26749 - Neurociência, saúde e educação
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Atualizar os participantes a respeito dos conceitos principais sobre neurociência, saúde e educação na adolescência. Muito se fala sobre adolescência, mas pouco se sabe sobre os principais temas a respeito desta temática. Por esta razão, ofertamos este curso de extensão de 80 horas com a finalidade de atualizar a comunidade em geral, educadores e profissionais da saúde em geral sobre o tema em questão.
Objetivos e Resultados Esperados: Atualizar os participantes a respeito dos conceitos principais sobre neurociência, saúde e educação .
Justificativas: Muito se fala sobre adolescência, mas pouco se sabe sobre os principais temas a respeito desta temática. Por esta razão, ofertamos este curso de extensão de 80 horas com a finalidade de atualizar a comunidade em geral, educadores e profissionais da saúde em geral sobre o tema em questão.
Metodologias: Metodologia O curso acontecerá de forma remota (online, via plataforma google meet) em 20 aulas com 80 horas de duração no total, com 4 horas de duração cada aula, totalizando 80 horas/aula. Serão fornecidos materiais de acesso livre aos participantes para que estes possam efetuar leituras sobre temas específicos abordados em aula. Como avaliação, solicitaremos a redação de um texto científico sobre os temas dados em aula.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Aula 01- 05/03/25- 8h-12h- Adolescência: definições e caracterização do comportamento adolescente. Profa. Denise De Micheli Aula 2-12/03/25- 8h-12h . Cérebro, cognição social e funções executivas na adolescência. Profa. Denise De Micheli Aula 3- 19/03/25- 8h-12h. Vulnerabilidades e comportamentos de risco na adolescência. Profa. Denise De Micheli Aula 4- 26/03/25- 8h-12h Sexualidade e comportamento sexual na adolescência . Profa. Denise De Micheli Aula 5- 02/04/25- 8h-12h Uso de substâncias na adolescência . Profa. Denise De Micheli Aula 6- 09/04/25- 8h-12h . Adolescência e violência. Profa. Denise De Micheli Aula 7- 16/04/25- 8h-12h. Autolesão e comportamento suicida na adolescência. Profa. Denise De Micheli Aula 8- 23/04/25- 8h-12h. Transtornos psiquiátricos na adolescência. Profa. Denise De Micheli Aula 9- 30/04/25 - 8h-12h. Sono na adolescência. Profa. Denise De Micheli Aula 10- 07/05/25- 8h-12h. Neurociência e ensino-aprendizagem na adolescência. Profa. Denise De Micheli Aula 11- 14/05/25 8h-12h. Projeto de vida na adolescência. Profa. Denise De Micheli Aula 12- 21/05/25- 8h-12h. Habilidades socioemocionais na adolescência. Profa. Denise De Micheli Aula 13- 28/05/25- 8h-12h. Prevenção e promoção de saúde no contexto escolar. Profa. Denise De Micheli Aula 14- 04/06/25- 8h-12h. Adolescência e família. Profa. Denise De Micheli Aula 15- 11/06/25- 8h-12h. Uso de tecnologias na adolescência Profa. Denise De Micheli, Aula 16- 18/06/25- 8h-12h. Mídias Sociais Profa. Denise De Micheli, Aula 17- 25/06/25- 8h-12h. Dependência de internet Profa. Denise De Micheli, Aula 18- 02/07/25- 8h-12h. Vulnerabilidade e risco Profa. Denise De Micheli Aula 19- 09/07/25- 8h-12h. Neurobiologia do comportamento adolescente Profa. Denise De Micheli, Aula 20- 16/07/25- 8h-12h. Neurociência, educação e saúde Profa. Denise De Micheli
Referências (bibliográficas e outras): Seibel & A. Toscano Jr. (2010). Dependência de drogas. São Paulo: Atheneu. Curso SUPERA: materiais disponíveis através do site https://www.supera.org.br/material/ Galanter, M; Hebert, K. (2008). Textbook of substance abuse treatment. Ed. British Library De Micheli, D; Andrade, ALM (2016). Innovations in the treatment of substance addiction. Ed. Springer Kandel, E, et l. Principles of neural Science. 5th edition. Purves, D, et al. (2010). Neurociências. Ed. Artmed De Micheli, D, et al., (2016). Drug abuse in adolescence: neurobiological, cognitive and psychological issues. Ed. Springer De Micheli, D, et al. (2014). Neurociências do abuso de drogas na adolescência: o que sabemos. Ed. Atheneu
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Será solicitado a entrega de um texto cientifico sobre um dos temas vistos em aula.
Estratégias de Divulgação: catalogo de cursos unifesp e medias sociais
Recursos didáticos: internet
Ementa: Objetivos: Atualizar os participantes a respeito dos conceitos principais sobre neurociência, saúde e educação na adolescência. Justificativa: Muito se fala sobre adolescência, mas pouco se sabe sobre os principais temas a respeito desta temática. Por esta razão, ofertamos este curso de extensão de 80 horas com a finalidade de atualizar a comunidade em geral, educadores e profissionais da saúde em geral sobre o tema em questão. Metodologia O curso acontecerá de forma remota (online, via plataforma Google Meet) em 20 aulas com 80 horas de duração no total, com 4 horas de duração cada aula, totalizando 80 horas/aula. Serão fornecidos materiais de acesso livre aos participantes para que estes possam efetuar leituras sobre temas específicos abordados em aula.