26439 - Saúde e cuidado ampliado em condições de desigualdade social
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Curso de extensão presencial de 80 horas coordenado pelo Professor Carlos Roberto de Castro e Silva com vice coordenação da Profa. Dra. Maria Inês Badaró Moreira, com área temática da saúde e subárea Ciencias Humanas e Sociais. Tem como público alvo os agentes comunitários da saúde, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais do Município de Cubatão/SP. Este curso pretende analisar ações ampliadas em saúde na Atenção Básica a partir de aportes teórico-práticos das práticas comunitárias de saúde. Serão 10 encontros presenciais iniciados em outubro de 2024 até outubro de 2025. Esse curso tem como objetivo geral proporcionar momento de produção de conhecimento compartilhado sobre a compreensão sobre saúde e construir planos ampliados de cuidado no território da Vila dos Pescadores.
Objetivos e Resultados Esperados: Esse curso tem como objetivo geral proporcionar momento de produção de conhecimento compartilhado sobre a compreensão sobre saúde e construir planos ampliados e articulados de ação em saúde de modo a responder comunitariamente as necessidades territoriais. E como objetivos específicos, busca ampliar a compreensão da condição de viver e as vulnerabilizações em que vivem as pessoas em situação de desigualdade social tendo em vista abordar a integralidade e a articulação comunitária em busca de respostas ampliadas às necessidades de saúde.
Justificativas: O curso se insere nas atividades de articulação comunitária e devolutiva de pesquisas realizadas tendo como campo de estudo as ações comunitárias de acolhimento e cuidado ampliado em saúde. Constitui como uma das respostas da Universidade Federal de São Paulo/ Campus Baixada Santista à necessidade de pesquisas comprometidas com a transformação da realidade social. Assim também como se apresenta como resposta às demandas de formação de trabalhadores do campo da saúde e da rede de atenção psicossocial ampliada. Deste modo, esta proposta de produção de conhecimento compartilhado por meio de momentos de reflexão e análise de realidade local, também se alinha às demais ações do projeto de pesquisa Cuidado na desigualdade social: abordagens interdisciplinares no enfrentamento aos agravos da COVID-19 em território vulnerável, coordenado pelo Professor Carlos Roberto Castro e Silva financiamento da FAPESP sob o número 2023/05292-1. A pesquisa tem como objetivo compreender as construções de inovações do cuidado em território vulnerável em meio ao acirramento das desigualdades sociais durante a pandemia da Covid-19. Especificamente o desenvolvimento deste curso de extensão possibilitará aprofundamento da contextualização sócio-histórica proposta na primeira etapa da pesquisa. Também se prevê a possibilidade de compreender melhor aspectos do processo de saúde-doença-cuidado tal como vivenciado pelos protagonistas dos movimentos sociais, lideranças locais e agentes comunitários de saúde no município e na Vila dos Pescadores também. Nesta perspectiva, o espaço denominado de encontros de grupo gestor será local que potencializará o diálogo entre diferentes atores sociais que se debruçam sobre esta temática, com vistas a contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de saúde por meio de incentivo à formação/atualização de lideranças comunitárias em saúde, na perspectiva da educação permanente e a articulação em rede de serviços de saúde e movimentos sociais. Assim, este curso também pode ser compreendido como um dos produtos do compromisso ético-político da Universidade com a transformação social, cidadania e direitos humanos e sociais. Mister se faz conhecer e sistematizar respostas possíveis da Universidade em questões atuais vividas pela sociedade mais ampla, especialmente daqueles que sofreram agravos advindos da pandemia de covid-19, devido à desigualdade social e da política neoliberal, tem sido um balizador das diferentes práticas. O projeto político-pedagógico do Instituto Saúde e Sociedade, do campus Baixada Santista, é orientado por ações de ensino, pesquisa e extensão.
