26258 - Museus, Sujeitos e Territórios em Diálogo
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Trata-se de um curso inovador promovido pela Unifesp, em uma parceria das Cátedras Kaapora e Sustentabilidade e de dois Programas de Pós-graduação da Unifesp (História da Arte e Análise Ambiental Integrada). Por meio da organização de uma programação com mesas de debate temáticas e da apresentação de casos em 5 webinários, pretende-se explorar, conhecer e colocar em contato representantes de ¿museus¿ de pequeno e médio porte. Museus com laços estreitos nas comunidades e nos territórios que os circundam, e que tenham novos formatos e/ou maneiras de atuar, oferecendo um contraponto aos grandes museus convencionais e suas narrativas oficiais e hegemônicas, bem como a seu modus operandi hierarquizado, burocrático e muitas vezes excludente. O projeto permitirá exercitar ações de extensão e de pesquisa de maneira interdisciplinar e interepistêmica, conjugando saberes e metodologias acadêmicas e não acadêmicas, bem como conceitos e ferramentas das diversas áreas de conhecimento. Terá também uma dimensão de ensino, na medida em que haverá conexões entre os conteúdos dos webinários e algumas disciplinas ministradas nas quais docentes e discentes da graduação e da pós-graduação da Unifesp estão envolvidos.
Objetivos e Resultados Esperados: 1- Realizar 5 Webinários temáticos 2- Colocar em contato membros representantes de diversos museus de pequeno e médio porte 3- Debater temas contemporâneos relacionados a museus e territórios 4- Aliar ensino, pesquisa e extensão, além de conhecimentos acadêmicos e não acadêmicos 5- Conectar discentes e docentes da Unifesp, duas Cátedras e dois Programas de Pós-Graduação em uma ação comum. 6- Obter conteúdos e materiais para futura publicação.
Justificativas: Trata-se de tema emergente, com instituições museais em conformação ou com experiências recentes que podem divulgar suas atividades e propostas, conhecer as demais de forma a ampliar conexões e atuações, em parceria com as Universidades, em especial com a Unifesp.
Metodologias: Organizar 5 webinários temáticos, com 3 expositores, 1 debatedor e um mediador. Cada webinário terá um foco específico e os convidados poderão expor suas iniciativas e aprofundar sobre o tema em questão e seus desafios. Os alunos, ao final, deverão entregar material com seus aprendizados e percepções sobre os temas, de forma livre: texto, desenho, poema entre outros. Alguns dos trabalhos poderão ser selecionados para comporem um futuro livro, a ser publicado pelos organizadores.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Encontro 1: ¿Museus¿ Indígenas - Dia 11/11/2024 Encontro 2: ¿Museus¿ e ¿periferias¿ - Dia 18/11/2024 Encontro 3: ¿Museus¿ e ¿comunidades¿ - Dia 25/11/2024 Encontro 4: ¿Museus¿ e territórios - Dia 02/12/2024 Encontro 5: ¿Museus¿ e tradições locais - Dia 09/12/2024
Referências (bibliográficas e outras): Brulon, B. (2015). A Invenção do Ecomuseu: o Caso do Écomusée du Creusot Montceau-Les-Mines e a Prática da Museologia Experimental. MANA 21(2): 267-295. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/6h57ScQ68skw5dZVV6fLBxQ/ Bruno, M. C. O.; Neves, K. R. F. (Coord.) (2008). Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento: propostas e reflexões museológicas. São Cristóvão: Museu de Arqueologia de Xingó, 2008. Chagas, M. S. (2013). Memória e Poder: contribuição para a Teoria e a Prática nos Ecomuseus. In: Maria Leinad Vasconcelos Carbogin (Org.). Memória Viva de Icapuí. (1a.ed., p. 20-29), Fundação Brasil Cidadão. ______ (2018). Museu Integral. In: Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. Disponível em: https://www1.udesc.br/arquivos/id_submenu/2656/caderno_da_politica_nacional_de_educacao_museal.pdf Chicaiza, T.; Chontasi, D. (2021). Turismo Comunitario y Museo: Articulación para el Fortalecimiento de bases locales. ECUADORIAN SCIENCE JOURNAL VOL. 5 No. 1, MARZO - 2021 (37-45). DOI: https://doi.org/10.46480/esj.5.1.92 Davis, P. Ecomuseums, a sense of place, Leicester University Press, 1999. portugal.net/files/teoriaepratica_sociomuseologia2021_0.pdf Gamboggi, A. L.; Melville, G. (2007). Museo Comunitario como Tecnología Social em América Latina. Nueva Museologia, v. 1, p. 1-8. Disponível em: https://www.academia.edu/806251/MUSEO_COMUNITARIO_COMO_TECNOLOG%C3%8DA_SOCIAL_EN_AM%C3%89RICA_LATINA Gomes, A. O. (2021). Museus e Museologia indígena no Brasil: mobilizações étnicas e cosmopolíticas da memória. In: Judite Primo & Mário Moutinho (Eds.). Teoria e Prática da Sociomuseologia. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Lisboa. Pp. 375-434. Disponível em: https://www.museologia-portugal.net/files/teoriaepratica_sociomuseologia2021_0.pdf Junior, R. F. dos S.; Britto, C.C. (2017). Hugues de Varine e os museus comunitários no Brasil. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Pp. 323-327. Karp, I.; Kreame, C. M.; Levine, S. (1992). Museums and Communities. The Politics of Public Culture. Washington: Smithsonian Institute Press. Moreira, F. J. de M. (2021). Os museus enquanto instrumentos de progresso e de desenvolvimento. In: Judite Primo & Mário Moutinho (Eds.). Teoria e Prática da Sociomuseologia. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Lisboa. Pp. 475-489. Disponível em: https://www.museologia-portugal.net/files/teoriaepratica_sociomuseologia2021_0.pdf Sampaio, T.; Russi, A. Varine, Hugues de (2012). As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local», e-cadernos CES [Online], 21 | 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/eces/1798 Scheiner, T. C.; Granato, M. (Orgs.) (2020). Museus e museologia na América Latina: compartilhando ações para a pesquisa, a qualificação profissional e a valorização de estratégias inclusivas. Rio de Janeiro: UNIRIO/PPG-PMUS/MAST, 2020. Simões, D. de S. (2017). Museus comunitários no Brasil: descolonizando o pensamento museológico. RELACult ¿ Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade V. 03, ed. especial, dez., 2017, artigo nº 605 | relacult.claec.org | Pp. 1-12. Soto, M. C. (2014). Dos Gabinetes de Curiosidade aos Museus Comunitários: a Construção de Uma Conceção Museal à Serviço da Transformação Social. Cadernos de Sociomuseologia - 4-2014 (vol 48) Pp. 57-81 Szántó, A. (2022). O futuro do museu: 28 diálogos. Rio de Janeiro: Ed. Cobogó. Vergès, F. (2023). Decolonizar o Museu: Programa de Desordem Absoluta. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Ed. Ubu. Varine, H. (2014). O museu comunitário como processo continuado. Cadernos do CEOM - Ano 27, n. 41 - Museologia Social. Pp. 25-35. Varine, H. de (2012). As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Aos participantes será solicitada a entrega de atividade (10 horas) da seguinte forma: preparação e envio de texto com reflexões sobre temas do curso ou desenhos ou poemas ou fotografias - que se relacionem aos debates. As produções serão reunidas em uma plataforma online e, eventualmente, algumas entrarão no ebook que será produzido pelos organizadores da proposta, numa parte final de contribuição dos alunos.
Estratégias de Divulgação: Solicitar divulgação ao Departamento de Comunicação da Unifesp - DCI, utilizar as redes sociais e sites da Proec e das Cátedras Sustentabilidade e Kaapora.
Recursos didáticos: Plataforma de streaming e transmissão canal Youtube Unifesp/Proec/Cátedra Sustentabilidade/Cátedra Kaapora
Ementa: Trata-se de um curso inovador promovido pela Unifesp, em uma parceria das Cátedras Kaapora e Sustentabilidade e de dois Programas de Pós-graduação da Unifesp (História da Arte e Análise Ambiental Integrada). Por meio da organização de uma programação com mesas de debate temáticas e da apresentação de casos em 5 webinários, pretende-se explorar, conhecer e colocar em contato representantes de ¿museus¿ de pequeno e médio porte. Museus com laços estreitos nas comunidades e nos territórios que os circundam, e que tenham novos formatos e/ou maneiras de atuar, oferecendo um contraponto aos grandes museus convencionais e suas narrativas oficiais e hegemônicas, bem como a seu modus operandi hierarquizado, burocrático e muitas vezes excludente. O projeto permitirá exercitar ações de extensão e de pesquisa de maneira interdisciplinar e interepistêmica, conjugando saberes e metodologias acadêmicas e não acadêmicas, bem como conceitos e ferramentas das diversas áreas de conhecimento. Terá também uma dimensão de ensino, na medida em que haverá conexões entre os conteúdos dos webinários e algumas disciplinas ministradas nas quais docentes e discentes da graduação e da pós-graduação da Unifesp estão envolvidos.