26079 - Introdução à Língua Hebraica
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Aula 1: Apresentação do Alfabeto Hebraico - Parte 1 ¿ Conteúdo: História da língua hebraica e o sentido místico do alef bet na história do judaísmo. ¿ Objetivo: Introduzir os alunos ao alfabeto hebraico, focando na importância histórica e cultural das letras. Aula 2: Apresentação do Alfabeto Hebraico - Parte 2 ¿ Conteúdo: Continuação da apresentação do alfabeto hebraico, introdução aos verbos "morar" (¿¿, gar) e "estudar" (¿¿¿, lomed). ¿ Objetivo: Completar a introdução ao alfabeto e começar a familiarização com verbos básicos. Aula 3: Nekudot e Letras Cursivas ¿ Conteúdo: Introdução às nekudot (pontos vocálicos) e às letras cursivas, vocabulário básico (menino - ¿¿¿, menina - ¿¿¿¿, professor - ¿¿¿¿, professora - ¿¿¿¿), e uso da expressão "¿¿¿ ¿¿¿" (Anir Hu). ¿ Objetivo: Ensinar a leitura das vogais e das formas cursivas das letras, expandir o vocabulário básico. Aula 4: Revisão de Leitura ¿ Conteúdo: Utilização do livro do Weingreen, diálogos das páginas 6 e 18 do Ivrit, e a primeira lição do livro da Berezin para o término da alfabetização. ¿ Objetivo: Revisar e praticar a leitura do hebraico utilizando materiais didáticos. Aula 5: Artigo "Ha" (¿-) ¿ Conteúdo: Tópicos básicos da gramática do hebraico com foco no artigo definido "¿-", e introdução à canção "Chad Gadya". ¿ Objetivo: Ensinar o uso do artigo definido em hebraico e explorar a gramática básica. Aula 6: Padrões de Gênero no Hebraico Moderno e Gênero Neutro ¿ Conteúdo: Adaptação da língua hebraica para contextos modernos. Questões gramaticais como "¿¿¿?" (Lama? Por quê?) e "¿¿?" (Mi? Quem?). ¿ Objetivo: Abordar os padrões de gênero e a adaptação para contextos modernos. Aula 7: Preposições Inseparáveis e Plurais ¿ Conteúdo: Estudo das preposições inseparáveis, países, e verbos comuns como "medaber" (¿¿¿¿, falar), "ohev" (¿¿¿¿, amar), "okhel" (¿¿¿¿, comer), "ba" (¿¿, vir), "mevakesh" (¿¿¿¿, pedir), "yodea" (¿¿¿¿, saber). ¿ Objetivo: Ensinar as preposições inseparáveis e expandir o vocabulário com verbos comuns. Aula 8: Números (dual) e Dias da Semana ¿ Conteúdo: Introdução aos números em hebraico (dual) e aos dias da semana, com a canção "Echad Mi Yodea". ¿ Objetivo: Ensinar os números e os dias da semana em hebraico. Aula 9: Pronomes Pessoais ¿ Conteúdo: Estudo dos pronomes pessoais e a questão "¿¿¿¿?" (Eifo? Onde?). ¿ Objetivo: Familiarizar os alunos com os pronomes pessoais em hebraico. Aula 10: Pronomes Possessivos ¿ Conteúdo: Estudo dos pronomes possessivos em hebraico. ¿ Objetivo: Ensinar a formação e o uso dos pronomes possessivos. Aula 11: Verbos no Presente (Paal) - Parte 1 ¿ Conteúdo: Introdução ao binyan Paal, conjugação de verbos regulares no presente. ¿ Objetivo: Apresentar a estrutura do binyan Paal e a conjugação de verbos regulares no presente. Aula 12: Verbos no Presente (Paal) - Parte 2 ¿ Conteúdo: Prática com verbos comuns: "katav" (¿¿¿, escrever), "shamar" (¿¿¿, guardar), "lakach" (¿¿¿, pegar), "yada" (¿¿¿, saber). ¿ Objetivo: Praticar a conjugação e o uso de verbos comuns no presente. Aula 13: Verbos no Presente (Paal) - Parte 3 ¿ Conteúdo: Estudo de verbos com raízes fracas. ¿ Objetivo: Ensinar a conjugação e o uso de verbos com raízes fracas no presente.
Objetivos e Resultados Esperados: Ao final do curso de introdução à língua hebraica, os alunos serão capazes de reconhecer e escrever as 22 letras do alfabeto hebraico, incluindo suas variações finais, e pronunciar corretamente todas as letras e sons especiais, incluindo os sons guturais. Eles saberão identificar e aplicar os sinais vocálicos (Nikud) na leitura e escrita, permitindo a leitura precisa de palavras e frases simples. Os alunos terão um vocabulário básico abrangendo cumprimentos, números, cores e outras palavras do dia a dia, e serão capazes de formar frases simples para comunicação básica.