Metodologias: Com metodologia ativa e participativa, o Curso se desenha em encontros presenciais mensais dialogados entre os envolvidos alternados com momentos de dispersão de ações. Os encontros presenciais mensais são espaços de debates e reflexão teórico-práticos sobre as ações de saúde que são possíveis nos territórios vulnerabilizados e propõe a promover articulações de ações intersetoriais no território. Os encontros mensais presenciais ocorrerão nas instalações da Unifesp/BS com 4 horas de duração, cada um deles. Para cada um dos encontros presenciais o material será apresentado de modo a facilitar a compreensão dos conceitos dos textos básicos e análise da realidade local. Pretende-se que este espaço tenha uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem em que o saber da experiência se fortaleça e possibilite a leitura da realidade local, assim como também este saber e as práticas já realizadas na comunidade possam ser socializadas e assim, essas trocas contribuam para que os participantes ampliem o leque de atuação nas ações que já realizam. Assim também, será proposta aos pesquisadores que sejam facilitadores da sistematização e elaboração de notas, dos registros territórios, e relatos que se configurem em material textual e analítico para outras ações desenvolvidas e reflexões sobre formações ou educação permanente para outras perfis de interessados sobre as temáticas de saúde na comunidade.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Os tópicos a serem abordados são produzidos em encontros seguindo os temas que advem do campo e inserções territoriais, tais como Desigualdade social e vulnerabilizações. Concepções sobre território e análise de território vivo na Cidade. Reflexão sobre o compromisso social com as demandas territoriais; O que fazemos e como fazemos: práticas e desafios cotidianos no cuidado comunitário; Reflexões sobre as desigualdades e possíveis práticas no território. Articulação de ações locais.
Referências (bibliográficas e outras): ABRAMOVAY, M., & CASTRO, M. G. Jovens em situação de pobreza, vulnerabilidades sociais e violências. Cadernos de Pesquisa, 116, 143-176. 2002. ANHAS, D. & CASTRO E SILVA, C. R. Participação social e subjetividade: vivências juvenis em uma comunidade vulnerável. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 139-148, set.-dez. 2017. BRASIL Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações. Programáticas Estratégicas. ¿ Brasília : Ministério da Saúde, 2013. CABRAL, E. R. de M. et al. Contribuições e desafios da Atenção Primária à Saúde frente à pandemia de COVID-19. Interamerican Journal of medicine and health, Campinas, v. 3, p. 1-12, 2020. GOMES, E. T. et al. Contribuições de Leonardo Boff para a compreensão do cuidado. Revista de Enfermagem, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 531-536, 2018. MARTIN-BARÓ. O papel do Psicólogo. Revista Estudos de Psicologia, São Paulo, V. 2 n. 1, p. 7-27, 1996. MARTIN, S. T. F. Psicologia Socio-Histórica e saúde pública: práticas e desafios na atenção básica. In Moreira, MI e Sousa, SMG. Psicologia Socio-histórica: bases epistemológicas, categorias fundamentais e intervenções psicossociais. Goiania: PucGoias, 2022. SAWAIA, B. B. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, B. B. (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 99-120.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Avaliação: Será registrada a presença no curso e um registro escrito coletivo ao final do curso. Ao final do Curso, fará jus ao certificado, o participante que tiver 75% da carga horária dos encontros presenciais. A seleção será realizada previamente pela equipe dos equipamentos e serviços de Saúde do Município de Cubatão com aval da chefia imediata do participante, caso o participante seja trabalhador da Secretaria de Saúde do Município de Cubatão. Assim, os participantes serão dispensados de atividades práticas em seus referidos locais de trabalho nos dias e horários em que o curso ocorrerá. Também serão acolhidos participantes indicados por alguém por equipamento e também por lideranças locais. Todo o processo seletivo será conduzido pelos coordenadores.
Estratégias de Divulgação: Estratégia de divulgação: a divulgação será realizada pela equipe junto aos trabalhadores que estão sendo mobilizados com o devido acordo de chefias e do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde do Município de Cubatão e também para as lideranças comunitárias indicadas pelos equipamentos assistenciais locais. A divulgação também será realizada junto às lideranças locais. Processo de seleção: a seleção será realizada previamente pela equipe dos equipamentos e serviços de Saúde do Município de Cubatão com aval da chefia imediata do participante, caso o participante seja trabalhador da Secretaria de Saúde do Município de Cubatão. Assim, os participantes serão dispensados de atividades práticas em seus referidos locais de trabalho nos dias e horários em que o curso ocorrerá. Também serão acolhidos participantes indicados por alguém por equipamento e também por lideranças locais. Todo o processo seletivo será conduzido pelos coordenadores.
Recursos didáticos: Os encontros serão espaço de debate e elaboração de ocnteúdos referentes ao cotidiano territorial, seus desafios e potencias no que diz respeito a promoção de saúde e cuidado com utilização de seminários, debates teóricos práticos, oficinas psicossociais. Dentre os recursos compreendem uso de sala de aula com recursos audio visuais, projetor, material de papelaria para oficinas, material de produção e expressões artísticas.
Ementa: Ementa: Análise sobre ações ampliadas em saúde na Atenção Básica. Aportes teórico-práticos das práticas comunitárias de saúde. Contextualização e análise de atuações sociais e comunitárias diante da desigualdade social tendo a pandemia da COVID 19 como balizador de ações de cuidado em saúde.