SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26532 - A prática de Meditação (Mindfulness) no cuidado de profissionais da rede pública de Saúde e Assistência Social
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Curso de desenvolvimento pessoal direcionado à profissionais de saúde da rede pública nacional (SUS e SUAS) baseado em práticas de auto cuidado envolvendo Meditação (Mindfulness) e ancorado em evidências cientificas.

Objetivos e Resultados Esperados: Curso de desenvolvimento pessoal direcionado à profissionais de saúde da rede pública nacional (SUS e SUAS) baseado em práticas de auto cuidado envolvendo Meditação (Mindfulness) e ancorado em evidências cientificas. Visa desenvolver a capacidade de autocuidado do profissional para lidar com estresses do cuidado. Oferecido no formato remota (online, via plataforma Google Meet), em quatro encontros com três horas e meia de duração cada um (totalizando 14 horas de encontros online) e duas horas de atividades práticas semanais que serão realizadas de forma individual em residência, conforme instruções passadas durante os encontros e material de apoio enviado semanalmente (totalizando o curso com 22 horas). Focando no autocuidado, na saúde mental, no bem-estar, diminuição de níveis de estresse e no manejo de comportamentos impulsivos nas atividades diárias.

Justificativas: Práticas contemplativas vêm sendo aplicadas efetivamente nos serviços de saúde com o objetivo de aumentar o bem-estar e saúde mental dos profissionais (Cunningham, T., & Çayir, E., 2021), reduzindo os níveis de estresse independente do protocolo (Burton et.al, 2017) ou formato oferecido (Osman, Hamid, & Singaram, 2021). No Brasil profissionais de saúde submetidos a um programa de mindfulness, além de melhora na saúde mental, experimentaram aumento na capacidade de observação consciente e autocompaixão, bem como diminuição da reatividade (Pizzutti, et al, 2019); o que vai de encontro com os interesses dos usuários e serviço como um todo. No Brasil, as pesquisas de mindfulness com foco na saúde mental e reatividade são conduzidas principalmente pelo Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Mindfulness e Manejo Emocional - Medita Nepsis, cuja coordenadora, Prof. Ana Noto, é também coordenadora da presente proposta de extensão.

Metodologias: Oferecido no formato remota (online, via plataforma Google Meet), em quatro encontros com três horas e meia de duração cada um (totalizando 14 horas de encontros online) e duas horas de atividades práticas semanais que serão realizadas de forma individual em residência, conforme instruções passadas durante os encontros e material de apoio enviado semanalmente (totalizando o curso com 22 horas). Será administrado semanalmente por três facilitadores/professores.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Aula 01 - 19/11/2024 - APRESENTAÇÃO E O QUE É MINDFULNESS? (Iracema Frade e Danielle Melo) 2h de Práticas de meditação durante a semana / Aula 02 - 26/11/2024 - ALIMENTACAO CONSCIENTE ( Fernanda Magalhães e Carla Guimarães) 2h de Práticas de meditação durante a semana / Aula 03 -03/12/2024 - MINDFULNESS NA PREVENCAO DE RECAIDA (Ana Regina Noto, Iracema Frade, Janaina Turisco e Mayra Machado) 2h de Práticas de meditação durante a semana / Aula 4: 10/12/2024 - COMPAIXAO E ESTILO DE VIDA BALANCEADO (Ana Cristina Atanes e Ana Regina Noto) 2h de Práticas de meditação durante a semana

Referências (bibliográficas e outras): Almeida, N., Rebessi, I. P., Szupszynski, K., & Neufeld, C. B. (2021). Uma intervenção de Terapia Focada na Compaixão em Grupos Online no contexto da pandemia por COVID-19. Psico, 52(3), e41526. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.41526 Bea, C. The benefits of meditation and mindfulness practices during times of crisis such as COVID-19. Journal of Psychological Medicine. 2020 Maio. Cohen-Katz, J., Wiley, S. D., Capuano, T., Baker, D. M., & Shapiro, S. (n.d.). The Effects of Mindfulness-based Stress Reduction on Nurse Stress and Burnout A Quantitative and Qualitative Study. Gilbert, P. (2020). Compassion: From Its Evolution to a Psychotherapy. In Frontiers in Psychology (Vol. 11). Frontiers Media S.A. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.586161 Kabat-Zinn, J. (2003). Mindfulness-based interventions in context: Past, present, and future. In Clinical Psychology: Science and Practice (Vol. 10, Issue 2, pp. 144¿156). https://doi.org/10.1093/clipsy/bpg016 Lomas, T., Medina, J. C., Ivtzan, I., Rupprecht, S., & Eiroa-Orosa, F. J. (2018). A systematic review of the impact of mindfulness on the well-being of healthcare professionals. In Journal of Clinical Psychology (Vol. 74, Issue 3, pp. 319¿355). John Wiley and Sons Inc. https://doi.org/10.1002/jclp.22515 Ondrejková, N., Halamová, J., & Strnádelová, B. (2022). Effect of the intervention mindfulness based compassionate living on the - level of self - criticism and self ¿ compassion. Current Psychology, 41(5), 2747¿2754. https://doi.org/10.1007/s12144-020-00799-w Shapiro, S. L., Carlson, L. E., Astin, J. A., & Freedman, B. (2006). Mechanisms of mindfulness. In Journal of Clinical Psychology (Vol. 62, Issue 3, pp. 373¿386). https://doi.org/10.1002/jclp.20237 Sultana, A.; Sharma, R,; Housain M; Bhattcharya, S.; Purovit, N.; Burnout Among Healthcare Providers During COVID-19 Pandemic:Challenges and Evidence-based Interventions. Medical Letter on the CDC & FDA. 2020, Junho.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Participação minima de 85%.

Estratégias de Divulgação: Redes Sociais e catálogo de Cursos UNIFESP

Recursos didáticos: Internet

Ementa: Práticas contemplativas vêm sendo aplicadas efetivamente nos serviços de saúde com o objetivo de aumentar o bem-estar e saúde mental dos profissionais (Cunningham, T., & Çayir, E., 2021), reduzindo os níveis de estresse independente do protocolo (Burton et.al, 2017) ou formato oferecido (Osman, Hamid, & Singaram, 2021). No Brasil profissionais de saúde submetidos a um programa de mindfulness, além de melhora na saúde mental, experimentaram aumento na capacidade de observação consciente e autocompaixão, bem como diminuição da reatividade (Pizzutti, et al, 2019); o que vai de encontro com os interesses dos usuários e serviço como um todo. No Brasil, as pesquisas de mindfulness com foco na saúde mental e reatividade são conduzidas principalmente pelo Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Mindfulness e Manejo Emocional - Medita Nepsis, cuja coordenadora, Prof. Ana Noto, é também coordenadora da presente proposta de extensão. Este curso é para o desenvolvimento pessoal direcionado à profissionais de saúde da rede pública nacional (SUS e SUAS) baseado em práticas de auto cuidado envolvendo Meditação (Mindfulness) e ancorado em evidências cientificas. Oferecido no formato remota (online, via plataforma Google Meet), em quatro encontros com três horas e meia de duração cada um (totalizando 14 horas de encontros online) e duas horas de atividades práticas semanais que serão realizadas de forma individual em residência, conforme instruções passadas durante os encontros e material de apoio enviado semanalmente (totalizando o curso com 22 horas). Focando no autocuidado, na saúde mental, no bem-estar, diminuição de níveis de estresse e no manejo de comportamentos impulsivos nas atividades diárias.