SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26007 - FERRAMENTAS DIGITAIS NO APOIO À PESQUISA DOCUMENTAL: O USO DO ZOTERO
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Carga-horária: 8h Público Alvo: Estudantes de Graduação; Estudantes de Pós-Graduação; Professores da Educação Básica; Historiadores; Arquivistas; Bibliotecários. Número de vagas: 25 Período de realização: 02/09/2024 Coordenador: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira Vice-coordenadora: Profª. Drª. Cláudia Panizzolo Convidada para ministrar o curso: Profª. Drª. Patrícia Santos Hansen (Universidade Nova de Lisboa).

Objetivos e Resultados Esperados: ¿ Aprender a usar a ferramenta digital Zotero na organização e sistematização de pesquisas documentais; ¿ Refletir sobre a importância da e-História no presente; ¿ Compreender o papel das tecnologias digitais na produção de conhecimento científico no campo historiográfico; ¿ Contribuir para a formação de pesquisadores, bibliotecários, arquivistas e o público em geral interessado na colega e organização documental.

Justificativas: O Curso de Extensão "Ferramentas Digitais no apoio à pesquisa documental: o uso do Zotero¿ visa a apresentar noções básicas sobre o uso de tecnologias digitais para a organização e sistematização de pesquisas de caráter documental. Um dos desafios que se impõem a quem se envereda por esse tipo de atividade é justamente estabelecer um modo de trabalho mais eficiente e mais ágil, já que a coleta documental no âmbito das atividades de pesquisa por si costumar ser marcada por barreiras decorrentes da falta de consciência histórica e da preservação documental em nosso país. Tendo como base reflexões advindas da e-História, que alia a historiografia com o campo das tecnologias digitais, o curso de extensão se direciona a qualquer pessoa que se interesse pela organização de fontes documentais, pelo princípio da formulação de instrumentos de pesquisa. O curso centrar-se-á na ferramenta Zotero, que se configura como um software gerenciador de referências. Essa ferramenta é de acesso livro, com código aberto, o que a permite auxiliar qualquer pessoa gerenciar materiais bibliográficos relacionados a uma atividade de pesquisa ou organização documental. Dessa maneira, o curso poderá ser útil a estudantes de graduação e pós-graduação, a professores e gestores escolares, assim como a historiadores, arquivistas e bibliotecários.

Metodologias: ¿ Curso contará com atividades online (8 h), a serem realizadas pelo Google Meet; ¿ O curso se organiza duas etapas: a primeira, de 2 horas, será voltada a uma discussão teórica sobre a e-História e sobre as tecnologias na organização documental e bibliográfica; a segunda, de 6 horas, se voltará à apresentação da ferramenta Zotero e o uso prático desse software. ¿ Toda a atividade será realizada pelo Google Meet, com exposição da professora convidada Patrícia Santos Hansen, da Universidade Nova de Lisboa.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: ¿ O contexto da e-História; ¿ As tecnologias e o saber historiográfico; ¿ Apresentação do Zotero; ¿ Práticas de uso do Zotero na pesquisa e organização documental e bibliográfica.

Referências (bibliográficas e outras): ALMEIDA, F. C. de. O historiador e as fontes digitais: uma visão acerca da internet como fonte primária para pesquisas históricas. Aedos, v. 3, n. 8, 2011. BOLICK, C. M. Digital archives: democratizing the doing of history. International Journal of Social Education, v. 21, n. 1, p. 122-134, 2006. CÂMARA, S.; BENÍCIO, M. História digital: entre as promessas e armadilhas da sociedade informacional. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 38-56, 2017. CAVALCANTI, M. T. Os websites dos centros de documentação e a pesquisa histórica: uso de fontes digitais. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 169, 2017. SOARES, F. da S et al. História digital: perspectivas, experiências e tendências. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 25, 2017.

Modo e Critérios de avaliação: A avaliação ocorrerá por meio da entrega de atividades, presença e participação durante o virtual. Portanto, serão avaliados: ¿ Realização das tarefas; ¿ Participação nos debates; ¿ Avaliação do curso e Autoavaliação.

Estratégias de Divulgação: Site e instagram do NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre ensino de Língua e Literatura

Recursos didáticos: Ferramentas Google; Software Zotero.

Ementa: E-História e a historiografia no contexto da organização documental e bibliográfica. Recursos tecnológicos nas atividades arquivísticas. Fontes documentais, arquivos digitais e pesquisa histórica. Zotero como ferramenta de organização documental. Selecionar, reunir e organizar documentos.