SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25829 - Autocuidado e Saúde Integral 2024
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O objetivo do curso é promover o autocuidado e a saúde integral. As aulas terão como tema: Tríade de Autocuidado; Concepções de saúde e cuidado; Práticas Integrativas e Complementares; Pesquisas em Saúde e Autopesquisa; Linha do Tempo Saúde-Doença e Cuidado; Método FEMA; Canvas de Autocuidado. As atitudes trabalhadas serão: Não-julgar; Ser paciente; Ter uma mente de principiante; Confiar; Aceitar; Não lutar; Deixar ir (não apego); Ser grato (gratidão); Ser generoso (compaixão). As aulas já foram gravadas e serão disponibilizadas na plataforma do Google Classroom. Este é um curso 100% assíncrono para assistir as aulas e realizar as atividades. A carga total é de 20h e será necessário enviar os exercícios para ter o certificado. O curso estará disponível entre agosto e outubro de 2024.

Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo do curso é promover o autocuidado e a saúde integral. As aulas terão como tema: Tríade de Autocuidado; Concepções de saúde e cuidado; Práticas Integrativas e Complementares; Pesquisas em Saúde e Autopesquisa; Linha do Tempo Saúde-Doença e Cuidado; Método FEMA; Canvas de Autocuidado. As atitudes trabalhadas serão: Não-julgar; Ser paciente; Ter uma mente de principiante; Confiar; Aceitar; Não lutar; Deixar ir (não apego); Ser grato (gratidão); Ser generoso (compaixão).

Justificativas: O autocuidado é um ciclo dinâmico e contínuo de autoconhecimento. Cuidar de si é um processo complexo influenciado pela cultura e pelo modelo de saúde com que cada pessoa se identifica. A proposta do curso não é definir qual é o melhor caminho, mas, de fato, modificar a lógica da construção do cuidado, com a valorização das tecnologias de diferentes racionalidades e compreensões de saúde, em constante interação, para aprender a cuidar de si mesmo e dos outros, com integralidade. No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi instituída por meio da portaria MS no 971, de 03/05/2006. Esta política veio com o intuito de abordar as práticas e ações em saúde com uma visão baseada na integralidade e humanização do cuidado, olhando para o indivíduo em sua totalidade, contribuindo para melhorar os resultados no campo da saúde, do social e do econômico (BRASIL, 2006). Dentre as diretrizes desta política, consta da estruturação e fortalecimento das PICS no SUS, de estratégias de desenvolvimento e qualificação das PICS em uma perspectiva também da Educação Permanente, a informação e divulgação dos conhecimentos básicos para todos os atores interessados, ações intersetoriais para o desenvolvimento integral e a participação da população neste processo. Inicialmente, a política definiu as diretrizes para a inserção de técnicas e procedimentos relacionados a: Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica e o Termalismo Social-Crenoterapia. Em 2017, o Ministério da Saúde ampliou o acesso a mais catorze novas práticas por meio da publicação da Portaria no 849 de 27 de março de 2017 revogada pela Portaria Consolidada n. 2 de 28 de setembro de 2017: Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga (BRASIL, 2017). Em março de 2018, o Ministério da Saúde promoveu o 1o Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública (INTERCONGREPICS), realizado no Rio de Janeiro. A Portaria n. 702, de 18 de março de 2018 inclui mais 10 práticas integrativas no SUS: Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de Mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais (BRASIL, 2018). Também, foram incluídos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, alguns procedimentos como: Oficina de Massagem/Automassagem; Sessão de Auriculoterapia; Sessão de Massoterapia e Orientação de Tratamento Termal/Crenoterápico. Dentre os benefícios das PICS para a qualidade de vida destacam-se (TESSER, 2012; SCHVEITZER, 2015): 1. Promove a circulação e harmoniza as funções biológicas; 2. Previne e alivia dores no corpo, na coluna, problemas de músculos, tendões e outras doenças; 3. Melhora a postura e a consciência corporal; 4. Favorece o relaxamento das tensões musculares; 5. Amplia a visão de saúde e cuidado a partir dos diferentes paradigmas de saúde; 6. Promove saúde a partir do convívio em grupo e das trocas de experiências entre os participantes que buscam juntos o cuidado; 7. Reduz o isolamento social; 8. Alivia o estresse; 9. Aumenta o bem estar; 10. Aumenta a auto-estima; 11. Melhora a auto-imagem; 12. Promove o empoderamento e a autonomia dos sujeitos; 13. Promove o vínculo e o exemplarismo terapêutico; 14. Discute a medicalização dos diferentes aspectos da vida dos usuários. Para ajudar a alcançar esses benefícios o curso também irá explorar nove atitudes propostas por Jon Kabat-Zinn para o cultivo de uma consciência não julgadora, paciente, curiosa, compassiva. Essas atitudes diferem do estado mental condicionado e reativo comumente encontrado na sociedade atual. Cada aula irá explorar uma atitude.

