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25991 - Educação Médica Continuada: Abordagens para o Diagnóstico Laboratorial das Infecções Fúngicas
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso será estruturado em 7 encontros semanais, cada um com duração de 4 horas, totalizando uma carga horária de 28 horas. As atividades serão divididas entre aulas teóricas, atividades práticas em laboratório e avaliações formativas. 1. Introdução à Morfologia dos Fungos e Taxonomia (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Apresentação da morfologia básica das células fúngicas, incluindo suas estruturas e características distintivas, como hifas, leveduras, conídios e pseudohifas. Discussão sobre a classificação taxonômica dos principais grupos de fungos de relevância médica, com ênfase na identificação dos gêneros e espécies mais comuns. b) Aula Prática (3 horas): Observação de lâminas preparadas com diferentes tipos de fungos, permitindo aos residentes visualizarem e identificarem as principais estruturas fúngicas ao microscópio. Realização de técnicas de coloração e montagem de lâminas para o exame microscópico direto de fungos. 2. Micoses Superficiais (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Abordagem das micoses superficiais e cutâneas, incluindo candidíase cutânea, pitiríase versicolor, tinea nigra e piedras. Discussão sobre os agentes etiológicos, as manifestações clínicas, o diagnóstico laboratorial e as opções terapêuticas para cada tipo de micose. b) Aula Prática (3 horas): Exame microscópico direto de amostras clínicas de pacientes com suspeita de micoses superficiais. Isolamento e identificação de fungos e leveduras em cultura, utilizando meios de cultura seletivos e diferenciais. 3. Dermatofitoses (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Abordagem sobre as dermatofitoses. Discussão sobre os agentes etiológicos, as manifestações clínicas, o diagnóstico laboratorial e as opções terapêuticas para cada tipo de micose. b) Aula Prática (3 horas): Exame microscópico direto de amostras clínicas de pacientes com suspeita de micoses cutâneas. Isolamento e identificação de fungos dermatófitos em cultura, utilizando meios de cultura seletivos e diferenciais. 4. Micoses Subcutâneas (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Abordagem das micoses subcutâneas e sistêmicas, incluindo esporotricose, cromoblastomicose, micetoma e paracoccidioidomicose loboi (Lacaziose). Discussão sobre os agentes etiológicos, as manifestações clínicas, o diagnóstico laboratorial e as opções terapêuticas para cada tipo de micose. b) Aula Prática (3 horas): Exame microscópico direto de amostras clínicas de pacientes com suspeita de micoses subcutâneas. Isolamento e identificação de fungos em cultura, utilizando técnicas específicas para cada gênero. 5. Micoses Sistêmicas (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Abordagem das micoses sistêmicas, incluindo a paracoccidioidomicose, histoplasmose e coccidioidomicose. Discussão sobre os agentes etiológicos, as manifestações clínicas, o diagnóstico laboratorial e as opções terapêuticas para cada tipo de micose. b) Aula Prática (3 horas): Exame microscópico direto de amostras clínicas de pacientes com suspeita de micoses sistêmicas. Isolamento e identificação de fungos em cultura, utilizando técnicas específicas para cada gênero. Demonstração de testes sorológicos. 6. Micoses Oportunistas (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Abordagem das micoses oportunistas, incluindo candidíase invasiva, aspergilose, criptococose, fusariose e mucormicose. Discussão sobre os agentes etiológicos, os fatores de risco, as manifestações clínicas, o diagnóstico laboratorial e as opções terapêuticas para cada tipo de micose. Ênfase na importância da identificação precoce e do tratamento adequado em pacientes imunocomprometidos. b) Aula Prática (3 horas): Exame microscópico direto de amostras clínicas de pacientes com suspeita de micoses oportunistas. Isolamento e identificação de fungos oportunistas em cultura, utilizando meios de cultura seletivos e diferenciais. Demonstração de testes sorológicos. 7. Discussão Geral (4 horas) a) Discussão geral sobre os tópicos abordados no curso de extensão. Revisão dos principais tópicos abordados no curso.

