SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26055 - Planejamento de Estudos e Organização do Tempo - 9ª Oferta (2024-2.2)
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Ementa Neste curso serão abordadas temáticas sobre a relação entre tempo e vida universitária. Assim se constituirá como um espaço de reflexões sobre o tempo e a distribuição das atividades no dia a dia, as exigências da vida universitária, rotina de estudos e estratégias como subsídios para uma melhor organização do tempo para atingir metas acadêmicas e pessoais. Objetivos 1) Refletir sobre sua relação com o tempo e em como distribui suas atividades; 2) Refletir sobre as exigências da vida universitária, rotina de estudos e estratégias; 3) Organizar melhor o seu tempo para atingir suas metas acadêmicas e pessoais. Metodologia Este curso será ofertado na modalidade a distância, no Google Classroom. Para cada conteúdo programático, serão propostas atividades a serem elaboradas pelo(a) estudante e avaliadas com feedback individual pela equipe responsável pelo curso. A abordagem será de cunho prático, para familiarização e experimentação de ferramentas que podem auxiliar na organização do tempo e planejamento de estudos. Este perfil mais prático do curso implica em grande relevância para as trocas, participações e devolutivas como forma de avaliação. O curso está organizado em dois encontros síncronos (pelo Google Meet) e atividades assíncronas semanais (no Classroom), assim como, posteriormente, as devolutivas/feedbacks. Avaliação Terão direito ao certificado de conclusão do curso de extensão os estudantes que tiverem, no mínimo, 75% de aproveitamento. Como critérios de avaliação, serão consideradas as participações nos encontros síncronos (14/10/24 e 04/11/24, das 12 às 14 horas) e a postagem (com qualidade satisfatória) das atividades assíncronas, sujeitas à reformulação, após devolutiva, eventualmente solicitada da equipe responsável pelo curso. Conteúdo Programático Experiências de tempo, estratégias de planejamento, definição de prioridades e organização dos estudos. Vagas: 50 Carga horária: 20 horas (4 horas síncronas e 16 horas assíncronas). Modalidade: a distância Início do curso: 14/10/2024 Término do curso: 10/11/2024 A duração do curso será de quatro (4) semanas. Público-alvo: Estudantes do ensino superior da Unifesp e de outras instituições. Inscrições: De 26/09/2024 a 30/09/2024 Link: a ser gerado pelo SIEX, quando do cadastro. Contato: orientacaoaosestudos@unifesp.br Acesso ao curso: Os (as) cursistas receberão no e-mail cadastrado um convite para acesso ao Google Classroom, o envio será feito poucos dias antes do início do curso (14/10/2024). Acesso aos encontros síncronos: O link para acesso aos encontros (Google Meet) estará disponível na turma do Google Classroom. O (a) cursista se compromete a não divulgar e compartilhar o link de acesso, evitando, dessa forma, a superlotação da sala, assim como invasões ou outros problemas. Certificado: Será disponibilizado posteriormente à finalização do curso para os cursistas inscritos que cumprirem com os requisitos de avaliação. Cronograma Módulo 1 ¿ Apresentações e Experiências de tempo Responsáveis: Comissão Apoio à Aprendizagem Encontro síncrono: segunda-feira dia 14/10/24, das 12 às 14 horas, pelo Google Meet ¿ Apresentação do Programa, Curso, equipe responsável e cursistas. Atividade assíncrona (14/10/24 ¿ 20/10/24) ¿ atividades no Google Classroom. Módulo 2 - Estratégias de Planejamento Responsáveis: Comissão Apoio à Aprendizagem Atividade assíncrona (21/10/24 ¿ 27/10/24) ¿ atividades no Google Classroom. Módulo 3 ¿ Definição de Prioridades Responsáveis: Comissão Apoio à Aprendizagem Atividade assíncrona (28/10/24 ¿ 03/11/24) ¿ atividades no Google Classroom. Módulo 4 - Organização dos Estudos e encerramento do curso Responsáveis: Comissão Apoio à Aprendizagem Encontro síncrono: segunda-feira dia 04/11/24, das 12 às 14 horas, pelo Google Meet ¿ Dúvidas finais, devolutivas e avaliação do curso. Atividade assíncrona (04/11/24 ¿ 10/11/24) ¿ atividades e preenchimento do formulário de avaliação do curso no Google Classroom.

Objetivos e Resultados Esperados: Objetivos 1) Refletir sobre sua relação com o tempo e em como distribui suas atividades; 2) Refletir sobre as exigências da vida universitária, rotina de estudos e estratégias; 3) Organizar melhor o seu tempo para atingir suas metas acadêmicas e pessoais. Resultados Esperados: Refletir e realizar atividades sobre o tempo e sua relação com as demandas da vida universitária; conhecer um pouco sua própria dinâmica envolvendo o planejamento dos estudos e sua organização no tempo; identificar aspectos de sua vida que considera importantes. Para fins de certificação a entrega das atividades e comparecimento aos encontros síncronos.

