SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26103 - Curso de extensão LAFISCAR
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso de extensão da LAFISCAR permitirá ao acadêmico da fisioterapia o aprofundamento teórico e prático do aprendizado na especialidade cardiorrespiratória. Além, de proporcionar o compartilhamento de orientações e vivências por profissionais convidados.

Objetivos e Resultados Esperados: O curso tem os seguintes objetivos: 1) Aproximar e instruir os membros da liga sobre a especialidade de fisioterapia cardiorrespiratória; 2) Possibilitar um espaço de construção e de troca de conhecimentos e vivência; 3) Proporcionar aos membros conhecimento teórico e prático sobre a especialidade de fisioterapia cardiorrespiratória antes dos estágios obrigatórios; 4) Apresentar/discutir sobre conceitos/técnicas/inovações na área de fisioterapia cardiorrespiratória que normalmente são apresentados após a graduação. Esperamos que os participantes: 1) ampliem o contato prático com a área; 2) aprimorem o raciocínio clínico fisioterapêutico; 3) intensifiquem o contato com artigos científicos; 4) ampliem o conhecimento na área ambulatorial e intensiva; 5) aprimorem o pensamento crítico.

Justificativas: O curso de extensão da LAFISCAR é parte essencial do projeto da liga na formação dos seus membros. As ligas acadêmicas oferecem um espaço de aprendizado complementar ao currículo formal, permitindo aos estudantes uma imersão mais profunda em temas específicos da sua área de interesse. No caso da LAFISCAR-Unifesp será abordado desde anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório até técnicas de avaliação e intervenção fisioterapêutica utilizadas na prática clínica.

Metodologias: O curso será constituído por aulas teóricas e práticas, além de discussões de casos clínicos. A carga horária total será de 56h distribuídas em 14 encontros com duração de 4h cada. São previstas 3 aulas presenciais que serão realizadas no laboratório de fisioterapia cardiorrespiratória na Unidade Centro Histórico. Os encontros acontecerão às segundas e quintas. O horário dos encontros síncronos, via google meeting, será das 19h às 23h e os encontros presenciais das 13h às 17h. A diretoria da liga com auxílio dos docentes convidou profissionais qualificados para ministrarem as aulas e as discussões.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Avaliação do paciente crítico adulto; Aspectos específicos dos exames complementares do paciente crítico: relação ventilação-gasometria, radiologia torácica, exames laboratoriais; Ventilação mecânica invasiva ; Ventilação mecânica não invasiva; Infecção em UTI, sepse, choque séptico; Conceito, etiologia, fisiopatologia, semiologia e avaliação clínica, interpretação de exames complementares, avaliação, prescrição e tratamento fisioterapêutico específico nas seguintes condições patológicas: pneumonia associada à ventilação mecânica; Fraqueza muscular adquirida na unidade de terapia intensiva; Síndrome do desconforto respiratório agudo ; Monitoração respiratória: medidas de mecânica do sistema respiratório; Fisioterapia aplicada ao paciente pediátrico em terapia intensiva; Reabilitação cardíaca.

Referências (bibliográficas e outras): 1. WEST, John B. Fisiologia respiratória: princípios básicos. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 232 p. ISBN 9788565852746. 2. WEST, John B. Fisiopatologia pulmonar: princípios básicos. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 248 p. ISBN 9788565852739. 3. VALIATTI, Jorge Luis dos Santos. Ventilação mecânica: fundamentos e prática clínica. 2. Rio de Janeiro Roca 2021 1 recurso online ISBN 9788527737562. 4. MANUAL de rotinas de fisioterapia em terapia intensiva. Barueri Manole 2019 1 recurso online ISBN 9788520451526. 5. SARMENTO, George Jerre Vieira. Fisioterapia respiratória no paciente crítico: rotinas clínicas. 4. Barueri Manole 2016 1 recurso online ISBN 9788520459584.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Avaliações formativas: participação nas discussões e contribuições para o grupo; e apresentação de casos clínicos. Frequência (mínimo de 70%).

Estratégias de Divulgação: Mídia social da liga e cartazes na SJ.

Recursos didáticos: Uso do google classroom e Google Meet. Quizzes interativos. Discussões de casos clínicos. Aulas práticas no laboratório de fisioterapia cardiorrespiratória no Centro Histórico.

Ementa: Correlações anátomo-fisio-patológicas relacionadas ao paciente com doença cardíaca ou pulmonar, semiologia e fisioterapia cardiorrespiratória. Desenvolver/ aprimorar conceitos sobre o perfil do paciente submetido à assistência ventilatória elucidando as formas de ventilação mecânica invasiva e não invasiva, conceitos de monitoração respiratória e hemodinâmica que respaldem as ações em fisioterapia no paciente com doença cardíaca ou pulmonar.