Metodologias: O curso está organizado 100% assíncrono. Ao todo foram gravadas dez aulas de até 1h que serão disponibilizadas no Google Classroom, além vídeos, artigos, etc) e descrição de atividades. Público-alvo: servidores, profissionais da saúde comunidade em geral.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Aula Conteúdo Etapa Atitude Leitura/ Atividade 1 Apresentação do curso + o que é o autocuidado + Tríade do Autocuidado Recursos Não-julgar Qual o nome do cachorro? 2 Concepções de saúde e cuidado Recursos Ser paciente Caso da Dona Violeta 3 Seu Anastácio Cosmovisão Ter uma mente de principiante Caso do seu Anastácio/ CANVAS 4 PICS e Saúde integral Cosmovisão Confiar PNPIC 5 Pesquisas em Saúde e Mapa de Evidências Cosmovisão Aceitar Mapas de Evidências 6 Autopesquisa Auto conhecimento Não lutar 7 Linha do tempo Auto conhecimento Deixar ir (não apego) Linha do tempo 8 Método FEMA e Auto conhecimento Ser grato (gratidão) 9 Canvas de Autocuidado Auto conhecimento Ser generoso (compaixão) Canvas de Autocuidado 10 Fechamento

Referências (bibliográficas e outras): LACAZ, F. A. C. Qualidade de vida no trabalho e saúde/doença. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 151-161, 2000. SCHVEITZER FC. SCHVEITZER MC. Autocuidado a dinâmica da saúde integral. Foz do Iguaçu: Epígrafe, 2021. TESSER, C. D.; SOUSA, I. M. C. Atenção primária, atenção psicossocial, práticas integrativas e complementares e suas afinidades eletivas. Saúde e Sociedade, v. 21, p. 336-350, 2012. WORLD HEALTH ORGANIZATION. The Ottawa Charter for Health Promotion. First International Conference on Health Promotion; Ottawa, Canada. Geneve (CH):World Health Organization; 1986.

Modo e Critérios de avaliação: Como critérios de aproveitamento serão considerados a entrega das atividades: Linha do Tempo e Canvas de Autocuidado.

Estratégias de Divulgação: Publicação nos murais do Campus São Paulo, serviços de saúde e divulgação nas redes sociais do projeto CUIDAR. Serão ofertadas 250 vagas para a comunidade em geral.

Recursos didáticos: Os seguintes recursos serão disponibilizados: vídeos, aulas, ferramentas: Linha do Tempo e Canvas de Autocuidado.

Ementa: No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi instituída por meio da portaria MS no 971, de 03/05/2006. Esta política veio com o intuito de abordar as práticas e ações em saúde com uma visão baseada na integralidade e humanização do cuidado, olhando para o indivíduo em sua totalidade, contribuindo para melhorar os resultados no campo da saúde, do social e do econômico (BRASIL, 2006). O objetivo do curso é promover o autocuidado e a saúde integral.