Objetivos e Resultados Esperados: Objetivo Geral: Aprimorar a capacidade de médicos residentes em Dermatologia da Unifesp no diagnóstico laboratorial de infecções fúngicas, através da compreensão da morfologia dos fungos e dos principais métodos e técnicas de diagnóstico. Objetivos Específicos: a) Apresentar a morfologia básica das células fúngicas, incluindo suas estruturas e características distintivas, e discutir a classificação taxonômica dos principais grupos de fungos de relevância médica. b) Descrever as características morfológicas macro e microscópicas dos fungos causadores de micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas, com ênfase na diferenciação dos principais gêneros e espécies. c) Abordar os diferentes métodos utilizados no diagnóstico das infecções fúngicas, como exame microscópico direto, cultura, testes bioquímicos e técnicas moleculares, incluindo PCR e sequenciamento. d) Explorar as dificuldades na identificação de fungos, como a interpretação de resultados laboratoriais, a diferenciação entre colonização e infecção, e a comunicação efetiva com o clínico para otimizar o manejo do paciente. e) Apresentar casos clínicos simulados, incentivando os residentes a aplicarem os conhecimentos adquiridos na identificação dos agentes fúngicos e na interpretação dos resultados laboratoriais, considerando o contexto clínico do paciente. f) Oferecer aos residentes a oportunidade de se atualizar sobre os avanços no diagnóstico laboratorial das micoses, capacitando-os a utilizar as ferramentas e tecnologias mais recentes para o benefício dos pacientes. g) Formar profissionais mais capacitados para lidar com as infecções fúngicas, impactando positivamente a qualidade da assistência e o prognóstico dos pacientes com micoses. Espera-se que a implementação deste curso resulte nos seguintes impactos em relação aos residentes: a) Aumento do conhecimento teórico sobre micologia médica, incluindo classificação dos fungos, morfologia e principais agentes causadores de micoses. Avaliações teóricas ao longo do curso mensurarão esse aprendizado. b) Desenvolvimento de habilidades práticas permitindo-os realizar e interpretar exames micológicos básicos, como exame microscópico direto e cultura de fungos. A avaliação prática verificará o desenvolvimento dessas habilidades. c) Melhora na capacidade diagnóstica conferindo maior segurança e competência no diagnóstico das infecções fúngicas. Capacidade de identificar agentes etiológicos, interpretar resultados laboratoriais e correlacioná-los com o quadro clínico do paciente. Análise de casos clínicos simulados e discussão de casos reais permitirão avaliar essa habilidade. d) Aumento da confiança e autonomia para lidar com pacientes com suspeita de infecções fúngicas. Melhora da capacidade de solicitar e interpretar exames laboratoriais adequadamente, contribuindo para o diagnóstico precoce e tratamento eficaz. Observação do desempenho dos residentes em atividades práticas e discussões avaliará esse aspecto. A capacitação profissional impactará a qualidade da assistência aos pacientes, permitindo um diagnóstico mais preciso e precoce, e consequentemente, um tratamento mais eficaz e individualizado. Espera-se que o curso contribua para a redução da morbidade e mortalidade associadas às infecções fúngicas, especialmente em pacientes imunocomprometidos. Ao formar profissionais mais capacitados para lidar com as infecções fúngicas, o curso contribuirá para a melhoria da saúde pública, reduzindo a carga dessas doenças na população e otimizando o uso dos recursos de saúde.

