26603 - Arte e Botânica
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Embora, historicamente, sempre tenha existido uma aproximação entre arte e ciência (Cachapuz, 2014), atualmente ambas tem sido frequentemente tratadas como áreas não diretamente relacionadas. No entanto, se analisarmos a história da civilização, poderemos verificar que arte e ciência se desenvolveram de forma paralela e complementar. Se voltarmos nossa atenção aos grandes polímatas do passado, veremos que muitos uniam as ciências e as artes em suas investigações. Um dos exemplos mais famosos é o mestre renascentista Leonardo da Vinci, com suas investigações que interconectavam arte e ciência, e culminaram em grandes realizações para a história da humanidade (Capra, 2011). nos séculos XVIII e XIX a arte botânica se tornou ainda mais próxima da ciência, com a profissionalização do ilustrador botânico dentro dos jardins botânicos (Bozzetti, 2013), os quais raramente ficavam sem trabalho (Blunt & Stearn, 2021), e também com a participação desses profissionais nas grandes expedições naturalistas para que pudessem fazer suas representações da natureza (registros dos ambientes, da flora e fauna, entre outros) de locais ainda desconhecidos pelos naturalistas da época (Rix, 2012). A arte botânica sofreu influências e mudanças ao longo dos tempos, mas mesmo com o surgimento de novas técnicas e com o advento das tecnologias digitais, esse ramo artístico-científico continua de grande importância (Bayton, 2020). Para além da relevância científica, a arte botânica é também um importante instrumento para o ensino e a divulgação científica. Desta forma, a proposta deste curso tem como principal objetivo promover a integração entre arte e ciência, através da apresentação de conceitos botânicos e de técnicas básicas de ilustração e pintura (com ênfase em aquarela), tendo como base a teoria da linguagem visual e sua aplicabilidade em um contexto educacional. A arte pode ser um forte instrumento didático para diferentes áreas da Ciência, principalmente na Botânica. A utilização das estratégias práticas apresentadas nesta proposta servirá de subsídios para o ensino de Botânica pelos professores da rede pública e pelos graduandos e pós-graduandos da área de Ciências Biológicas e afins. Os recursos disponibilizados servirão para o enriquecimento das aulas práticas e melhor entendimento das estruturas vegetais, retirando assim o excessivo teor teórico e desestimulante desta área de ensino. Assim, com os conhecimentos adquiridos no curso, os alunos poderão utilizar outras estratégias para tornar o aprendizado de Botânica mais atraente. O curso foi idealizado para professores de educação básica da rede pública (principalmente das áreas de Ciências e Biologia) e também para alunos que estejam cursando graduação e/ou pós-graduação em Biologia, Ciências e áreas afins, e tem como objetivos: 1) promover a arte como parte da ciência; 2) estimular o ensino/aprendizagem de ciências a partir da arte; 3) apresentar conceitos e técnicas básicas de ilustração; 4) capacitar os participantes, principalmente, a desenvolver e utilizar ilustrações como ferramenta educativa e de comunicação científica. O curso será composto por aulas expositivas (com a utilização de multimeios) e aulas práticas. As aulas expositivas dialogadas serão uma forma de expor o conteúdo teórico com ativa participação dos estudantes. As aulas práticas envolvendo experimentação, registro e reflexão, sendo extremamente importantes para um melhor entendimento dos conteúdos trabalhados nas aulas expositivas. Serão também instrumentos de aprendizagem a leitura, análise e discussão de textos e/ou vídeos.
Objetivos e Resultados Esperados: O curso tem como objetivos: 1) promover a arte como parte da ciência; 2) estimular o ensino/aprendizagem de ciências a partir da arte; 3) apresentar conceitos e técnicas básicas de ilustração; 4) capacitar os participantes, principalmente, a desenvolver e utilizar ilustrações como ferramenta educativa e de comunicação científica.
