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26491 - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA MULTIDISCIPLINAR - REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NOS QUADROS DEMENCIAIS
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Proporcionar, em uma perspectiva multidisciplinar, conhecimentos sobre aspectos neurológicos e neuropsicológicos dos transtornos neurocognitivos do envelhecimento: Declínio Cognitivo Subjetivo, Declínio Cognitivo Leve, Demência de Alzheimer,Demência Vascular, Demência Fronto-temporal, Demência Mista, Afasia Progressiva Primária e Demência na Doença de Parkinson. Proporcionar treinamento em avaliação neuropsicológica em formato presencial de idosos com queixas de alterações cognitivas. Favorecer uma troca entre profissionais da área da saúde visando o fortalecimento da abordagem interdisciplinar dos transtornos neurocognitivos do envelhecimento, a partir de discussões dos casos avaliados. Estimular o debate abordando estratégias de intervenção não farmacológica individualizada e em grupo, adequadas às diferentes condições do envelhecimento.

Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo do curso é favorecer aos participantes, por meio de atividades teóricas e práticas, a aprendizagem de conceitos e métodos que venham a contribuir para uma atualização na temática dos transtornos neurocognitivos do envelhecimento, com ênfase na caracterização clínica e neuropsicológica, diagnóstico e modalidades interdisciplinares de intervenção.

Justificativas: A proposta do curso de aprimoramento é atualizar e capacitar profissionais da área da saúde que trabalham com a população idosa. Objetiva não somente o diagnóstico precoce, mas também proporcionar aos profissionais maior conhecimento sobre distúrbios cognitivos, funcionais e comportamentais do envelhecimento para um tratamento mais adequado, buscando maximizar as capacidades e potencialidades preservadas e parcialmente preservadas por um período maior, isso consequentemente proporcionará ao paciente maior autonomia e diminuirá a sobrecarga física e emocional do familiar/ cuidador.

Metodologias: Aulas teóricas e práticas

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: O curso será constituído por uma parte teórica e outra prática, como segue: Parte teórica: aulas e seminários em formato presencial: Neurocognição e envelhecimento Organização funcional do SNC; Funções cognitivas: atenção, memória, funções executivas, cognição social, inteligência, visuoconstrução, linguagem; Envelhecimento saudável; Envelhecimento patológico: declínio cognitivo leve e doenças neurodegenerativas (Demência de Alzheimer, Demência Vascular, Demência Mista, Afasia Progressiva Primária, Demência na Doença de Parkinson); Avaliação neuropsicológica do envelhecimento saudável aos quadros demenciais; Intervenção não farmacológica nos quadros demenciais; Como elaborar um programa de reabilitação a partir da avaliação neuropsicológica. Responsáveis pedagógicos: Dr Mauro Muszkat e Dra Vera Lucia Duarte Vieira Instrumentos de avaliação multidisciplinar Anamnese: escalas funcionais, comportamentais e de humor. Testes neuropsicológicos tradicionalmente utilizados em prática clínica, normatizados e padronizados para a população brasileira e tarefas com estudos preliminares de padronização. Responsáveis pedagógicos: Mauro Muszkat e Vera Lucia Duarte Vieira Parte prática: atendimento presencial: Anamnese com o familiar e/ou cuidador: Aplicação de escalas e questionários funcionais e comportamentais. Aplicação de um programa de reabilitação neuropsicológica para os pacientes e aplicação de um programa neuropsicológica para os familiares. Discussão de casos realizados pelos alunos (equipe multidisciplinar) e devolutiva para os familiares e/ou cuidadores, com orientações individualizadas. Responsáveis pedagógicos: Mauro Muszkat e Vera Lucia Duarte Vieira Foco na reabilitação: Elaboração de um programa de reabilitação neuropsicológica multidisciplinar; Identificação de estratégias interventivas em contexto clínico e domiciliar; Elaboração de relatórios; Orientação a famílias. As atividades a serem desenvolvidas incluirão: apresentação de artigos científicos, atendimentos presenciais a pacientes, participação em discussão de casos, com apresentação de aulas sobre temas de interesse, correção de testes, elaboração de relatórios dos atendimentos. Responsáveis pedagógicos: Prof. Dr. Mauro Muszkat. Médico neuropediatra, doutor pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador clínico do Centro Paulista de Neuropsicologia, Professor afiliado UNIFESP; Profa. Dra. Claudia Berlim de Mello, neuropsicóloga, doutora pela Universidade de São Paulo, professora adjunta do departamento de Psicobiologia da UNIFESP; Dra. Vera Lucia Duarte Vieira, neuropsicóloga, doutora pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Serviço de Atendimento e Reabilitação ao Idoso (SARI). Co- orientadora do Departamento Psicobiologia- UNIFESP. Maria Goreti da Silva Cruz. Pós Doutoranda e Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem ¿ UNIFESP. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Graduada em Pedagogia pela UNIFAI). Supervisora técnico-científico do curso de qualificação profissional SARI.

