SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26745 - Educação sobre drogas, promoção de saúde e redução de danos
Ano Base: 2024
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: A proposta global deste seminário é promover, junto ao aluno, a reflexão sobre os diversos aspectos comportamentais, emocionais e neurocientificos sobre o comportamento adolescente em relação a educação sobre drogas, promoção da saúde e redução de danos.

Objetivos e Resultados Esperados: Objetivos: capacitar o aluno a discutir sobre educação sobre drogas, promoção da saúde e redução de danos, não só no ambiente escolar mas em vários contextos

Justificativas: Muito se fala atualmente sobre o uso de substâncias e redução de danos, mas pouco se fala na promoção da saúde. Neste sentido este curso vem acrescentar este aspecto, de modo a embasar os alunos quanto a isto no que se refere ao ambiente escolar e demais contextos

Metodologias: Serão 10 aulas, todas as quartas-feiras, das 8h às 12h , online via Google Meet. Serão fornecidos materiais aos alunos.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 04/03/25- Adolescência e suas peculiaridades (8h-12h) 11/03/25- Neurociência do comportamento adolescente (8h-12h) 18/03/25- Classificação e efeitos das drogas (8h-12) 25/03/25- Neurobiologia das drogas (8h-12h) 01/04/25- Educação sobre drogas (8h-12h) 08/04/25- A escola e a comunidade (8h-12h) 15/05/25- Prevenção e promoção de saúde no contexto escolar (8h-12h) 22/05/25- Fortalecimento da escola (8h-12h) 29/05/25- Redução de danos no ambiente escolar (8h-12h) 06/05/25-Redução de danos no ambiente escolar em outros contextos (8h-12h)

Referências (bibliográficas e outras): 1. Alessandra Strauss Niederauer. AS BASES NEUROPSICOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO ADOLESCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO EDUCACIONAL. Revista Acadêmica Licencia&acturas ¿ Ivoti v. 2 (1):. 24-32 janeiro/junho, 2014 2. Hardin AP, Hackell JM, AAP COMMITTEE ON PRACTICE AND AMBULATORY MEDICINE. Age Limit of Pediatrics. Pedi­ atrics. 2017;140(3):e20172151 3. He, Q. et al. Brain anatomy alterations associated with Social Networking Site (SNS) addiction. Sci. Rep. 7, 45064; doi: 10.1038/srep45064 (2017). 4. Mônica Assunção Costa Lima. CONDUTAS DE RISCO E PUBERDADE. Gavagai, Erechim, v. 6, n. 2, p. 91-100, jul./dez. 2019. 5. Casey, B.J., Neuroscience Letters (2017), https://doi.org/10.1016/j.neulet.2017.11.055 6. Hilary Richardson , Grace Lisandrelli, Alexa Riobueno-Naylor & Rebecca Saxe . Development of the social brain from age three to twelve years. NATURE COMMUNICATIONS | (2018)9:1027 | DOI: 10.1038/s41467-018-03399-2 | www.nature.com/naturecommunications 1 ¿7. Sarah-Jayne Blakemore . Development of the social brain in adolescence. J R Soc Med 2012: 105: 111¿116. DOI 10.1258/jrsm.2011.110221 8. Linda P. Spear. Effects of adolescent alcohol consumption on the brain and behavior. NATURE REVIEWS | NEUROSCIENCE VOLUME 19 | APRIL 2018 | 197 ¿9. Ethan M. McCormick, Jorien van Hoorn, Jessica R. Cohen & Eva H. Telzer. Functional Connectivity in the Social Brain across Childhood and Adolescence. https://academic.oup.com/scan/advance-article-abstract/doi/10.1093/scan/nsy064/5063829 10. Sarah-Jayne Blakemore and Kathryn L. Mills. Is Adolescence a Sensitive Period for Sociocultural Processing? Annu. Rev. Psychol. 2014. 65:9.1¿9.21 11. Lucy Foulkes and Sarah-Jayne Blakemore. Is there heightened sensitivity to social reward in adolescence?¿ Current Opinion in Neurobiology 2016, 40:81¿85 12. Nicholas J Westers and Paul L Plener. Managing risk and self-harm: Keeping young people safe. Clinical Child Psychology and Psychiatry 00(0) 13. Adriana Caballero, Tseng, Kuei Y. Mechanisms contributing to prefrontal cortex maturation during adolescence.Neuroscience and Biobehavioral Reviews http://dx.doi.org/10.1016/j.neubiorev.2016.05.013 14. Jorien van Hoorn, Ethan M. McCormick, & Eva H. Telzer . Moderate social sensitivity in a risky context supports adaptive decision-making in adolescence: Evidence from brain and behavior. https://academic.oup.com/scan/advance-article-abstract/doi/10.1093/scan/nsy016/4908664 ¿15. B. Locke Welborn, Matthew D. Lieberman, Diane Goldenberg, Andrew J. Fuligni, Adriana Galva ¿ Eva H. Telzer. Neural mechanisms of social influence in adolescence. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 2015, 1¿10 16. Rafael Antônio Malagón Oviedo, Dina Czeresnia. O conceito de vulnerabilidade e seu caráter biossocial. Interface 2015; 19(53):237-49 17. Katrina Witt, Ellen Townsend, Ella Arensman, David Gunnell, Philip Hazell, Tatiana Taylor Sailsbury, Kees Van Heeringen & Keith Hawton (2019): Psychosocial interventions for people who self-harm: Methodological issues involved in trials to evaluate effectiveness, Archives of Suicide Research, DOI: 10.1080/13811118.2019.1592043

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Entrega de um relatório sobre o conteúdo dado em curso

Estratégias de Divulgação: catálogos unifesp

Recursos didáticos: multimidia

Ementa: A proposta global deste seminário é promover, junto ao aluno, a reflexão sobre os diversos aspectos comportamentais, emocionais e neurocientificos sobre o comportamento adolescente em relação a educação sobre drogas, promoção da saúde e redução de danos.