Justificativas: A arte pode ser um forte instrumento didático para diferentes áreas da Ciência, principalmente na Botânica. A utilização das estratégias práticas apresentadas neste curso servirá de subsídio para o ensino de Botânica pelos professores da rede pública e pelos graduandos e pós-graduandos da área de Ciências Biológicas e afins. Os recursos disponibilizados servirão para o enriquecimento das aulas práticas e melhor entendimento das estruturas vegetais, retirando assim o excessivo teor teórico e desestimulante desta área de ensino. Assim, com os conhecimentos adquiridos no curso, os alunos poderão utilizar outras estratégias para tornar o aprendizado de Botânica mais atraente.
Metodologias: O curso será composto por aulas expositivas (com a utilização de multimeios) e aulas práticas. As aulas expositivas dialogadas serão uma forma de expor o conteúdo teórico com ativa participação dos estudantes. As aulas práticas envolvendo experimentação, registro e reflexão, sendo extremamente importantes para um melhor entendimento dos conteúdos trabalhados nas aulas expositivas. Serão também instrumentos de aprendizagem a leitura, análise e discussão de textos e/ou vídeos. Além disso, pretende-se realizar uma pequena excursão ao Itaú Cultural, no Espaço Olavo Setúbal, para que os alunos tenham contato com arte naturalista na exposição permanente "Brasiliana Itaú".
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1. O que é Botânica? 2. Morfologia das plantas com flores 3. História da Arte Botânica 4. Os Jardins Botânicos e a ilustração botânica 5. Arte botânica x Ilustração botânica científica 6. Técnicas básicas de desenho 7. Noções básicas de grafite 8. Cores e pigmentos naturais 9. Noções de aquarela 10. Aquarela Botânica 11. Arte como instrumento de divulgação científica 12. Arte e o ensino de botânica
Referências (bibliográficas e outras): Bayton, R. 2020. The Gardner¿s Botanical. London: Princeton University Press, 352pp. Bozzetti, C.P. 2013. Entre a Arte e a Ciência: A aquarela botânica de José dos Reis Carvalho e João Barbosa Rodrigues na produção artística do século XIX no Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ. 189p. Blunt, W. & Stearn, W.T. 2021. The Art of Botanical Illustration. London: ACC Art Books in association with RGB Kew, 3a. ed., 360pp. Cachapuz, A.F. 2014. Arte e Ciências no Ensino de Ciências. Interacções 31: 95-106. Capra, F. 2011. A Botânica de Leonardo da Vinci: um ensaio sobre a ciência das qualidades / Fritjof Capra; tradução Euclides Luiz Calloni; São Paulo: Cultrix. 82pp. Rix, M. 2018. The Golden Age of Botanical Art. London: RGB Kew, 2a. ed., 256pp. Silva, A. & Pellegrin, R. 2018. Interações entre Ciência e Arte: ilustração botânica na produção visual contemporânea. In Miranda, F.; Vicci, G.; Ardanche, M. (Orgs.). Actas del I Seminario Internacional de Investigación em Arte y Cultura Visual. Dispositivos y astefactos. Narrativas y mediaciones. Montevidéu, Uruguai: Universidad de la República.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será processual, realizada pelo acompanhamento das atividades propostas e frequência. Ao final, os alunos entregarão um projeto artístico para a conclusão do curso.
Estratégias de Divulgação: Além da divulgação no website da Unifesp, o curso também será divulgado nas redes sociais da Universidade. Também será realizado contato com as Diretorias de Ensino da região do ABCD para que professores da rede pública de ensino básico possam ter conhecimento mais direto do evento.
Recursos didáticos: Projetores multimídia, quadro, materiais instrucionais preparados pelos docentes, materiais artísticos (aquarela, pincéis, potes, papel, lápis, entre outros), flores para utilização nas práticas de morfologia e como modelos artísticos.
Ementa: Relação entre arte e ciência. A arte botânica e suas diferentes técnicas ao longo da história. Conceitos e técnicas básicas de ilustração botânica (com ênfase em grafite e, principalmente, aquarela). Importância e utilização da arte no ensino-aprendizagem de Botânica.