Referências (bibliográficas e outras): Alexopoulos, G, Meyers, B.S, Young, R.C, Mattis, S & Kakuma, T. (1993). The course of geriatric depression with "reversible dementia": a controlled study. Am J Psychiatry (150), pp1693-1699. Anderson, P. (2002). Assessment and development of executive function (EF) during childhood. Child Neuropsychology, 8(2), 71-82. Argimon, I. I. L. & Camargo, C. H. P. (2000). Avaliação de sintomas demenciais em idosos: Questões essenciais. In;Cunha, J. A.( Eds). Psicodiagnóstico.5ª. Ed. pp177-182. Artmed. Porto Alegre. Ashendorf, L., Jefferson, A.L., O'Connor M.K., Chaisson, C., Green, R.C., & Stearn, R.A. (2008). Trail Making Test errors in normal aging, mild cognitive impairment, and dementia. Archives of Clinical Neuropsychology, (23) 129-137. Baddeley, A. D. & Hitch, G. (1974). Working memory. In: Bower., G.H. (Ed.), The psychology of learning and motivation: Advances in research and theory (8.pp. 47¿89). Academic Press. New York. Bertolucci, P. H., Brucki, S. M., Campacci, S. R. & Juliano, Y. (1994). O Mini Exame do Estado Mental em uma população geral: impacto da escolaridade. Arquivos de Neuropsiquiatria, 52(1), pp.1-7. Campos, A. C. V., Almeida, M. H. M., Campos, G.V., & Bogutchi, T. F. (2016). Prevalência de incapacidade funcional por gênero em idosos brasileiros: uma revisão sistemática com metanálise. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol, 919(3) pp.545-559, Rio de Janeiro. Cecato, J., Montiel, J., Bartholomeu, D., & Martinelli, J. (2014). Poder preditivo do MoCa na avaliação neuropsicológica de pacientes com diagnóstico de demência. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (17), pp707-719. De Vreese, L.P., Neri, M., Fioravanti, M., Belloi, L. & Zanetti, O. (2001). Memory rehabilitation in Alzheimer¿s disease: a review progress. International Journal of Geriatric Psychiatry, (16), pp 794-809. Fialho PPA. (2005). Validade de critério de testes neuropsicológicos na avaliação de pacientes com suspeita de demência [tese]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Kertesz, A., Nadkarni, N., Davdson, W., & Thomas, A.W. (2000). The Frontal Lobe Inventory in the differential diagnosis of frontotemporal dementia. Journal of the International Neuropsychological Society, (6) pp. 460-468.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) Participação em seminários e apresentação de aulas Realização de todas as atividades propostas (aulas, treinamento, avaliação diagnóstica, relatório, banco de dados Média final igual ou maior que 6,0 (seis), conforme os conceitos relacionados aos aspectos atitudinais (participação, colaboração, engajamento) e desempenho na realização das atividades teóricas e práticas: Conceito A (9-10) Conceito B (7-8) Conceito C (5-6).

Estratégias de Divulgação: ¿ Site do Centro Paulista de Neuropsicologia http://www.cpnsp.com.br/ ¿ Mídias sociais vinculadas a Universidade Federal de São Paulo

Recursos didáticos: Slides e Apresentações; Vídeos ; Atividades Práticas; Discussões teóricas e de caso; Instrumentos e teste neuropsicológicos para avaliação

Ementa: O curso de QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA MULTIDISCIPLINAR - REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NOS QUADROS DEMENCIAIS é destinado a profissionais das áreas de saúde interessados em ampliar conhecimentos e experiência na abordagem multidisciplinar de idosos com disfunções cognitivas. As atividades envolvem avaliação neuropsicológica de natureza multidisciplinar, elaboração de relatórios e elaboração de programas de reabilitação neuropsicológica. O curso será realizado no Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN), mantido pela Associação Fundo de Incentivo a Pesquisa (AFIP), com raízes no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O Centro é situado à Rua Embaú 54 - Vila Clementino, São Paulo ¿ Telefone (11) 5549- 8476. No Serviço de Atendimento e Reabilitação ao Idoso (SARI) é um dos núcleos do CPN. Além dos processos de avaliação multidisciplinar, as atividades de atualização englobam planejamento e condução de programa de reabilitação neuropsicológica. A atualização pode ainda incorporar atividades de pesquisa.