26248 - Aproximações ao Yorùbá 2024 - Centro de Línguas da UNIFESP
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: A proposta pedagógica do curso se conecta com a palavra em Yorùbá - ¿gb¿¿ - que será uma das primeiras palavras que vamos nos aproximar, pois ela vem acompanhada de uma proposta metodológica para o funcionamento dos nossos encontros. bell Hooks (Ensinando a transgredir, 2013) aponta como fundamental para o processo educativo, que seja criada uma comunidade de aprendizagem. A turma deste curso, nós (wa), possuímos todas, todes e todos contribuições para o bom funcionamento dos encontros (pàdé). Essa proposta de criação de uma comunidade transpassa a concepção tradicional colonialista educativa de uma sala de aula, que prevê um conhecimento de cima para baixo, do professor e da professora para a turma, em mão única, desagradável, hierarquizante, obrigatória. A função da minha atuação enquanto professora (oluko), será de facilitar os encontros com atividades pedagógicas para a aproximação ao idioma. Nossa cosmopercepção dos fenômenos cruza os nossos caminhos (¿¿nà) em dimensões culturais, espirituais e de sociabilidade. Por isso, essa palavra, essa filosofia, esse acordo que seremos um ¿gb¿¿ nos define enquanto uma comum-idade, especialmente por nossa motivação aqui em afroreferenciar nosso eixo de perspectiva, nos conectando com a língua. Tod@s nós temos a oferecer e a receber, cada um@ é fundamental para a nossa conexão nesses encontros. Por isso, a participação de vocês com contribuições será sempre muito bem-vinda (¿ káàb¿¿). Seria também, muito bom, sempre que possível, que deixem as suas câmeras ligadas, para facilitar nosso contato virtual!
Objetivos e Resultados Esperados: Identificar aspectos da presença do idioma na cultura brasileira. Fornecer elementos para a alfabetização no idioma. Valorização da cultura yorubana-africana no ensino universitário.
Justificativas: Esse curso estará pela segunda vez no campus UNIFESP Guarulhos e a primeira vez no curso de línguas que trabalharemos com uma língua que não é do tronco linguístico indo-europeu. Justifica-se também a lei 10639/03 que torna obrigatório o ensino de cultura e língua afro-brasileira e africana nas escolas, colaborando no processo de formação de professores.
Metodologias: As aulas estarão organizadas por eixos temáticos que levem os alunos a interagir com diferentes textos (orais e escritos) por meio dos quais possam se sensibilizar para a diversidade linguístico-cultural do Brasil, e, ao mesmo tempo, compartilhar suas próprias experiências de vida, necessariamente marcadas por suas construções culturais. Uso de recursos de multimídia.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Este curso aborda a língua e cultura Yorùbá, aproximando o idioma em conjunto coma história e importância contemporânea e as tradições culturais. Os alunos aprenderão conceitos básicos da alfabetização dos sons, gramática e escrita Yorùbá.
Referências (bibliográficas e outras): ACHEBE, Chinua. O mundo se despedaça. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. ACHEBE, Chinua. A educação de uma criança sob o protetorado britânico. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. AJAYI, J. F. Ade. Tradition and change in Africa: the essays os J. F. Ade Ajayi. Asmara: Africa World Press, 2000. AYOH¿OMIDIRE, Félix. ÀKÓGBÁDÙN ¿ ABC da língua, cultura e civilização iorubanas. Salvador: EDUFBA, 2003. AYOH'OMIDIRE, Félix. Yorubanidade Mundializada: o reinado da oralitura em textos yorubá-nigerianos e afro-baianos contemporâneos. 2005. Tese (Doutorado em letras) Instituto de Letras, UFBA, Salvador. BAY, Edna G.. Ketu lembrado: a persistência da cultura e da história iorubá no mundo atlântico. Afro-Ásia, Salvador , n. 47, p. 407-410, 2013. BENISTE, José. Dicionário Yorubá-Português. Rio de Janeiro: Bertrand, 2014. DAVIDSON, Basil. West African before the colonial era: a history to 1850. London: Longman, 1998. DOMINGUES, Cândido. Africanos na cidade da Bahia. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. DUNGLAS, Edouard. Contribuição à História do Médio Daomé: o Reino Iorubá de Ketu, Afro-Ásia, 37, 2008, 203-238. FARIAS, Paulo Fernando de Moraes. Enquanto isso, do outro lado do mar...: os Arókin e a identidade iorubá. Afro-Ásia, n. 17, p. 139-155, 1996. FANON, Frantz. Condenados da Terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2006. GAILEY, Harry Alfred. Lugard and the Abeokuta uprising. London: Frank Cass and Company Limited, 1982. GBADAMOSI, Gbadebo Olusanya. The Growth of Islam among the Yoruba, 1841-1908. Ibadan: University of Ibadan, 1968. HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2017. LIMA, Claudia. A estrutura social, política e religiosa do antigo império iorubá, como modelo original no processo da hierarquização das casas de culto das religiões afro-brasileiras. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), v. 2, n. 1, p. 251-271, 2012. MARINS, Luiz L. Òrìsà dídá ayé: òbátálá e a criação do mundo iorubá. África, n. 31-32, p. 105-134, 2012. MAZRUI, Ali; WONDJI, C. (Ed.). História Geral da África, VIII. África desde 1935. São Paulo: Cortez, 2012. MOTA, P. S.. Memórias em versos: saberes silenciados no culto Iorubá à Ifá. Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, v. 4(2), p. 112-125, 2017. NEY, Stephen. Samuel Ajayi Crowther and the age of literature. Research in African Literatures, v. 46, n. 1, p. 37-52, 2015. OLIVA, Anderson Ribeiro. A invenção dos iorubás na África Ocidental: reflexões e apontamentos acerca do papel da tradição oral na construção da identidade étnica. Estudos Afro-Asiáticos (UCAM. Impresso), v. 27, p. 141-180, 2005. PALMIÉ, Stephan. O trabalho cultural da globalização iorubá. Religião & Sociedade, v. 27, n. 1, p. 77-113, 2007. PEREIRA, Amilcar Araujo. A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela ¿reavaliação do papel do negro na história do Brasil¿. Cadernos de História (Belo Horizonte), v. 12, p. 25-45, 2011. PORTUGAL FILHO, Fernandez. Guia prático da língua Yorùbá. São Paulo: Madras, 2019. ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. História da África na Educação Básica: almanaque pedagógico ¿ referenciais para uma proposta de trabalho. Belo Horizonte: Nandyala, 2009. SALAMI, Yunusa Kehinde. Predestinação e a metafísica da identidade: um estudo de caso iorubá. Afro-Ásia, n. 35, 2007. SILVA, Alberto da Costa e. Do Níger à Costa dos Escravos. In: A manilha e o libambo: a África e a escravidão, de 1500 a 1700. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002 p.528-562. SILVA, Rosiléia Santana da. ORISUN ATI AWN AYIE ATI AWN ARÁYÉ: A Cosmogonia Iorubá como uma Proposta Didática para a Explicação da Origem do Mundo e da Vida no Ensino de História do 6º Ano / Rosiléia Santana da SILVA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) UFBA, Salvador. SMITH, Robert Sydney. Kingdoms of the Yoruba. University of Wisconsin Press, 1988.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Ao longo dessas semanas visitaremos diversos assuntos que nos aproximarão da cultura/língua/história Yorubá. Esse foi um passo inicial e esperamos que vocês continuem os estudos. Seremos afetad@s e afetaremos também, por isso a última aula será de vocês! O trabalho pode ser feito em dupla ou individualmente. A atividade consiste na realização de um trabalho a partir do que foi discutido nas aulas, podendo ser: texto, música, desenho, performance, colagem, diagramação, vídeo, plano de aula, escrevivência, resenha etc. A composição da turma é bastante diversa, por esse motivo deixaremos o formato livre para que seja possível adaptar de acordo com a área de cada um@, o exercício pode ser feito conectando as aulas com sua área de atuação, ou seja, como o curso pôde colaborar com a sua prática profissional/estudantil/cultural? Vocês terão 10 minutos para apresentar no último dia de aula.
Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado na página da Universidade Federal de São Paulo, na página da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (campus Guarulhos), em redes sociais, além de ser enviado e-mail para diversos setores da sociedade, como Secretaria Municipal de Educação, ONGs etc.
Recursos didáticos: O curso será ministrado pela plataforma google meet. Serão utilizados slides, vídeos, músicas, a fim de levar os alunos a pensarem o mecanismo de funcionamento da língua portuguesa na modalidade oral e escrita.
Ementa: 7/10 - 09/12 07/10 Aula de abertura: apresentação do curso 14/10 Motumbá! Salve Òrì¿à! À¿¿! 21/10 Yorùbá nigeriano e Iorubá brasileiro 28/10 Alfabeto: Sons e entonações (tons) 04/11 Ibeji - meji ¿ números 11/11 Literaturas yorubanas contemporâneas 18/11 Tema aberto a ser escolhido pela turma 25/11 Lagos, Abeokuta e Osogbo ¿ geografias 02/12 Como olhamos para as Áfricas: B¿¿ni tabi b¿¿k¿ 19/12 Aula de Encerramento: apresentação dos trabalhos