SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26519 - Iniciação à Lógica Digital On-line
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: CRONOGRAMA GERAL E CARGA HORÁRIA: Carga horária total do curso: 22 horas. Datas importantes: - Início e fim do curso: 13 de janeiro de 2025 a 09 de fevereiro de 2025 - Apresentação do curso (síncrono) e disponibilização do conteúdo da primeira semana: 13 de janeiro de 2025; - Dúvidas sobre semana 1 (síncrono) e disponibilização do conteúdo da segunda semana: 17 de janeiro de 2025; - Dúvidas sobre semana 2 (síncrono) e disponibilização do conteúdo da terceira semana: 24 de janeiro de 2025; - Dúvidas sobre semana 3 (síncrono), disponibilização do conteúdo da quarta semana e projeto final: 31 de janeiro de 2025; - Dúvidas sobre semana 4 e projeto final (síncrono): 07 de fevereiro de 2025; - Finalização das atividades e do curso: 09 de fevereiro de 2025; Faixa etária: Idade mínima de 14 anos. Caso o(a) aluno(a) tenha menos de 18 anos, deve ser encaminhada uma autorização do responsável; Carga horária de vídeo-aulas: 6 horas; (vídeo-aulas assíncronas disponibilizadas semanalmente); Carga horária de atividades extraclasse: 10 horas (exercícios simulados e teóricos assíncronos realizados fora do horário das vídeo-aulas); Carga horária de encontros síncronos: 6 horas (encontro de boas vindas e tutorias através de encontro remoto a serem realizadas semanalmente); Carga horária teórica total: 12 horas (composta pelas vídeo-aulas assíncronas e encontros síncronos via encontro remoto); Carga horária prática total: 10 horas (composta por atividades extraclasses, como exercícios simulados e teóricos disponibilizados no final de cada vídeo-aula). CRONOGRAMA COM EMENTA E RESPONSÁVEIS PEDAGÓGICOS: Semana 1. Objetivo geral do curso; Introdução aos sinais digitais e uma breve comparação com o mundo analógico; sistema binário; conversão de decimal para binário; conversão de binário para decimal; apresentação do software Wired Panda; resolução de exercícios teóricos e exemplos de circuitos simulados no software. Responsáveis Pedagógicos: Prof. Dr. André Marcorin de Oliveira e Prof. Dr. Fábio Cappabianco; Semana 2. Lógica booleana, portas lógicas: tipos e como funcionam, o que são tabelas verdade e exemplos de sua utilização, o que são expressões booleanas e exemplos de sua utilização; resolução de exercícios teóricos e exemplos de circuitos simulados no software. Responsáveis Pedagógicos: Prof. Dr. André Marcorin de Oliveira e Prof. Dr. Lauro Paulo da Silva Neto; Semana 3. Construção de expressões booleanas a partir de tabela verdade utilizando técnica dos mintermos e maxtermos, como construir circuitos digitais dado uma tabela verdade que descreve como deve ser seu comportamento; e resolução de exercícios teóricos e exemplos de circuitos simulados no software. Responsáveis Pedagógicos: Prof. Dr. André Marcorin de Oliveira e Prof. Dr. Sergio Ronaldo Barros dos Santos; Semana 4. Desenvolvimento completo de sistemas digitais para diversas aplicações, desde a definição do comportamento esperado, passando por todas as etapas aprendidas no curso, até a implementação do circuito e validação de seu funcionamento (simulados via software). Responsáveis Pedagógicos: Prof. Dr. André Marcorin de Oliveira e Prof. Dra. Fernanda Quelho Rossi.

Objetivos e Resultados Esperados: 1. Apresentar os fundamentos de circuitos digitais e suas aplicações; 2. Descrever métodos para sintetização de circuitos combinacionais; 3. Simular o funcionamento dos circuitos digitais utilizando o software Wired Panda. 4. Analisar as simulações e interpretar o funcionamento dos circuitos.

Justificativas: Os Circuitos Digitais formam a base dos sistemas computacionais atuais, podendo ser encontrados na composição de produtos como computadores, tablets, smartphones, vídeo-games entre outros, até aplicações de alto nível tecnológico que demandam alta confiabilidade, como aeronaves e aplicações aeroespaciais. Visto a sua importância no nosso cotidiano, é fundamental que o ensino de Circuitos Digitais seja bem embasado e possua uma forte ligação com a prática, de forma a despertar o interesse do aluno e fundamentar uma sólida formação para a construção da sociedade. Nesse contexto, este curso tem como objetivo principal a difusão dos conceitos básicos da Lógica Digital para alunos do Ensino Fundamental, Médio e/ou Superior (com mais de 14 anos) utilizando o software WiRed Panda, desenvolvido na própria Unifesp. A intenção deste projeto é despertar nos alunos o interesse pelas Engenharias e construir os conceitos de Lógica Digital que possam ser aplicados em diversas situações cotidianas. Ademais, o software WiRed Panda possui uma interface gráfica estilizada no formato ¿clique e arraste¿ que é amigável para o desenvolvimento de circuitos digitais e ideal para o ensino de Circuitos Digitais para leigos e alunos ingressantes em cursos de Circuitos Digitais.

Metodologias: 1. Preparação de materiais em texto e/ou em vídeo disponibilizados na plataforma Google Classroom de forma assíncrona; 2. Rodas de conversas e orientações por videoconferências em encontros de forma síncrona; 3. Realização de projetos no simulador Wired Panda (extraclasse); 4. Exercícios teóricos e simulados (extraclasse) disponibilizados semanalmente.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1. Introdução, Motivação, digital x analógico, sistema binário e apresentação do software Wired Panda; 2. Portas lógicas (AND, OR, NOT, XOR, XNOR) e formas de representação (expressões booleanas e tabela verdade); 3. Como determinar expressão booleana a partir da tabela verdade (mintermos e maxtermos) e desenvolvimento de circuitos combinacionais a partir de expressões booleanas; 4. Projetos de Circuitos Combinacionais e Aplicações.

Referências (bibliográficas e outras): 1. Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. Ronald J. Tocci, Neal S. Widmer e Gregory L. Moss. Editora Prentice-Hall. ISBN: 9788576050957, 2007. 2. Elementos de Eletrônica Digital. Francisco Gabriel Capuano e Ivan Valeije Idoeta. Editora Erica. ISBN: 8571940193, 2001.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: O modo de avaliação dos alunos será realizado da seguinte forma: 1. Avaliações: Aplicação de exercícios teóricos para avaliar o conhecimento dos alunos além de atividades práticas (simulações) propostas utilizando o Software Wired Panda. 2. A média final se dará pela média normal das notas das atividades de cada semana. Para a aprovação dos alunos é necessário que eles atendam os seguintes critérios: 1. Entrega de ao menos 60% das Avaliações propostas. 2. Média final igual ou superior a 60% da soma das notas dos exercícios semanais.

Estratégias de Divulgação: A divulgação do curso será realizada a partir das redes sociais Facebook e Instagram. Além disso, também será encaminhado o banner virtual aos responsáveis para algumas escolas públicas e faculdades de São José dos Campos.

Recursos didáticos: A divulgação do curso será realizada a partir das redes sociais Facebook e Instagram. Além disso, também será encaminhado o banner virtual aos responsáveis para algumas escolas públicas e faculdades de São José dos Campos.

Ementa: Sistemas de Numeração e Sistema Binário; Funções Lógicas; Álgebra Booleana e Portas lógicas (AND, OR, NOT, XOR, XNOR); Implementação de Funções Booleanas em Circuitos Digitais; Circuitos Combinacionais e Aplicações. Implementação de Circuitos Digitais em Simuladores.