador e da trabalhadora [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Cadernos de Atenção Básica, n. 41 ¿Brasília : Ministério da Saúde, 2018. Acesso em 20 de junho de 2020. http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/cadernoab_saude_do_trabalhador.pd BROGNOLI, E.; PAGNAN, J. M.; LONGEN, W. C. Saúde Mental dos Trabalhadores da Educação / Mental Health in Education Workers. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 11521¿11530, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n5-013. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16042. Acesso em: 21 mar. 2024. CARVALHO, C.P.; PINHEIRO, M. R. M. De igual para igual: a educação pelos pares como estratégia educativa, transformadora e emancipatória. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, v. 13, n. 38, p. 81-90, dez. 2018. FREGTMAN, C. O tao da música. 9 ed. São Paulo: Pensamento, 1986. NAGAISHI, K. Y; CIPULLO M. A. T. Canção como recurso de trabalho para psicólogos: um levantamento de artigos publicados. Vol. Psicol, vol.67 no.146 São Paulo jan. 2017 JACARANDA, EMF. Sofrimento Mental e Satisfação no Trabalho: um estudo com professores das escolas inclusivas estaduais de ensino fundamental em Porto Velho, Rondônia [dissertação] [internet]. Brasília, DF: Universidade de Brasília; 2008. 102 p. [acesso em 2018 fev 10]. Disponível em: http://www. repositorio.unb.br/bitstream/10482/1819/1/2008_ ElzaMariaFreitasJacaranda.pdf. JOAQUIM, Alice C; SCHWEIGERT, I; LONGEN, Willians C. Mental health in underground coal miners. Archives of Environmental & Occupational Health, v.6, p. 12-23, 2017. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19338244.2017.1411329?journalCode=vaeh20 OLIVEIRA, R. Música, saúde e magia: teoria e prática na música orgânica. Rio de Janeiro: Record, 1996. PENTEADO, Regina Zanella; SOUZA NETO, Samuel de. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saude soc., São Paulo , v. 28, n. 1, p. 135-153, Mar. 2019 . Available from<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010412902019000100010&lng=en&nrm=iso>. access on 16 June 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-12902019180304 PINHEIRO, M.R. Educação pelos Pares: Da Estratégia ao Programa Nacional. Comunicação apresentada nas IX Jornadas Nacionais de Educação pelos Pares: Promover a Saúde com Tod@s. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2018. PROJETO Político Pedagógico da Universidade Federal de São Paulo ¿ Curso: Psicologia. UNIFESP Campus Baixada Santista, 2016. Disponível em: https://www.unifesp.br/campus/san7/images/pdfs/ceg/Atualizacao%20plano%20pedagogico-_psicologia.pdf. Acesssado em 16/05/2022. SILVA, L. R. Fet al.. Oficinas de música e corpo como dispositivo na formação do profissional de saúde. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 189-203, jan/abril, 2014 SOUZA, DL. Professor, trabalho e adoecimento: políticas educacionais, gestão do trabalho e saúde [monografia]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2007. 38 p TOSTES, Maiza Vaz et al . Sofrimento mental de professores do ensi

Modo e Critérios de avaliação: Presença Participação Seminarios

Estratégias de Divulgação: Divulgação interna para público específico

Recursos didáticos: Sala de salas Quadro Branco Data Show Aparelho de som

Ementa: Aspectos físicos e metafísicos do som; Música e saúde; O som e o corpo saudável; princípios de elaboração de oficinas musicais no campo da saúde e da educação: a Música Orgânica e as Oficinas com Canções ; introdução ao Mindfulness: Princípios da atenção plena, Experiência primária e secundária, escaneamento corporal; meditação; Sofrimento psíquico no trabalho entidos, Meditação da respiração; Trabalhando com experiências difíceis; Trabalhando com pensamentos, ouvindo sons e meditação do movimento; meditação das experiências indesejadas; Notando as coisas boas; Gentileza, prática da gentileza para si;