SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26456 - CL-ARTE: CLube do ARtigo em Terapia intEsiva
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O CL-ARTE propõe um espaço de aprendizado colaborativo, onde os participantes poderão compartilhar experiências e desenvolver habilidades essenciais para a leitura crítica de artigos científicos. As atividades do clube incluirão orientações sobre busca, organização, compreensão e apresentação de artigos científicos, incentivando discussões e análises críticas.

Objetivos e Resultados Esperados: Pretendemos alcançar os seguintes objetivos: 1) Disseminar a habilidade de leitura-compreensão de artigos científicos (da busca à apresentação) a alunos de graduação e pós-graduação e profissionais fisioterapeutas com interesse em saúde terciária; 2) Criar um ambiente rico de discussão e de informação em saúde terciária. Esperamos que os extensionistas alcancem os seguintes resultados: 1) apreendam a buscar corretamente artigos científicos relevantes; 2) saibam organizar os artigos com a ferramenta Mendeley; 3) dominem a leitura e a compressão do conteúdo exposto de forma otimizada; 4) aumentem o conhecimento em saúde terciária; 5) aprimorem o pensamento crítico; 6) criem o hábito de leitura regular de artigos científicos. Esperamos que o curso: 1) proponha parcerias com o público externo à UNIFESP; 2) que gere novas frentes de ações futuramente, como a criação de ferramentas digitais e ações voltadas para discentes do 1-2º anos.

Justificativas: O processo de leitura científica é desafiador para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde devido a fatores como o tempo limitado, acesso restrito a recursos e a presença de resumos superficiais oferecidos por aplicativos de inteligência artificial. Neste contexto, o CL-ARTE se justifica por propor um espaço de aprendizado colaborativo, onde os participantes poderão compartilhar experiências e desenvolver habilidades essenciais para a leitura crítica de artigos científicos.

Metodologias: Os encontros acontecerão em ambiente virtual (plataforma google meet), as segundas, quinzenalmente. Nos dois primeiros encontros, a coordenadora irá apresentar um seminário sobre como buscar, organizar (com a ferramenta Mendeley), compreender e apresentar artigos científicos. Nos próximos encontros, os extensionistas se revezaram na apresentação de artigos, criação de resumos e questões sobre o tema apresentado. Os artigos a serem apresentados serão compartilhados com antecedência antes da apresentação. Todas as ações serão supervisionadas pela coordenadora. A equipe executora contará com a coordenadora, 1 docente como vice coordenadora, 1 docente colaboradora, 2 graduandas, e 2 profissionais externos. As docentes estarão envolvidas na divulgação do projeto e avaliação dos artigos apresentados. Os alunos da graduação e os profissionais externos ajudarão na organização do projeto: elaboração do classroom, cronograma, seleção de artigos, avaliação das apresentações, controle de frequência e divulgação do projeto.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Os temas de interesse versarão sobre a atuação da fisioterapia e de demais profissionais em ambiente hospitalar e de terapia intensiva e mais precisamente em: - Saúde interdisciplinar em ambiente hospitalar; - Complicação pulmonar no pós-operatório de cirurgia cardíaca; - Decúbito e mecânica pulmonar ; Pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV); - Uso de novas tecnologias para explorar a monitorização da função pulmonar em terapia intensiva; - Ventilação mecânica invasiva; - Técnicas de remoção de secreção no paciente sob ventilação mecânica invasiva.

Referências (bibliográficas e outras): https://www.periodicos.capes.gov.br/; https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Avaliações formativas: participação nas discussões e contribuições para o grupo; e apresentação de artigos; Frequência (mínimo de 70%).

Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado no Site da Unifesp e em mídias sociais dos membros da equipe. Além disso, serão colados cartazes de divulgação nos campi Baixada Santista e São Paulo. Pretendemos no futuro criar um instagram do curso.

Recursos didáticos: Uso do google classroom. Quizzes interativos. Discussões e apresentações de artigos científicos.

Ementa: Desenvolver conceitos e habilidades essenciais para a leitura crítica de artigos científicos. Adquirir o hábito de leitura crítica e reflexiva de artigos científicos. Organizar artigos com software gratuito. Desenvolver/aprimorar a habilidade de apresentar artigos. Atualizar e ganhar conhecimento em terapia intensiva.