SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25975 - Introdução ao marxismo brasileiro
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso está estruturado em cinco sessões por meio das quais se pretende discorrer sobre temas atuais que supostamente o marxismo, em geral e brasileiro em particular, não teria visitado, mas que encontra grande presença em autores marxistas do Brasil, tais como como Clóvis Moura, Heleieth Saffioti, Francisco de Oliveira, Ruy Mauro Marini, Décio Saes, entre outros.

Objetivos e Resultados Esperados: Pretende-se contribuir para a divulgação científica de importantes pesquisas e elaborações teóricas do marxismo brasileiro, que embora pouco conhecidas no meio acadêmico, político e militante, oferecem uma interpretação original sobre temas relevantes presentes no debate intelectual e político contemporâneo.

Justificativas: Poucos pensadores marxistas ganham destaque entre os principais ¿intérpretes¿ do Brasil, tanto nos cursos sobre pensamento social brasileiro nas universidades quanto no currículo escolar. Ademais, quando apresentados, tais autores são identificados como uma corrente homogênea que teria dado contribuições somente a temas ligados à economia e aos conflitos de classe em nossa formação. Assim, tornou-se senso comum que o marxismo brasileiro não teria visitado temas relevantes para pensar as relações sociais no Brasil contemporâneo, tais como racismo, gênero, entre outros. O curso vai na contramão desse diagnóstico ao propor a leitura e debate de clássicos do marxismo brasileiro que deram contribuições relevantes a esses e outros temas.

Metodologias: O curso está estruturado em cinco sessões, em que se promoverá debates com convidados de diversas instituições do país sobre diversas temáticas, tendo como referência um ou mais autores que podem ser identificados como clássicos do marxismo brasileiro.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1- Racismo em Clóvis Moura 2- Gênero e patriarcado em Heleieth Saffioti 3- Desigualdade regional em Francisco de Oliveira 4- Imperialismo e dependência em Ruy Mauro Marini 5- O Estado e a política em Décio Saes

Referências (bibliográficas e outras): MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência. Em: TRASPADINI, Roberta; STÉDILE, João Pedro. Ruy Mauro Marini: vida e obra.São Paulo: Expressão Popular, 2011. MOURA, Clóvis. Rebeliões da senzala. São Paulo: Lech Livraria Editora Ciências Humanas, 1981. OLIVEIRA, Francisco. Crítica à razão dualista/O ornitorrinco.São Paulo: Boitempo Editorial, 2003. SAES, Décio. A formação do Estado burguês no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2a. ed., 1985. SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Vozes, 1976.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Presença em pelo menos 3 das 5 sessões previstas, leitura da bibliografia indicada e participação nos debates promovidos

Estratégias de Divulgação: Redes sociais, página da Proex e listas de whatsapp

Recursos didáticos: Exposição, debate e vídeo conferência

Ementa: O curso pretende oferecer uma introdução ao pensamento de alguns autores marxistas brasileiros, tais como Clóvis Moura, Heleieth Saffioti, Francisco de Oliveira, Ruy Mauro Marini, Décio Saes, entre outros, que produziram pesquisas e reflexões teóricas sobre temas supostamente não visitados pelo marxismo, como racismo, gênero e patriarcado, desigualdade regional, imperialismo e dependência, política e Estado, etc.