Justificativas: O curso de extensão responde à crescente relevância das infecções fúngicas na prática médica, especialmente na Dermatologia. O aumento da incidência das infecções fúngicas na prática médica é impulsionado por fatores como a ampliação da população imunocomprometida e o surgimento de patógenos resistentes, como Candida auris, exige que os profissionais de saúde estejam preparados para diagnosticá-las e tratá-las de forma eficaz. O diagnóstico laboratorial rápido e preciso é relevante para o manejo adequado das micoses, impactando na redução da morbidade e mortalidade associadas a essas infecções. No entanto, o diagnóstico ainda enfrenta desafios significativos, como a complexidade dos métodos, a escassez de profissionais especializados e a dificuldade em identificar novos patógenos e cepas resistentes. A falta de investimento e reconhecimento na área da micologia agrava essa situação, resultando em lacunas no conhecimento e na capacidade diagnóstica, especialmente em países de baixa e média renda. O curso busca suprir essa necessidade, oferecendo aos médicos residentes em Dermatologia da Unifesp a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades no diagnóstico laboratorial das infecções fúngicas. A escolha do público-alvo é estratégica, considerando a alta prevalência de manifestações cutâneas de micoses na prática dermatológica e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento eficaz. Ademais, o curso se alinha às diretrizes da OMS, que reconhece a necessidade de fortalecer a formação em micologia médica e ampliar a capacidade diagnóstica global. A realização das atividades na EPM proporcionará aos residentes acesso a tecnologias de ponta e contato com especialistas renomados. Essa experiência prática e imersiva enriquecerá a formação dos residentes, capacitando-os a utilizar as ferramentas e o conhecimento mais atualizados para o diagnóstico das micoses

Metodologias: O curso será desenvolvido por meio de abordagem teórico-prática, combinando aulas expositivas dialogadas (AED), discussões de casos clínicos, atividades práticas em laboratório e avaliações formativas. A carga horária total será de 28 horas, distribuídas em 7 encontros semanais de 4 horas cada. Aulas Teóricas: Serão ministradas AED, com o auxílio de recursos audiovisuais, como apresentações de slides, imagens de alta resolução e vídeos, para facilitar a compreensão dos conceitos e a visualização das características morfológicas dos fungos. Os temas abordados incluirão a introdução à micologia médica, a morfologia básica dos fungos, as principais micoses (superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas) e os métodos de diagnóstico laboratorial (microscopia, cultura e testes bioquímicos). Atividades Práticas em Laboratório: As atividades incluirão o exame microscópico direto de amostras clínicas, a realização de culturas para isolamento e identificação de fungos, a execução de testes bioquímicos e a interpretação de resultados laboratoriais. Avaliações Formativas: Ao longo do curso, serão realizadas avaliações formativas para acompanhar o progresso dos residentes e identificar eventuais dificuldades de aprendizado. As avaliações incluirão a resolução de questões teóricas, a identificação de fungos em lâminas e culturas, e a discussão de casos clínicos. Ao final, será aplicado um questionário de satisfação para avaliar a percepção dos residentes sobre o conteúdo, a metodologia e a organização do curso. Espera-se que, ao final do curso, os residentes tenham adquirido conhecimentos sólidos sobre a micologia e as principais técnicas de diagnóstico laboratorial, desenvolvido habilidades práticas na identificação de fungos e na interpretação de resultados, e aprimorado sua capacidade de raciocínio clínico e tomada de decisão no contexto das micoses.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1. Introdução à Morfologia dos Fungos e Taxonomia (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Apresentação da morfologia básica das células fúngicas, incluindo suas estruturas e características distintivas, como hifas, leveduras, conídios e pseudohifas. Discussão sobre a classificação taxonômica dos principais grupos de fungos de relevância médica, com ênfase na identificação dos gêneros e espécies mais comuns. b) Aula Prática (3 horas): Observação de lâminas preparadas com diferentes tipos de fungos, permitindo aos residentes visualizarem e identificarem as principais estruturas fúngicas ao microscópio. Realização de técnicas de coloração e montagem de lâminas para o exame microscópico direto de fungos. 