26135 - Nhanhembo'e, aprender e compartilhar saberes sobre e com povos indígenas: é possível indigenizar a escola não-indígena?
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: A partir do compartilhamente de saberes de indígenas e conhecedores convidados, o curso tem por objetivo repertoriar professores e professoras da educação básica (Educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) para que a temática indígena se faça presente nas práticas e no cotidiano das escolas.
Objetivos e Resultados Esperados: Contribuir para que educadoras e educadores saibam sobre a diversidade de povos indígenas Repertoriar professores para que possam compartilhar saberes sobre os povos indígenas na escola Possibilitar a criação de estratégias pedagógicas que garantam a presença indígena no cotidiano das escolas
Justificativas: Embora desde a lei 11645/08 exista a exigência de que a história e a cultura dos povos indígenas esteja presente nos currículos das escolas, observa-se ainda uma grande dificuldade de professores e professoras em abordar a temática e garantir essa presença. Compreendendo que para ensinar, compartilhar conhecimentos ou promover saberes sobre os mais diferentes temas, faz-se imprescindível que o educador ou educadora tenha o conhecimento sobre o mesmo, o presente curso se justifica pela necessidade formar e repertoriar os mesmos para superar preconceitos e evitar que ideias estereotipadas e genéricas sobre os povos indígenas sejam equivocadamente perpetuadas nas instituições escolares. Ressalta-se a necessidade de concientizar educadores e educadores acerca da existência da diversidade de povos existentes no Brasil, da quatidade de línguas faladas e dos tantos contextos possíveis em que vivem, para além da região amazônica, nas aldeias e também nas cidades.
Metodologias: A metodologia se baseia em reflexão a partir de textos e vídeos, construção de propostas de relato de experiência, análise de registros, construção de sequência didática e reflexões sobre teorias contra hegemônicas.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Reflexão sobre a lei n. 11645/08 e a importância de que educadores e educadoras conheçam mais sobre a temática indígena Pensar sobre ser indígena: conhecer para superar preconceitos, desconstruir estereótipos e compreender a atualidade dos povos indígenas. Formas de conhecer e se relacionar com os povos indígenas: experiências, desafios, possibilidades. Aprender com os povos indígenas a partir de suas (muitas) perspectivas de pensar e conceber a existência e as relações. Relações entre saberes indígenas e a escola não indígena. Se aproximar da perspectiva de mundo e educação das crianças indígenas. Conhecer uma das aldeias na cidade de Sâo Paulo por meio da atividade complementar: vivência na aldeia Yporã, na Terra Indígena Tenondé Porã.
Referências (bibliográficas e outras): GUARANI, Jerá. Tornar-se selvagem. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 14, p. 12-19, jul. 2020. HAIBARA, Alice. ¿Processos de aprendizagem pelos olhos das crianças Guarani Mbya¿. In GALLOIS, D. e MACEDO, V. Nas redes Guarani. São Paulo: hedra, 2018, p. 93 a 108 KAINGANG, Bruno. Conhecimentos indígenas: seus desafios nos dias atuais. In SESC, Departamento Nacional. Educação em Rede: culturas indígenas, diversidade e educação (Vol. 7). Rio de janeiro: SESC, 2019, p. 28 a 39. KAYAPÓ, Edson. ¿A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?¿ In SESC, Departamento Nacional. Educação em Rede: culturas indígenas, diversidade e educação (Vol. 7). Rio de janeiro: SESC, 2019, p. 57 a 80. KRENAK, Ailton; PIMENTA, Angelise Nadal. Uma colônia nos trópicos. In SESC, Departamento Nacional. Educação em Rede: culturas indígenas, diversidade e educação (Vol. 7). Rio de janeiro: SESC, 2019, p. 12 a 26. MUNDURUKU, Daniel. ¿Posso ser quem você é sem deixar de ser quem eu sou¿: uma reflexão sobre o ser indígena. In SESC, Departamento Nacional. Educação em Rede: culturas indígenas, diversidade e educação (Vol. 7). Rio de janeiro: SESC, 2019, p. 40 a 54. NASCIMENTO, Rita Gomes. ¿A lei n. 11645/08 e o ensino da temática indígena: fundamentos e desafios de um currículo intercultural para uma sociedade pluriétnica¿. In SESC, Departamento Nacional. Educação em Rede: culturas indígenas, diversidade e educação (Vol. 7). Rio de janeiro: SESC, 2019, p. 140 a 156.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: - Participação nas atividades assíncronas e síncronas; - Produção de reflexão ao final do curso com autoavaliação.
Estratégias de Divulgação: Produção de material de divulgação para redes sociais; divulgação nas redes sociais dos responsáveis pelas aulas.
Recursos didáticos: Recursos didáticos necessários: o(a) estudante precisará possuir um equipamento com acesso à Internet como, por exemplo, computador, notebook ou celular. Espaços físicos necessário: as aulas serão realizadas em uma sala do Google Meet e o link para acesso será enviado para o e-mail dos inscritos. Apostila e material didático do curso: serão disponibilizadas notas de aula e listas de exercícios no ambiente virtual do Google Classroom.
Ementa: O curso pretende proporcionar aos educadores e educadoras uma aproximação da temática indígena (diversidade de povos, línguas, cosmologias, formas de vida, entre outros) e promover uma reflexão acerca das formas de tornar a temática presente no cotidiano das escolas e foco das ações pedagógicas desenvolvidas.