26432 - CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA MULTIDISCIPLINAR EM TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO I
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: ¿ Proporcionar, em uma perspectiva multidisciplinar, conhecimentos sobre aspectos neurológicos e neuropsicológicos dos transtornos do neurodesenvolvimento: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro do Autismo, Transtornos Específicos da Aprendizagem, Deficiência Intelectual e Transtornos da Linguagem. ¿ Proporcionar treinamento em avaliação multidisciplinar de orientação neuropsicológica, gratuita, em formato presencial, de crianças e adolescentes entre 6 a 12 anos, com queixas de dificuldades de aprendizagem ou comportamental em lista de espera. ¿ Favorecer uma troca entre profissionais da área da saúde e da educação visando o fortalecimento da abordagem interdisciplinar dos transtornos do neurodesenvolvimento, a partir de discussões de casos avaliados. ¿ Estimular o debate sobre estratégias de intervenção clínica e pedagógica individualizadas e adequadas às diferentes condições, também a partir das discussões dos casos.
Objetivos e Resultados Esperados: Objetivo do curso é favorecer aos participantes, por meio de atividades teóricas e práticas, a aprendizagem de conceitos e métodos que venham a contribuir para a temática dos transtornos do neurodesenvolvimento, com ênfase na caracterização clínica e neuropsicológica, diagnóstico e modalidades interdisciplinares de intervenção.
Justificativas: Transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do espectro do autismo (TEA) e Transtornos Específicos da Aprendizagem têm alta prevalência na população e são diagnosticados com maior frequência na infância. A abordagem adequada dos casos demanda dos profissionais de saúde expertise para delineamento adequado das estratégias interventivas de caráter clínico e psicopedagógico, bem como orientação da família e articulação com educadores. Estas intervenções devem ser singulares de forma a minimizar o impacto das condições sobre a criança e consequências sobre a família e comunidade como um todo. Nesta perspectiva, propõe-se um curso de aperfeiçoamento profissional, associando conhecimentos sobre os transtornos e suas bases neurobiológicas, e métodos multidisciplinares que favoreçam a correta caracterização clínica e neuropsicológica que sustentam o diagnóstico e modalidades interdisciplinares de intervenção, para profissionais de saúde e educação.
Metodologias: Aulas teóricas e práticas.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: O curso será constituído por uma parte teórica e outra prática: a. Parte teórica: aulas e seminários na modalidade presencial: 1. Organização funcional do SNC; Neurodesenvolvimento; 2. Funções cognitivas: atenção, memória, funções executivas, cognição social, inteligência, visuoconstrução, linguagem, escrita, leitura, matemática; 3. Transtornos do desenvolvimento: autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ¿TDAH, deficiência intelectual, transtornos da linguagem, transtornos específicos da aprendizagem, síndromes genéticas; 4. Instrumentos de avaliação multidisciplinar: Anamnese, escala de sintomas transversais DSM-5, escalas comportamentais. Testes neuropsicológicos e psicopedagógicos tradicionalmente utilizados em prática clínica, normatizados e padronizados para a população brasileira e tarefas com estudos preliminares de padronização. b. Parte prática: 1. Avaliação neuropsicológica e psicopedagógica individual para aplicação de testes e observação clínica da criança. Os atendimentos são semanais (as segundas ou sextas) e ocorrem em período integral, com intervalos; 2. Correção de testes e elaboração de relatórios; 3. Atendimentos voltados às famílias e/ou responsáveis pela criança a serem avaliados. Procedimentos de anamnese, aplicação de escalas e questionários do comportamento; 4. Discussão de casos realizada por equipe técnica interdisciplinar composta por psicólogos e neuropsicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, neuropediatras, psiquiatra e geneticista; 5. Estudos de artigos científicos; 6. Participação em seminários internos com apresentação de aulas sobre neuropsicologia e desenvolvimento. Foco da avaliação: ¿ Processo diagnóstico multidisciplinar: avaliação neuropsicológica, avaliação cognitiva e comportamental, avaliação de habilidades acadêmica; ¿ Identificação de estratégias interventivas em contexto clínico e escolar; ¿ Elaboração de relatórios; ¿ Orientação familiar; ¿ Recomendações para escolarização e seguimento médico.
Referências (bibliográficas e outras): APA American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Lent, R. Cem bilhões de neurônios conceitos fundamentais de neurociências. Atheneu,2010. Miranda, M., Muszkat, M., Mello, C. Neuropsicologia do desenvolvimento: transtorno do neurodesenvolvimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2013. Muszkat, M., Mello, C., Rizzutti, S. Neurodesenvolvimento e transdisciplinaridade: temas em neuropsiquiatria infantil. São Paulo: Memnon, 2010. Muszkat, M., Rizzutti, S. Enfrentando desafios do neurodesenvolvimento: temas em neurociência educacional. Curitiba: Appris, 2017. Rotta, N. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed, 2015.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: ¿ Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento); ¿ Participação em seminários e apresentação de aulas; ¿ Realização de todas as atividades propostas (aulas, treinamento, avaliação diagnóstica, relatório, banco de dados); ¿ Média final igual ou maior que 6,0 (seis), conforme os conceitos relacionados aos aspectos atitudinais (participação, colaboração, engajamento) e desempenho na realização das atividades teóricas e práticas: Conceito A (9-10) Conceito B (7-8) Conceito C (5-6).
Estratégias de Divulgação: ¿ Site do Centro Paulista de Neuropsicologia http://www.cpnsp.com.br/ ¿ Mídias sociais vinculadas a Universidade Federal de São Paulo
Recursos didáticos: ¿ Slides e Apresentações; ¿ Vídeos ; ¿ Atividades Práticas; ¿ Discussões teóricas e de caso; ¿ Instrumentos e teste neuropsicológicos para avaliação
Ementa: O curso de qualificação profissional em Neuropsicologia é destinado a profissionais das áreas de saúde e educação interessados em ampliar conhecimentos e experiências na abordagem multidisciplinar de pessoas com disfunções cognitivas. As atividades envolvem avaliação neuropsicológica, avaliação cognitiva e comportamental de natureza multidisciplinar, avaliação de habilidades acadêmicas, elaboração de relatórios, orientação a famílias, recomendações para escolarização e seguimento médico, sempre sob supervisão. O curso será realizado no Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN), mantido pela Associação Fundo de Incentivo a Pesquisa (AFIP), com raízes no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (NANI), uma das unidades do CPN, os profissionais se dedicarão ao atendimento de crianças e adolescentes, entre 6 e 12 anos de idade, com queixas escolares e sintomas de transtornos do neurodesenvolvimento (dislexia, discalculia, autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade -TDAH, deficiência intelectual, transtornos da linguagem), visando diagnóstico e orientações. Além dos processos de avaliação multidisciplinar, as atividades profissionais englobam planejamento e condução de reabilitação neuropsicológica. O curso pode ainda incorporar atividades de pesquisa.