2. Micoses Superficiais (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Abordagem das micoses superficiais e cutâneas, incluindo candidíase cutânea, pitiríase versicolor, tinea nigra e piedras. Discussão sobre os agentes etiológicos, as manifestações clínicas, o diagnóstico laboratorial e as opções terapêuticas para cada tipo de micose. b) Aula Prática (3 horas): Exame microscópico direto de amostras clínicas de pacientes com suspeita de micoses superficiais. Isolamento e identificação de fungos e leveduras em cultura, utilizando meios de cultura seletivos e diferenciais. 3. Dermatofitoses (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Abordagem sobre as dermatofitoses. Discussão sobre os agentes etiológicos, as manifestações clínicas, o diagnóstico laboratorial e as opções terapêuticas para cada tipo de micose. b) Aula Prática (3 horas): Exame microscópico direto de amostras clínicas de pacientes com suspeita de micoses cutâneas. Isolamento e identificação de fungos dermatófitos em cultura, utilizando meios de cultura seletivos e diferenciais. 4. Micoses Subcutâneas (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Abordagem das micoses subcutâneas e sistêmicas, incluindo esporotricose, cromoblastomicose, micetoma e paracoccidioidomicose loboi (Lacaziose). Discussão sobre os agentes etiológicos, as manifestações clínicas, o diagnóstico laboratorial e as opções terapêuticas para cada tipo de micose. b) Aula Prática (3 horas): Exame microscópico direto de amostras clínicas de pacientes com suspeita de micoses subcutâneas. Isolamento e identificação de fungos em cultura, utilizando técnicas específicas para cada gênero. 5. Micoses Sistêmicas (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Abordagem das micoses sistêmicas, incluindo a paracoccidioidomicose, histoplasmose e coccidioidomicose. Discussão sobre os agentes etiológicos, as manifestações clínicas, o diagnóstico laboratorial e as opções terapêuticas para cada tipo de micose. b) Aula Prática (3 horas): Exame microscópico direto de amostras clínicas de pacientes com suspeita de micoses sistêmicas. Isolamento e identificação de fungos em cultura, utilizando técnicas específicas para cada gênero. Demonstração de testes sorológicos. 6. Micoses Oportunistas (4 horas) a) Aula Teórica (1 hora): Abordagem das micoses oportunistas, incluindo candidíase invasiva, aspergilose, criptococose, fusariose e mucormicose. Discussão sobre os agentes etiológicos, os fatores de risco, as manifestações clínicas, o diagnóstico laboratorial e as opções terapêuticas para cada tipo de micose. Ênfase na importância da identificação precoce e do tratamento adequado em pacientes imunocomprometidos. b) Aula Prática (3 horas): Exame microscópico direto de amostras clínicas de pacientes com suspeita de micoses oportunistas. Isolamento e identificação de fungos oportunistas em cultura, utilizando meios de cultura seletivos e diferenciais. Demonstração de testes sorológicos. 7. Discussão Geral (4 horas) a) Discussão geral sobre os tópicos abordados no curso de extensão. Revisão dos principais tópicos abordados no curso.

Referências (bibliográficas e outras): Artigos científicos: Artigos científicos recentes, selecionados pelo Professor coordenador, serão fornecidos durante o curso. Livros: Bonifaz, A. (2015). Micologia Médica Básica. México: McGraw Hill. de Hoog, G. S., Guarro, J., Díaz, J. G., Ahmed, S. A., Al Hatmi, A. M. S., Figueras, M. J., & Vitale, R. G. (2021). Atlas of Clinical Fungi: The Ultimate Benchtool for Diagnostics. Foundation Atlas of Clinical Fungi. Ellis, D. H., Davis, S., Alexiou, H., Handke, R., & Bartley, R. (2007). Descriptions of medical fungi (Vol. 2). Adelaide: University of Adelaide. Kauffman, C. A., Pappas, P. G., Sobel, J. D., & Dismukes, W. E. (Eds.). (2011). Essentials of Clinical Mycology. New York: Springer New York. Kibbler, C. C., Barton, R., Gow, N. A., Howell, S., MacCallum, D. M., & Manuel, R. J. (Eds.). (2017). Oxford Textbook of Medical Mycology. Oxford University Press. Kwon-Chung, K. J., Bennett, J. E. (1992). Medical Mycology. Reino Unido: Lea & Febiger. McGinnis, M. R. (2012). Current Topics in Medical Mycology (Vol. 2). Springer Science & Business Media. Pfaller, M. A., McGinnis, M. R., Anaissie, E. J. (2009). Clinical Mycology. Reino Unido: Churchill Livingstone. Reiss, E., Shadomy, H. J., Lyon, G. M. (2011). Fundamental Medical Mycology. Alemanha: Wiley. Rippon, J. W. (1982). Medical Mycology: The Pathogenic Fungi and the Pathogenic Actinomycetes. Reino Unido: Saunders.

