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26322 - CURSO DE PROGRAMAÇÃO DE JOGOS EM UNITY
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Introdução à programação Orientada a Objetos. Introdução a 2D (sprites). Input e Movimentação 2D (física). Animação. Interação com colisores (triggers). Inimigos. Controle de Câmera (Cinemachine) e Sons (Audio Source). UI - Botões e menus. Desenvolvimento de projeto do jogo. É necessário saber lógica de programação como pré-requisito.

Objetivos e Resultados Esperados: Apresentar conceitos básicos da engine Unity para desenvolvimento de jogos eletrônicos 2D, abordando os principais tópicos para o desenvolvimento de jogos 2D: sprites, animações, física, gerenciamento de entrada de teclado e mouse e UI (User Interface) com botões e menu.

Justificativas: Esse curso se justifica devido ao crescente interesse na produção de jogos digitais e devido a carência de cursos com este conteúdo. O curso fornece conhecimentos técnicos mínimos necessários para quem deseja programar jogos de forma profissional, ou usar a engine Unity para outros fins.

Metodologias: Aulas em laboratório de informática com uso da ferramenta, com o tempo para dúvidas e elaboração de um projeto de jogo final.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1. Introdução à Unity Criar conta no site Como instalar Como criar novos projetos Explicar a interface Introdução à programação Orientada a Objetos Conceitos básicos Criar primeiro script com Log na Unity Explicação do conceito de componentes na Unity 2. Introdução a 2D (sprites) Como importar e configurar arquivos de arte Como importar sprites na engine Como particionar uma imagem em vários sprites 3. Input e Movimentação 2D (física) Criando um prefab para o player Como receber entrada do teclado e mouse Explicação básica sobre vetores Mover personagem pela entrada do teclado Rigidbodies 2D Colisão 4. Animação Introdução a animações Animator Transição de animações Criando animações com sprites Criando animações com movimento, rotação e escala Criando ação de pulo 5. Interação com colisores (triggers), disparo de projéteis. Como detectar colisão entre objetos (On Trigger Enter 2D). Como instanciar objetos. Criar ação de atirar 6. Inimigos Criar um inimigo simples que anda de uma lado para o outro Fazer inimigo morrer caso tome dano Causar dano ao player 7. Controle de Câmera (Cinemachine) e Sons (Audio Source) Criar uma câmera 2D da Cinmeachine que segue o jogador Adicionar efeitos sonoros e música com Audio Source 8. UI - criar botões e menus Como criar canvas Como criar botões Como criar textos Criar uma barra de vida 9. Elaboração e apresentação do projeto final (aulas práticas) 10. // 11. // 12. // 13. // 14. //

Referências (bibliográficas e outras): UNITY TECHNOLOGIES. Unity User Manual 2021.3 (LTS). Disponível em: https://docs.unity3d.com/Manual/index.html. Acesso em: ago. 2022. GREGORY, J. Game engine architecture. Natick, Massachusetts: AK Peters, 2009. NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. São Paulo: Cengage Learning, 2010. ROGERS, Scott. Level Up: um guia para o design de grandes jogos. São Paulo: Blucher, 2012. SCHUYTEMA, Paul. Design de games. São Paulo: Cengage Learning, 2008. SCHELL, Jesse. The Art of Game Design. New York: A. K. Peters. 2019.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Requisitos mínimos para recebimento do certificado do curso: Ter mais de 75% de presença, Produção do projeto final, Apresentação do jogo. Critério de avaliação da ação de extensão será feita via questionário, com escala Likert de avaliação, com os seguintes itens: 1. Considero que os temas abordados aumentaram a minha compreensão inicial sobre o assunto. 2. Considero que o conteúdo foi relevante e instrutivo. 3. Considero que os instrutores do curso estavam preparados e tinham certeza do conteúdo ministrado. 4. Considero que as horas dedicadas no curso foram bem investidas. 5. Indicaria este curso para quem se interessa por compreender mais sobre desenvolvimento de jogos via Unity. 6. Considero que o curso deveria ser ministrado em um tempo maior. 7. Se desejar deixe aqui sua opinião adicional. (Espaço para comentários, críticas ou sugestões).

Estratégias de Divulgação: Redes sociais: https://www.instagram.com/cegi.ict

Recursos didáticos: Uso de computador com o programa Unity instalado. Será utilizado laboratório do ICT-SJC.

Ementa: Curso de iniciação à engine de programação de jogos Unity. Introdução à programação Orientada a Objetos. Introdução a 2D (sprites). Input e Movimentação 2D (física). Animação. Interação com colisores (triggers). Inimigos. Controle de Câmera (Cinemachine) e Sons (Audio Source). UI - Botões e menus. Desenvolvimento de projeto do jogo. É necessário saber lógica de programação como pré-requisito.