26283 - FO-CO Educadores: Módulo 1 - Conviver com as Emoções
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: O programa FO-CO é baseado em evidências e direcionado para adolescentes, pais e professores do sistema educacional público brasileiro. Uma metodologia participativa foi utilizada para combinar as contribuições de pesquisadores, especialistas, consultores e participantes na construção do programa (Tripp, 2005). O programa FO-CO incorpora elementos de aprendizagem socioemocional, comunicação não-violenta, práticas contemplativas (Varela et al., 2016) e a pedagogia da cooperação (Brotto & de Coautorias, 2020) e é baseado na teoria dos sistemas ecológicos, que destaca a influência de múltiplos níveis no desenvolvimento humano (Bronfenbrenner & Morris, 2007). Além disso, elementos do programa de Prevenção de Recaída Baseada em Mindfulness (Bowen et al., 2014) foram adotados no Programa FO-CO, com objetivo de ensinar recursos para diminuir comportamentos reativos.
Objetivos e Resultados Esperados: Fornecer informações e vivências práticas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, comunicação não violenta e práticas contemplativas. Como resultados, esperamos ao final que os adolescentes possam identificar e nomear as próprias emoções, bem como comunicá-las e reconhecer emoções alheias. Também esperamos maior conhecimento sobre empatia, compaixão e autocompaixão, que eventualmente podem se desdobrar em comportamentos mais protetivos para si mesmo e seu entorno e relacionamentos mais saudáveis.
Justificativas: O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é fundamental para que nós, seres humanos, possamos agir no mundo fazendo escolhas mais conscientes. Temos o potencial de sentir, pensar, tomar decisões, mas nem sempre ficamos satisfeitos com a forma que comunicamos o que sentimos, pensamos ou com as decisões que tomamos. A consequência dessa desconexão com nosso potencial é inestimável. Pode ser um sentimento de frustração pessoal até uma ação violenta que afeta muitas pessoas e ainda outras espécies. Existem formas de nos conectarmos com nosso potencial humano e com o potencial de outras pessoas que fazem parte de nossa rede/comunidade. As habilidades de reconhecer emoções, sua manifestação no corpo, nas diferentes culturas e pessoas e como nos comunicamos sobre o que sentimos são extremamente úteis para nos conectarmos.
Metodologias: Será utilizada a plataforma Zoom para transmissão das aulas. Os alunos serão convidados a realizar atividades vivenciais de diálogo, exercícios reflexivos e sensoriais para percepção de emoções. As teorias apresentadas serão aprofundadas a partir da reflexão sobre os conceitos aplicados à vida cotidiana e experiência dos participantes.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: O conteúdo é distribuído em 4 encontros síncronos de 2h cada, a saber: Encontro1 - Convivência e conexão entre as pessoas Encontro 2 - Observar as emoções Encontro 3 - Julgamentos, emoções e necessidades Encontro 4 - Compaixão e cooperação com a vida Todas as atividades estão descritas no Guia do Facilitador (Amato et al, 2022).
Referências (bibliográficas e outras): Amato, T. C., Opaleye, E. S., Grasso, J., & Noto, A. R. (2021). Conviver com as Emoções (UNIFESP, Ed.; 1a ed.). UNIFESP. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63820 Amato, T., Opaleye, E., Grasso, J., & Noto, A. R. (2022). Guia do facilitador FO-CO, módulo 1: conviver com as emoções - experiências para adolescentes e professores. (1a ed.). UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Bohm, D. (2005). Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena. Bowen, S., Chawla, N., & Witkiewitz, K. (2014). Mindfulness-Based Relapse Prevention for Addictive Behaviors. In Mindfulness-Based Treatment Approaches: Clinician¿s Guide to Evidence Base and Applications. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-416031-6.00007-4 Bronfenbrenner, U., & Morris, P. A. (2007). The Bioecological Model of Human Development. In Handbook of Child Psychology. https://doi.org/10.1002/9780470147658.chpsy0114 Brotto, F. O., & de Coautorias, C.-U. (2020). Pedagogia da Cooperação: por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer. Rio de Janeiro: Bambual Editora. Ekman, P. (2011). A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de Papel. Fóz, A. (2019). Frustração: como treinar suas competências emocionais para enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional. São Paulo: Benvirá. Rosenberg, M. B. (2006). Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. . São Paulo: Ágora. Rosenberg, M. B. (2019). A linguagem de paz em um mundo de conflitos. São Paulo: Palas Athena. Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3). https://doi.org/10.1590/s1517-97022005000300009
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Presença em 75% das aulas (ao menos três dos quatro encontros) e entrega de relato de experiência até uma semana após o fim das atividades.
Estratégias de Divulgação: Site - www.nepsiseducacao.com.br Instagram - @nepsisedu
Recursos didáticos: Apresentação de conceitos, vivências, diálogos e reflexões individuais com metodologia participativa e em grupo. Os participantes poderão utilizar os conteúdos publicados em e-book (Amato et al, 2021) para complementar o aprendizado prático dos encontros síncronos.
Ementa: Identificar o que estamos sentindo e comunicar com os outros é um dos passos fundamentais para encontrar calma para resolução de conflitos de forma pacífica. Essa é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada! Neste curso você vai aprender sobre as emoções, perceber como elas se manifestam no corpo em diferentes situações, escutar com mais conexão humana e comunicar o que sentimos. O curso será interativo, com diálogos e aplicação prática do conhecimento. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é fundamental para que nós, seres humanos, possamos agir no mundo fazendo escolhas mais conscientes. Temos o potencial de sentir, pensar, tomar decisões, mas nem sempre ficamos satisfeitos com a forma que comunicamos o que sentimos ou com as decisões que tomamos.