Justificativas: O curso de introdução à língua hebraica foi desenvolvido para atender a uma crescente demanda de pessoas interessadas em aprender hebraico por motivos religiosos, culturais, acadêmicos ou profissionais. O hebraico é uma língua de importância fundamental para a compreensão de textos religiosos, como a Bíblia, e para a interação com a sociedade e cultura israelenses contemporâneas. Além disso, há um interesse significativo de estudiosos de linguística e indivíduos com laços familiares ou culturais com a comunidade judaica. Atenderá ao público de maneira presencial no Campus Guarulhos Unifesp.
Metodologias: : Serão empregados diversos recursos didáticos, incluindo livros, músicas, artigos de jornais, vídeos e materiais interativos, para tornar o aprendizado dinâmico e envolvente. Utilizaremos livros didáticos que cobrem desde os fundamentos do alfabeto até a formação de frases e a conjugação de verbos. As músicas em hebraico serão incorporadas para ajudar na familiarização com a pronúncia e o ritmo da língua, além de introduzir os alunos a aspectos culturais contemporâneos e tradicionais.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Alfabeto Hebraico: Estudo das 22 letras, incluindo variações finais (sofit) e pronúncia correta. Aspectos Culturais: Introdução a expressões idiomáticas e seu contexto cultural, além de aspectos culturais do cotidiano israelense e judaico. Conjunções e Preposições: Uso de conjunções e preposições para formar sentenças compostas. Construção de Frases: Formação de frases simples e complexas para comunicação básica. Conjugação de Verbos: Conjugação de verbos regulares nos tempos presente. História da Língua Hebraica: Apresentação da evolução da língua e seu significado histórico e místico. Leitura e Escrita: Exercícios de leitura e escrita de textos simples. Nikud (Pontos Vocálicos): Identificação e aplicação dos sinais vocálicos na leitura e escrita. Prática de Conversação: Atividades de conversação para aplicação prática do vocabulário e estruturas aprendidas. Pronúncia e Sons Especiais: Treinamento de pronúncia, incluindo sons guturais e letras com sons especiais. Pronomes Pessoais: Utilização correta dos pronomes pessoais. Singular e Plural: Diferenciação e utilização de formas de singular e plural em substantivos e verbos. Textos Autênticos: Leitura e interpretação de artigos de jornais, músicas e outros textos autênticos. Vocabulário Básico: Construção de vocabulário essencial para o dia a dia, incluindo cumprimentos, números e cores.
Referências (bibliográficas e outras): CHAYAT, Shlomit; ISRAELI, Sarah; KOBLINER, Hila. Ivrit Min Ha-Hatchala Ha-Chadash Alef. COHEN, Gila Freedman; SHOVAL, Carmia. Easing into Modern Hebrew Grammar: A User-friendly Reference and Exercise Book. 2. ed. Jerusalem: Magnes, 2020. I GLINERT, Lewis. Modern Hebrew: An Essential Grammar. London: Routledge, 2005. UVEELER, Luba; BRONZNICK, Norman. Ha-Yesod: Fundamentals of Hebrew. New York: Feldheim Publishers, 1972.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Realização das tarefas propostas durante as aulas e ter no mínino 75% de preesença
Estratégias de Divulgação: Catálogo Siex, redes sociais e Instragram do Interlinguando (disponível em: https://www.instagram.com/projeto.interlinguando/)
Recursos didáticos: Para o curso de introdução à língua hebraica, será necessário utilizar diversos recursos didáticos e tecnológicos para garantir uma experiência de aprendizado eficaz e imersiva. O computador da faculdade será essencial para a reprodução de slides, vídeos e áudios durante as aulas, permitindo a apresentação de conteúdos visuais e audiovisuais de maneira clara e organizada.
Ementa: O curso inicia com o ensino do alfabeto hebraico, abordando as 22 letras, suas variações finais e a pronúncia correta. A introdução ao sistema de pontos vocálicos (nekudot) permitirá aos alunos ler e escrever com precisão. O desenvolvimento do vocabulário básico e a formação de frases simples serão abordados para facilitar a comunicação diária e a prática desde o início. Os alunos aprenderão a conjugar verbos regulares nos tempos presente, e a utilizar pronomes pessoais, diferenciando singular e plural em substantivos e verbos. A construção de sentenças mais complexas será possível através do uso de conjunções e preposições, permitindo uma comunicação mais elaborada. Ao final do curso, os alunos terão desenvolvido habilidades para ler, escrever e conversar em hebraico de forma básica e eficaz, além de uma compreensão profunda do contexto cultural e histórico da língua. Esta abordagem multifacetada garante que os alunos adquiram não apenas competências linguísticas, mas também um conhecimento apreciativo da cultura e história hebraicas.