Modo e Critérios de avaliação: A avaliação do desempenho dos alunos será realizada de forma contínua e processual ao longo do curso, com ênfase na participação ativa e no progresso individual de cada participante. Serão utilizados diferentes instrumentos de avaliação, incluindo: a) Observação e registro da participação em sala de aula: Durante cada encontro, será avaliada a qualidade da participação dos alunos nas discussões, debates e atividades práticas, considerando a relevância das contribuições, a pertinência das perguntas e a demonstração de compreensão dos temas abordados. b) Avaliações formativas: Ao final de cada módulo temático, serão realizadas avaliações formativas para verificar a aquisição dos conhecimentos teóricos e práticos. Essas avaliações poderão incluir provas escritas ou online, testes práticos em laboratório, apresentações orais e/ou relatórios de atividades práticas. c) Questionário de satisfação: Ao final do curso, os alunos responderão a um questionário para avaliar sua percepção sobre o conteúdo, a metodologia e a organização do curso. Para a aprovação no curso, serão considerados os seguintes critérios: a) Aproveitamento: Obtenção de média igual ou superior a 70% nas avaliações teóricas e práticas realizadas ao longo do curso. b) Frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas e atividades práticas. c) Participação ativa: Demonstração de envolvimento nas discussões, debates e atividades práticas em laboratório. d) Questionário de satisfação: Preenchimento do questionário de satisfação ao final do curso.

Estratégias de Divulgação: A divulgação do curso será realizada em colaboração com o Departamento de Dermatologia da EPM-Unifesp e os preceptores dos residentes R1, R2 e R3, garantindo que o público-alvo seja amplamente informado sobre a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em micologia médica. As seguintes estratégias serão utilizadas: Comunicação Direta: Envio de e-mails informativos para todos os residentes em Dermatologia da Unifesp, com detalhes sobre o curso, incluindo objetivos, conteúdo programático, cronograma e informações sobre inscrição. Reuniões informativas com os preceptores dos residentes de R1, R2 e R3, para apresentar o curso e solicitar apoio na divulgação e incentivo à participação dos residentes. Cartazes informativos serão afixados em locais estratégicos do Departamento de Dermatologia, como salas de aula, bibliotecas e áreas de convivência, para atrair a atenção dos residentes e informá-los sobre o curso.

Recursos didáticos: O curso utilizará uma variedade de recursos didáticos para enriquecer a experiência de aprendizado e facilitar a compreensão dos conceitos teóricos e práticos. Os principais recursos incluem: a) Apresentações de Slides: Serão utilizadas para apresentar os conteúdos teóricos de forma organizada e visualmente atrativa, com imagens, gráficos e esquemas que ilustrem os principais conceitos e características dos fungos e das micoses. b) Imagens de Alta Resolução: Imagens detalhadas de estruturas fúngicas, macro e microscópicas, serão utilizadas para auxiliar na identificação e diferenciação dos principais gêneros e espécies de fungos de relevância médica. c) Vídeos Educativos: Vídeos sobre micologia, técnicas laboratoriais e casos clínicos serão utilizados para complementar as aulas teóricas e práticas, proporcionando uma visão dinâmica e interativa do aprendizado. d) Amostras Clínicas: Amostras clínicas de pacientes com suspeita de infecções fúngicas serão utilizadas nas atividades práticas, permitindo aos residentes a experiência de lidar com materiais reais e aplicar as técnicas de diagnóstico laboratorial. e) Materiais de Laboratório: Meios de cultura seletivos e diferenciais, lâminas, lamínulas, corantes, microscópios e outros materiais de laboratório serão disponibilizados para a realização das atividades práticas, garantindo a aplicação dos conhecimentos teóricos em um ambiente prático e seguro. f) Casos Clínicos Simulados: Casos clínicos simulados serão utilizados para estimular o raciocínio clínico e a tomada de decisão no contexto das micoses, permitindo aos residentes aplicarem os conhecimentos adquiridos em situações realistas e desafiadoras. Esses recursos didáticos serão utilizados de forma integrada e complementar, buscando promover uma aprendizagem ativa e significativa, que capacite os residentes a diagnosticarem e manejar as infecções fúngicas com segurança e eficácia.

Ementa: As infecções fúngicas emergentes representam um desafio crescente à saúde global. O curso abordará os aspectos gerais dos fungos de relevância médica, desde a micologia clássica à molecular, incluindo a identificação e o diagnóstico laboratorial das principais micoses, com ênfase nas manifestações cutâneas, subcutâneas e sistêmicas. Serão discutidas as ferramentas diagnósticas, os desafios na identificação e interpretação de resultados, e o manejo adequado dos pacientes, incluindo a comunicação com o clínico. O curso visa capacitar os residentes em Dermatologia a diagnosticar e tratar infecções fúngicas com precisão, aprimorando a assistência ao paciente e contribuindo para a saúde pública.