Justificativas: A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa), através da Comissão Apoio à Aprendizagem, vem trabalhando na criação e oferta de espaços alternativos de reflexão acerca do estudo e da aprendizagem. Assim, o objetivo deste curso é oferecer recursos que possibilitem a reflexão a respeito da trajetória formativa dos estudantes universitários e, a partir da vivência e aproximação de diferentes estratégias, contribuir para a melhoria da experiência universitária.

Metodologias: Este curso será ofertado na modalidade a distância, no Google Classroom. Para cada conteúdo programático, serão propostas atividades a serem elaboradas pelo(a) estudante e avaliadas com feedback individual pela equipe responsável pelo curso. A abordagem será de cunho prático, para familiarização e experimentação de ferramentas que podem auxiliar na organização do tempo e planejamento de estudos. Este perfil mais prático do curso implica em grande relevância para as trocas, participações e devolutivas como forma de avaliação. O curso está organizado em dois encontros síncronos (pelo Google Meet) e atividades assíncronas semanais (no Classroom), assim como, posteriormente, as devolutivas/feedbacks.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Experiências de tempo, estratégias de planejamento, definição de prioridades e organização dos estudos. Módulo 1 ¿ Apresentações e Experiências de tempo; Encontro síncrono: segunda-feira dia 14/10/24, das 12 às 14 horas, pelo Google Meet ¿ Apresentação do Programa, Curso, equipe responsável e cursistas. Módulo 2 - Estratégias de Planejamento; Módulo 3 ¿ Definição de Prioridades; Módulo 4 - Organização dos Estudos e encerramento do curso. Encontro síncrono: segunda-feira dia 04/11/24, das 12 às 14 horas, pelo Google Meet ¿ Dúvidas finais, devolutivas e avaliação do curso.

Referências (bibliográficas e outras): ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES ¿ 2018. Uberlândia (MG): ANDIFES; FONAPRACE, 2019. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/VPesquisa-do-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3odas-Universidades-Federais-1.pdf. Acesso em: 26/06/2019. BARBOSA, George. 9 passos para desenvolver resiliência no trabalho. Fundação Vanzolini. Disponível em: https://vanzolini.org.br/weblog/2017/09/13/9passos-para-desenvolver-resiliencia-notrabalho/. Acesso: 14/01/2020. BASSO, Cláudia et al. Organização de tempo e métodos de estudo: oficinas com estudantes universitários. Rev. bras. orientac. Prof, São Paulo, v.14, n.2, p.277-288, dez. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167933902013000200012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08/11/2018. BZUNECK, José Aloyseo; SILVA, Rosangela. O problema da ansiedade nas provas: perspectivas contemporâneas. Semina, 10(3): 195-201, 1989. BURKA, JB; YUEN, LM. Procrastinação. São Paulo: Nobel, 1991. COULON, Alain.O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educ. Pesqui. [online]. 2017, v.43, n.4, p.1239-1250. MAIA, Rui Leandro. Espaços de vivência e diferentes concepções do tempo: um discurso entre a sociologia e a história. Antropológicas, nº4, p.75-98, 2000. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/921/723. Acesso em: 24/07/2019. MARTINS, José Clerton de Oliveira et al. De Kairós a Kronos: metamorfoses do trabalho na linhado tempo. Cad. psicol. soc. Trab., São Paulo, v.15, n.2, p.219-228, dez./2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151637172012000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24/07/2019. QUEIROZ, CarolineTrapp de. Sobre o tempo: uma leitura da história do relógio como instrumento de medida e elemento de cultura. IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A Educação brasileira: desafios na atualidade ¿ IV CONEDU. Anais... , João Pessoa-PB, p.0112, 2017. OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de Sobrevivência universitária. 2ª ed. Campinas, SP: Papiros, 2008.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Avaliação Terão direito ao certificado de conclusão do curso de extensão os estudantes que tiverem, no mínimo, 75% de aproveitamento. Como critérios de avaliação, serão consideradas as participações nos encontros síncronos (14/10/24 e 04/11/24, das 12 às 14 horas) e a postagem (com qualidade satisfatória) das atividades assíncronas, sujeitas à reformulação, após devolutiva, eventualmente solicitada da equipe responsável pelo curso.

Estratégias de Divulgação: A divulgação será realizada no site da Praepa e redes sociais das equipes dos NAEs, podendo ser compartilhado nas páginas dos campi da Unifesp e nas demais redes sociais da Unifesp. Além do site da Proec.

Recursos didáticos: Google Meet para os encontros síncronos; Google Classroom para disponibilização de materiais: arquivos e formulários. Entrega das atividades e devolutivas.

Ementa: Neste curso serão abordadas temáticas sobre a relação entre tempo e vida universitária. Assim se constituirá como um espaço de reflexões sobre o tempo e a distribuição das atividades no dia a dia, as exigências da vida universitária, rotina de estudos e estratégias como subsídios para uma melhor organização do tempo para atingir metas acadêmicas e pessoais.